Páginas

Bichos nos sucos Mais e Del Valle ?!?! [updated]


No inicio de março/2008 recebi uma daquelas "correntes" enviadas por e-mail que alertava sobre um objeto estranho encontrado dentro da embalagem tetrapack de 1L do suco da marca Mais.

Como não sou consumidor do produto não dei muita atenção, porém achei um tanto estranha a aparência do tal objeto que informavam estar dentro da embalagem. As fotos, eram cerca de 4, impressionavam bastante e o e-mail falava sobre a possibilidade de tratar-se de alguma espécie de bicho.

Agora na última semana do mês recebi mais um e-mail, encaminhado por outra pessoa. Desta vez havia uma longa descrição do "caso", comentando inclusive contatos com o fabricante etc. Mais uma vez havia um objeto dentro da embalagem do suco, mas desta vez era da marca Del Valle.

Tanto a marca Mais quanto Del Valle pertencem atualmente à Coca-Cola do Brasil o que poderia, eventualmente, justificar a mesma falha nos dois produtos.

Mas o que motivou escrever esse post é uma outra possibilidade para essa história: todo o sensacionalismo do e-mail bem como das diversas fotos anexadas me fazem pensar na possibilidade de um "viral" com o objetivo de difamar tais marcas que possuem grande fatia do mercado consumidor.

Ou seja, uma possível ação anônima para diminuir o consumo desse produto e quem sabe abrir espaço para um concorrente indireto, a partir da diminuição do espaço conquistado pela Coca-Cola.

Na internet não encontrei nenhuma informação adicional. Caso tenha algum dado novo e queira colaborar com essa "investigação", deixe seu comentário!

[UPDATED 01/05/08] Recebi ontem uma mensagem da Del Valle dizendo que ainda está analisando o material e que não possui informações adicionais:

-----------------
from: sac.br@delvalle.com.br

Ficamos gratos por ter nos procurado, pois você nos proporcionou a oportunidade de esclarecer o conteúdo da mensagem que nos enviou, referente a um problema ocorrido com o suco Del Valle Soja sabor Laranja.

Assim que conversamos com a consumidora Regina Lavalli Ramos, tomamos todas as providências para recolher o produto e enviá-lo para análise. No momento, a amostra já foi encaminhada para o nosso Departamento de Controle de Qualidade e será analisada junto com amostras do mesmo lote de fabricação. Assim que tivermos o resultado, entraremos em contato com você.

Por enquanto, contando com sua confiança em nossa marca, colocamos nossos serviços à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e receber suas opiniões.

Atenciosamente,
Lizzie Taba
Serviço de Atendimento ao Consumidor Del Valle
-----------------



[UPDATED 06/05/08] Hoje a Del Valle enviou para meu e-mail o comunicado que segue abaixo. Mesmo que ainda esteja em aberto o caso do suco Mais! é verídica a existência da reclamação de uma consumidora do suco Del Valle e fica de certa forma descartada a hipótese de algum plano para denegrir a imagem das marcas envolvidas.

-----------------
from: sac.br@delvalle.com.br

Olá, ERIC !
Conforme prometemos no e-mail anterior, estamos enviando o resultado da análise realizada pela Del Valle referente à reclamação divulgada em corrente pela internet. Ficamos gratos por ter nos procurado, pois você nos proporcionou a oportunidade de esclarecer o ocorrido. Segue abaixo a posição oficial da empresa.
Atenciosamente,
SAC Del Valle

ESCLARECIMENTO AO CONSUMIDOR
Todos os produtos da Sucos Del Valle, sem exceção, passam por rigorosos processos de análise de qualidade, o que garante sua liderança absoluta há anos.

Infelizmente, têm circulado em "corrente" na internet textos referentes à reclamação de uma consumidora do Del Valle soja laranja sobre um objeto estranho encontrado no referido produto.

Face à circulação desta notícia e em respeito aos seus milhões de consumidores, a Sucos Del Valle vem informar que o atendimento foi realizado através do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) no dia 04/04/2008.

A embalagem recebida da consumidora estava aberta, sem nenhum vestígio de produto, cortada e contendo, aparentemente, um bolor. Análises conduzidas pelos técnicos do laboratório de controle de qualidade da Sucos Del Valle do Brasil constataram que havia, também, um rompimento da solda longitudinal, responsável pelo fechamento das embalagens.

Esse rompimento, possivelmente, foi ocasionado pelo manuseio inadequado da embalagem, durante alguma das etapas do processo de distribuição, onde a embalagem deve ter sofrido impactos maiores do que aqueles que pode suportar, seja no carregamento, descarregamento, distribuição ou no empilhamento, e até mesmo ter sofrido uma queda no ponto de venda. Com a estrutura da embalagem comprometida, há a formação de micro furos que permitem a entrada de ar e, consequentemente, oxigênio e microorganismos que em contato com o produto podem alterar o sabor e o odor e até provocar a formação de bolor. Geralmente, o indício de alteração das qualidades do produto é a embalagem apresentar um leve estufamento.

No caso analisado, o objeto estranho identificado é um bolor possivelmente provocado pelas condições acima mencionadas. O processo produtivo dos Sucos Del Valle é composto por vários filtros (pasteurização e homogeneização) que impedem a presença de qualquer objeto estranho no processo de produção e de envase das embalagens dos produtos.

Portanto, a presença de objetos estranhos nos nossos produtos é totalmente descartada. Assim, a entrada de qualquer objeto só ocorre após o produto ter sido aberto para consumo ou por causa de danificação da embalagem.

A Sucos Del Valle, também, mantém amostras de segurança de todos os lotes produzidos, conhecidas como amostras de referência. Analisando este material do lote em questão, da embalagem entregue pelo consumidor, nada foi identificado com relação às características físico-químicas, microbiológicas e de embalagem.

Esperamos com esses esclarecimentos dar fim aos apontamentos infundados e reforçar que a Sucos Del Valle é uma empresa que prima pela qualidade dos seus produtos e respeita seus consumidores.

São Paulo, 29 de abril de 2008.

Sucos Del Valle do Brasil
-----------------


Segue abaixo outros posts relacionados:
- McDonald´s: rato no sorvete
- Denúncia: supermercado Extra engana consumidor
- Consumidor ganha poder através dos blogs e redes sociais
- O paradigma do blog corporativo