Páginas

Zazzle: crie sua prória estampa

Hoje chegaram pelo correio as camisetas Zazzle que encomendei!

Já na década de 90 os gurus do marketing profetizavam que num futuro breve seria possível personalizar um produto de acordo com os gostos individuais de cada consumidor. Hoje muitos produtos já permitem a personalização, dentre elas a camiseta!

Em julho/08 comentei nesse blog sobre a Camiseteria, loja on-line que vai além da personalização, pois utiliza um conceito que vou chamar de social consumer. As estampas das camisetas são sugeridas pelos próprios consumidores e através de um sistema de eleição, as estampas mais votadas são fabricas e colocadas à venda. É um modelo de negócios que nasceu junto com a era da Web 2.0, pois faz uso do sistema de redes sociais para sustentar o negócio.

Porém e quando você quer uma única camiseta com uma estampa criada por você? Aqui no Brasil existem algumas pequenas estamparias que oferecem a possibilidade de envio pela internet de uma imagem para impressão de peça única.

Já experimentei duas lojas diferentes: a Kmisetas e a CamisaOnLine. Ambas possuem preços bem razoáveis e todo o processo é executado pela internet. Porém não fiquei muito satisfeito com a qualidade da impressão que utiliza uma prensa quente e por isso é possível notar uma película plástica na região da estampa. A CamisaOnLine também utiliza uma camiseta de poliéster ao invés do algodão tradicional. São boas opções para uma situação esporádica como um evento.

Em busca de uma camiseta com qualidade razoável para o dia-a-dia ou para um presente, fui experimentar a loja americana Zazzle. Por se tratar de um produto importado, o preço não é dos mais convidativos, por outro lado não sai mais caro do que uma camiseta de grife.

Na primeira compra optei por uma estampa que já existia no catálogo da loja. Lá é possível ainda escolher entre diversas opções de tecido e cor. A opção Basic T-Shirt é a mais barata, porém comprei a cor preta e achei que o tecido ficou um tanto carregado por conta da tinta utilizada para tingir o tecido. A estampa que faz referência à rede do Twitter me convenceu!

Hoje chegaram as outras duas camisetas que encomendei, desta vez com estampas que eu mesmo criei.

Uma delas foi a estampas que faz referência à licença da Creative Commons. Coloquei uma sequência de símbolos das diversas variações da licença e ao lado a frase "Living under Creative Commons license".

Optei pelo modelo Basic T-shirt mas desta vez na cor "natural". A camiseta tem uma aparência de tecido crú, um bege muito claro com pequenas fibras. Por conta da escolha do tecido, escolhi a cor marrom para os símbolos que aparecem na estampa. O resultado final ficou muito bom.

Por fim, a última camiseta traz uma estampa com a URL do e-Code e o código QR que quando decodificado faz link direto para a versão mobile do blog. Desta vez escolhi o modelo Ringer T-shirt que possui duas cores. Ficou também com um resultado final razoável. É a camiseta típica para um evento de blogs como o BlogCamp.

Na questão da qualidade da camiseta, preferi o tom de originalidade da cor "natural" da Basic T-shirt. Em nenhuma das três camisetas a impressão utilizava a prensa quente que deixa a película plástica aparente. Por conta disso A Zazzle passou a ser minha escolhida até então.


VOCÊ TAMBÉM PODE COMPRAR
Na Zazzle também é possível colocar à venda as suas próprias criações. Abaixo está a vitrine com algumas das peças que coloquei à venda na loja do blog e-Code dentro da Zazzle! Que tal comprar uma camiseta?


buy unique gifts at Zazzle