A tal ponte entre o mundo digital e o real continua a causar impacto
Conversação
Na era das redes sociais, a comunicação deve ser constante e contínua. O relacionamento com o consumidor se dá através de uma “conversação” infinita que no meu ponto de vista, nenhuma marca conseguiu apreender ainda, mas a Oreo tem feito um ótimo trabalho nesse sentido.
Título: Oreo Daily Twist
Agência: DraftFCB, de Nova York
Anunciante: Oreo
Interferência real
Já descobrimos ser essencial estabelecer “pontes” de conexão entre a comunicação digital e o mundo real. A campanha ganha ainda mais impacto quando não se faz apenas uma “ponte”, mas uma real interferência na vida das pessoas.
Título: Retratos da real beleza
Agência: Ogilvy Brasil
Anunciante: Dove, Unilever
Título: Let´s go Crazy
Agência: Ogilvy Brasil
Anunciante: Coca-Cola
Título: Bridge of Life
Agência: Cheil Seoul
Anunciante: Samsung Life Insurance
Branded Content
Esse aspecto já deixou de ser tendência para se tornar mainstream. Faz sucesso a publicidade que não tem uma linguagem nem forma de propaganda. Ela chega de fato, a ser relevante, ofertando um serviço ou produto adicional que a marca oferece aos seus potenciais consumidores.
Título: Easy way subtitles
Agência: Loducca
Anunciante: Easy Way Language Center
Título: Carregador solar
Agência: Giovanni+DraftFCB
Anunciante: Nivea
Título: Amplificador
Agência: JWT
Anunciante: Coca-Cola FM
Título: Ads with a purpose
Agência: Ogilvy França
Anunciante: IBM
Título: Catraca da Boa
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Antarctica (Ambev)
Contribuição para a sociedade
Aqui algumas campanhas que unem as ideias anteriores de branded content com uma interferência real na vida das pessoas.
Título: A loja vazia
Agência: Loducca
Anunciante: Shopping Villa Lobos
Título: Meu sangue é rubro-negro
Agência: Leo Burnett Tailor Made
Anunciante: Hemoba e Esporte Clube Vitória
Título: Fãs imortais (vencedor em duas subcategorias)
Agência: Ogilvy&Mather Brasil
Anunciante: Esporte Clube Recife
Interatividade e Colaboração
São dois conceitos intrínsecos do meio digital e portanto, essenciais para promover o envolvimento do consumidor com a marca. Algumas vezes a complexidade é tanta que causa estranheza o sucesso da campanha, mas de fato, parece que hoje é isso o que atrai a curiosidade do consumidor.
Título: The Beauty Inside
Agência: Pereira & O’Dell, São Francisco EUA
Anunciante: Intel + Toshiba
Título: Why wait until it’s too late
Agência: Ogilvy & Mather Amsterdam
Anunciante: Funeral Insurance Company Dela
História
Quem trabalha com branding já ouviu muito sobre a importância de se construir uma história da marca. Quem trabalha com transmedia storytelling também sabe que a história é essencial para amarrar as diversas comunicações espalhadas por várias mídias. E nos casos abaixo é possível ver que até o mais tradicional dos meios de comunicação conseguem destaque quando possuem uma boa história.
Título: Alma
Agência: F/Nazca
Anunciante: Leica
Produção: Sentimental Filme
Título: Dumb Ways to Die
Agência: McCann Melbourne
Anunciante: Metro Trains, Austrália
Conclusão:
Última dica: vale observar como na maioria dos casos apresentados acima, há a preocupação com o uso criativo da tecnologia e como já citei no subtítulo, uma relação de discurso que começa num ambiente digital e termina numa ação real.
FOTO: Raymundo Calumby.
Lição valiosa! Seu olhar analítico faz do evento uma aula. Parabéns!
ResponderExcluirEste vídeo "Dumbs Ways to die" é demais. Vc viu que criaram uma versao "Dumb Ways to Die in Rio"?
ResponderExcluirAbs,
George
Obrigado Vanderlei!
ResponderExcluirGeorge, vi que fizeram uma versão para o RIO e outros lugares também. Não sei. Apesar de engraçado e levar para o campo do humor, ainda assim não gosto da imagem que acaba passando para os turistas.
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