Páginas

McDonald´s: rato no sorvete [updated]

Espero que esse blog não se torne um espaço exclusivo para as coisas "nojentas" da área de alimentação. Porém dentro da proposta original cabe a discussão sobre o poder que o consumidor adquiriu com a internet e portanto, lá vai:

Por conta de um post em que comentei sobre um "corpo" estranho encontrado dentro das embalagens de sucos industriais, recebi um e-mail de uma leitora do blog solicitando ajuda para confirmar um novo fato.

Pesquisei na internet e ainda não encontrei nada. A história parece recente. Se alguém tiver alguma informação adicional, inclusive se por acaso se trata de farsa, por favor, deixe um comment! Tanto pode ser alguém apenas querendo gerar polêmica falsa. Bem como pode ser um fato verídico e nesse caso, salientar a necessidade de uma verificação sanitária nessa determinada loja.

O e-mail que está começando a rodar por aí é o seguinte:

------------
Pessoal uma colega foi sábado dia 30/08/08, ao shopping GRANDE RIO, (MC DONALD’S) quando estava na fila veio uma moça gritando muito, pedindo para levarem ela p/ o hospital p/ fazer uma lavagem porque tinha um rato na casquinha dela, ai jogou o sorvete no balcão do caixa e mostrou o camundonguinho morto, quando ela terminou a parte de cima do sorvete , mordeu o rabo do rato!!!

Aí ela tirou esta foto!
A moça estava estérica , e não é pra menos!!!!
-----------

Na mensagem aparece o nome do remetente. Optei por omitir seu nome para preservar sua imagem já que essa pessoa apenas repassou o alerta. Infelizmente essa pessoa não sabe identificar o remetente original. Também escrevi para o McDonald's abrindo esse espaço para uma resposta oficial, mas até agora não tive retorno.

Acreditem ou não, minha intenção com esse post não é fazê-los nunca mais entrar num McDonald´s. O que interessa a esse blog é mostrar como hoje o consumidor tem mais facilidade para divulgar e espalhar por aí eventuais problemas que tenham com determinado produto ou serviço. As consequências ampliam quando publicado num blog, pois a informação fica registrada por tempo indeterminado.

Diversas empresas já estão prestando atenção para isso e contratando serviços especializados para rastrear tudo o que é publicado na internet e procurar dar a resposta adequada em cada caso.

[updated 14/10/08] O blog e-farsas foi atrás e levantou diversos pontos que levam a crer se tratar de um falso boato. Motivo? Talvez prejudicar a marca ou simplesmente promover um spam. O McDonald´s respondeu o contato feito. Está tudo publicado no post.


[updated 15/10/08] Cerca de 1 semana após o contato que fiz com o McDonald´s recebi uma resposta; a mesma que foi enviada para o site e-farsas. Estou republicando abaixo para dar assim, o direito de resposta ao McDonalds:


-------------------
Prezado Sr. Eric,

O McDonald's repudia veementemente um e-mail de remetente não identificado, de conteúdo irresponsável e sem fundamento que tem circulado pela Internet dando conta de que uma consumidora teria encontrado um camundongo em um sorvete da rede.

O McDonald's segue o mais rígido e avançado controle de Segurança Alimentar do país. O fato abordado na corrente é simplesmente impossível de acontecer. Não há como qualquer objeto passar pelo bico da máquina de sorvete. As casquinhas de todos os sorvetes são embaladas uma a uma. Além disso, os restaurantes são vistoriados regularmente pelos órgãos de saúde e podem ser visitados a qualquer momento por qualquer cliente que assim desejar.

Infelizmente, por se tratar de corrente de remetente anônimo, a empresa não pode tomar qualquer atitude legal contra os responsáveis.

O McDonald's reforça que oferece sempre produtos seguros e de alta qualidade aos nossos consumidores. Reiteramos que os consumidores que ponham isso em dúvida estão convidados a conhecer a cozinha de nossos restaurantes e conversar com um de nossos gerentes.


Atenciosamente,

Departamento de Relacionamento com o Cliente
McDonald’s Brasil
-------------------



Segue abaixo outros posts relacionados:
- Bichos nos sucos Mais e Del Valle ?!?!
- Denúncia: supermercado Extra engana consumidor
- Consumidor ganha poder através dos blogs e redes sociais
- O paradigma do blog corporativo



31 comentários:

  1. Anônimo9:47 AM

    Não acredito nessa estória do rato. Observem que a forma de quardar as casquinhas, usadas por essas lojas de fast food, é de uma dentro da outra. Isso exclue a posssibilidade de um rato se alojar em tal posição. Isso não quer dizer que não devamos estar sempre antenados em tudo.
    Abraço, San.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:02 AM

    Meu tá estranho essa parada, pois como pode um rato dormir embaixo do sorvete. Ou se estivesse morto caberia a Loja acusada da venda do produto levar a prova para análise laboratorial. CSI = Ace - kkkkkkkkk.
    abr.
    Faraó.

    ResponderExcluir
  3. Eu também questiono o fato, pois aparentemente se o rato tivesse caido na máquina não sairia inteirinho do outro lado... e na casquinha menos provável pois como disse o primeiro comentador, elas são guardadas uma dentro da outra.

    Mas o post foi justamente para checar se o autor da foto aparece para explicar ou se eventualmente o próprio McDonalds quer aproveitar o espaço para esclarecer esse e-mail que está rolando...

    Nesse momento não descarto nenhuma das hipóteses, tanto podemos estar diante de uma loja com problema de limpeza quanto um consumidor mal intencionado.

    ResponderExcluir
  4. podem naum acreditar mas eu estava lá
    e naum foi no shopping do rio
    foi no maior shopping da america látina
    o dom pedro localizado em campinas
    eu vi quando a moça voltou desesperada pedindo ajuda pois havia engolido metade do rabo de um nojento camundongo
    acreditem ou naum isso é verdade

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:17 PM

    ESSA HISTORIA TEM TUDO PARA SER VERDADE POIS A CABINE DO MC DONALD E LOCALIZADA NO ESTACIONAMENTO DO SHOPPING G RIO,E PROVAVEL QUE O RATO TENHA SAIDO DO BOEIRO DO ESTACIONAMENTO ENQUANTO FUNCINAVA O ESTABELECIMENTO,QUE O MESMO Ñ TOMOU OS DEVIDOS CUIDADOS PARA QUE HOUVESSE UMA HIGIENIZAÇAO CORRETA COMO DETERMINA A VIGILANCIA SANTARIA.PELA FORMA QUE SE MOSTROU O RATO SOBRE A CASQUINHA E QUASE IMPOSSIVEL Q FOSSE UM CLIENTE MAU INTENCIONADO E SIM UMA VITIMA,CUIDADO POIS VC OU SEU FILHO PODEM SER O PROXIMO.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:01 PM

    Sinceramente acho que é mentira, ou trocaram o shopping...
    recebi um e-mail hj contando a mesma historia, so que falava em outro shopping, então acho que isso é uma farsa

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:08 PM

    esse mesmo e-mail chegou a mim com nome de outro shopping (o da minha cidade) quando vi as fotos analizei o fundo e vi que não era o tal shopping dito, isso aumenta a chance de ser falso.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza é mentira, pois recebi o mesmo e-mail trocando o nome do shopping por um shopping que existe na minha cidade, Parque Dom Pedro.
    Não acreditem em tudo que veem na internet!
    A maior parte é mentira!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1:35 PM

    Esse e-mail é COM CERTEZA FALSO!

    Além do oportunismo em trocar o nome do shopping dependendo da cidade em que o e-mail circula. notei um outro detalhe:

    Ao lado do rato e da impressora de notas fiscais, tem um aparelho preto, que estaria fazendo papel de computador do Mc, mas se prestarem atenção, tem um telefone acoplado, parecendo se tratar de um aparelho de FAX provavelmente.

    Além disso, se você verdade, a pessoa não tiraria apenas foto do rato, mas sim uma em que aparecesse a fachada, as máquinas, os atendentes, etc, com a finalidade de realmente poder cobrar algo da justiça.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:32 PM

    Isso é mentira pessoal, sou de Porto Alegre/RS e aqui tá rolando esse email também, dizendo que foi num Shopping de Novo Hamburgo, uma cidade que fica a 50 Km de Porto Alegre. Não caiam nessa.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7:26 AM

    Ja recebi este e-mail 3 vezes!!
    E em cada um tem uma data e local diferentes...Provavelmente é um HOAX!

    Geraldo
    Piracicaba/SP
    arrudajr@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acredito no oportunismo de alguns que repassam o e-mail alterando o local apenas para gerar "polêmica". Mas também costumo desconfiar de comentários anônimos. Já ouvi falar em casos de usuários fakes que deixam comentários em comunidades com o objetivo de tirar o foco do problema.

    Afinal, o McDonald's poderia, ao menos, de alguma maneira indicar aos seus consumidores que está ciente do fato, que vai averiguar e inclusive checar as condições de higiene de todas essas lojas apontadas, não?

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9:45 PM

    Estou começando a nao acreditar nisso, pois recebi um e-mail dizendo que foi em campinas, no shopping Dom Pedro, e eh muito dificil ter acontecido nos 2 shoppings e no mesmo dia...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8:19 AM

    Valeu pela citação do E-farsas.com no seu Blog! É incrível como um boato pode se espalhar com tanta velocidade pela net, né?
    Já recebemos, pelo menos, 5 versões diferentes dessa história! Cada uma em uma cidade brasileira diferente.
    Parabéns pelo blog. Boa sorte e tudo de bom!
    Caso queira compartilhar seus conhecimentos conosco, ou queira alguma informação nossa, tamos aí!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. é, eu recebi um email com essa foto, no começo não acreditei, mas agora, deopis da minhoca no meu lanche, acho que não duvido não!
    uhahuahuahua

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2:52 AM

    Professor...
    que post esse hein...ahahah... agora bateu um medo do que a gente pode encontrar nas comidas por aí... nada como a comida da mamaãe mesmo...
    menos mal que seja só um spam maldoso, porque esse tipo de coisa é denegrir pra sempre a imagem da marca... (mais uma vez, depois das minhocas na carne e etc... ahaha)

    quanto ao meu blog... aaah é claro que a sua opinião me importa, e muito! aliás foi você o motivo principal de hoje eu ter um blog né?
    vou continuar postando sim... sempre que aparecer uma novidade legal, bóra colocar no blog pras pessoas saberem!
    muito obrigada pelo incentivo que você deu pra gente!
    com certeza um dos professores mais dedicados, fofos e interessados da FAAP... faz todo mundo achar sua matéria o máximo, e entender de um modo fácil, um monte de coisas com nomes muito difíceis! ahahaha

    Boas Férias professor!!!
    E obrigada por tudo!

    Beijos
    Cibelle Barata
    (pipocavirtual.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10:01 AM

    Ele nao estava na maquina estava na casquinha!!!comemos muitas porcaria na rua!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo8:42 PM

    Eu até duvido do rato mas que os quiosques do mc donalds não é muito limpo, isso é fato!!!
    Eu moro em Sorocaba, e num shopping da cidade uma amiga trabalhava de vender tv por assinatura do lado do quiosque. Ela disse que é uma porquice, o mesmo pano que limpa o chao, limpa o bico da maquina de sorvete, o balcao...ela também viu misturarem o líquido do sorvete que estaca azedo com o bom e vender pro público...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo3:09 PM

    Vicente, Recife-PE 20 anos.

    Estou começando a não dar interesse a essa noticia, pois o email que circula com a mesma foto informa que o ocorrido foi no shopping da minha cidade (Shopping Center Recife) Já confirmo essa contradição.

    ResponderExcluir
  21. Eu queria muito ter achado um rato dentro de um sorvete, assim eu entrava com uma ação contra o Mc e ficava rico!
    hahahahahah!!!!!
    melhor que isso só pão com meleca!

    ResponderExcluir
  22. Essa historia é real porém se passou num renomado shopping do Recife, eu trabalho la neste shopping e estava la no momento em que a moça chegou gritando histérica, o que não era pra menos.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2:17 AM

    Soh eh possivel se for a primeira casquinha de todas no topo da embalagem de casquinhas, o rato pode ter se escondido e morrido dentro da casquinha e o atendente nao viu o rato dentro,colocou sorvete por cima e serviu pro cliente. Impossivel o rato ter saido inteiro de dentro da maquina de soft-serve, ele estaria em pedacos triturado

    ResponderExcluir
  24. Anônimo8:41 PM

    Pow a realidade ea seguinte realmente e verdade isso q aconteceu eu na epoca nao trabalhava lah mais conhecia muitas pessoas dela pois tenho alguns parentes lah isso ocorreu num sabado a noite o Mc Donald's arrumou uma forma de deixa esse assunto quieto mais aonde a casquinha fica tinha sim como entra rato pq muitas ficavam espalhadas dentro de uma especia caixa de madeira com uma tampa de metal e se quem quiser realmente comprovar e so ir no MC na entrada q vcs iram ver o balcao intendico o da foto so vim aki posta pq 5 meses depois desse ocorrido eu comecei a trabalhar lah no quiosque tinha muitas ''Baratas e as vezes ate Coco de rato'' isso e uma pequena vingança minha pois lah foi a pior epoca de td minha vida eles tem q se fuder mesmo so faz sucesso por causo do nome pq o Mc Donand's pelo menos o do Shopping Grande Rio e uma verdadeira bagunça figuem ciente higiene em primeiro lugar abraço!!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5:42 PM

    OLHA EU RECEBI O EMAIL SENDO EM CAMPO GRNADE E TAMBEM TEM GENTE DO FACE POSTANDO

    ResponderExcluir
  26. Anônimo9:03 PM

    Nossa que nojo =( eu nunca mais tomo sorvete do mc Donalds nem a pauladas

    ResponderExcluir
  27. Juliana2:07 PM

    Uma única pergunta.
    Se é verdade, por que não chamaram a vigilância sanitária? Pelo escândalo pelo menos um BO teriam feito. O raciocínio é simples. Se fosse com vc, o que vc faria? Divulgaria somente umas fotinhos mal tiradas, que não dá para identificar se o rato é de verdade ou rato de brinquedo? Não, né. Recebi essa porcaria de novo. Essas e um monte de outras que estão resurgindo das trevas... Que saco! McDonald's é podre? Sim, é podre, eles não lavam nem as bandejas. Isso qualquer um pode verificar. Agora não insultem a minha inteligência com esses hoaxs malditos!!! A loja foi interditada??? Cadê o n. do processo??? Aconteceu em vários lugares??? Ô burrice! Na dúvida, não repassem!!!!! A única coisa que vc está informando é que vc é um otário...

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5:13 PM

    esso e mentira porque esso tanbem chegou para min dizendo que foi no shopping da minha cidade o minas shopping.meu pai trabalhou anos na mc e a maquina e linpa e nao tem como o sair no sorvete



    tubo onde sai o sorvete e fino nao tem como o rato passar por ali e onde eles quardam a casquinha tem um emcaixe feichado.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo2:02 PM

    Não acredito nessa história do rato.São possibilidades quase de zero% de que um rato caiba dentro de uma casquinha de sorvete. Pode ter sido também alguém que queira prejudicar a empresa do McDonalds. Mas se for verdade essa menina que encontrou o rato pode colocar a empresa na justiça.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo9:05 PM

    Aaaaaf vey e tudooooo mentira as casquinhas do mac não são assim se for essa mulher coloco pq não queria pagar hehehehe

    ResponderExcluir
  31. Anônimo4:50 PM

    concordo com o anonimo ai de cima

    ResponderExcluir