Páginas

O Connect.Me já virou "case" antes mesmo de nascer


Não gosto muito dos termos "americanizados" do marketing, mas por outro lado, até hoje não encontrei nada melhor que o termo "case" para identificar "boas referências para ações de marketing". Como é o caso deste post.

Mesmo sem ter seu lançamento oficializado, o Connect.Me (#connectme) já virou "case" de propagação espontânea pelas redes sociais.

Ontem começou a rodar pelo Twitter e Facebook o link de um novo serviço na internet ainda um tanto misterioso. Na página do serviço há apenas a instrução para realizar o pré-cadastro e garantir o nome-de-usuário. Não há nenhuma explicação muito clara sobre sua proposta, somente uma breve apresentação no próprio site.

Mesmo sem informação alguma, em menos de 24 horas o serviço registrou mais de 20 mil cadastros. No total, o serviço já possui cerca de 40 mil usuários cadastrados ao longo da semana. Um belo "case" de propagação espontânea.

Por causa dessa falta de informação e principalmente, da exigência em realizar a autenticação do cadastro com o seu perfil no Twitter, Facebook ou LinkedIn, algumas pessoas levantaram a suspeita de se tratar de um site que rouba senhas. O blog Naked Security fez um post levantando tal suspeita.

Mas aparentemente não se trata de algo suspeito, pois seus criadores fizeram questão de aparentar transparência sobre suas intenções, apesar de continuarem a manter segredo sobre a proposta e objetivo do Connect.Me.

O Connect.Me é um serviço desenvolvido pela empresa Respect Network. Os responsáveis pela empresa são Joe Johnston (@simple10), Drummond Reed (@drummondreed), Dean Landsman (@DeanLand). Eles já criaram um perfil no Twitter para o Connect.Me: @respectconnect.

Depois da publicação do post no blog Naked Security, o sócio Drummond Reed também fez um post em seu próprio blog e enviou uma resposta para o Naked Security.

Reed explica em seu blog que eles pretendem lançar oficialmente o serviço amanhã, durante o evento South by Southwest (#SXSW) que acontecerá neste final de semana no Texas (EUA). Até lá, ele pretendem manter o suspense sobre o Connect.Me.

A intenção de abrir o pré-cadastro foi de Joe Johnston, que pretendia testar a performance do site antes do lançamento oficial no SXSM. Na noite do dia 08/março ele enviou o link-convite para alguns amigos e familiares. Na manhã do dia seguinte já haviam cerca de 10 mil novos usuários cadastrados e até o final do dia já eram mais de 20 mil. Uma repercussão inesperada.

No Brasil os links-convite se espalharam rapidamente pelo Twitter e Facebook. Até hoje (10/março) já aparecem mais de 390 tweets em português com a tag #connectme. Mas todos continuam com a mesma pergunta: o que é afinal, esse Connect.Me?

Minha aposta é que se trata de um serviço para facilitar o registro/login nas redes sociais; com recursos para amplificar estratégias de marketing dentro destas redes de relacionamento.

No blog, Reed diz que o Connect.Me será uma ferramenta para o que ele chama de VRM (Vendor Relationship Management); aparentemente, uma nova visão sobre o "gerenciamento de relacionamento com o consumidor".

Devido o grande volume de novos cadastros, eles fecharam hoje o compartilhamento direto com o Twitter e o Facebook, mas devem retomar assim que os servidores estiverem prontos para suportar a alta demanda.

Quem se interessar em realizar seu cadastro, mesmo antes de tudo isso ser confirmado, pode usar o meu link-convite: http://cxt.me/H4UvQQ

Ou então, aguarde mais um pouco e volte em breve, pois irei atualizando esse mesmo post assim que souber de mais novidades.



[UPDATED 14/03/2011] 
Segue o suspense:


Já se foram 3 dias de evento (SXSW) e até agora não há nenhuma novidade sobre o serviço Connect.Me. O site oficial continua apenas coletando o pré-cadastro dos interessados.

Na web a única novidade foi a criação de um blog oficial do Connect.Me.  Um blog ainda bem simples, sem nenhuma identidade visual da marca.

Lá não há nenhuma informação concreta sobre o serviço ou a data de lançamento. É dito apenas que o Connect.Me pretende ser um serviço que vai intermediar a relação das pessoas com as empresas na web, garantindo a privacidade e evitando que tais empresas tenham acesso a dados pessoais sem autorização.




[UPDATED 20/03/2011] 
Continua o mistério sobre o Connect.Me  

O site continua apenas registrando novos cadastros. O blog da empresa publicou novos posts, mas sem nenhuma informação consistente. Um dos posts tenta explicar um pouco sobre o serviço, mas limita-se a dizer que trata-se de uma ferramenta que permitirá o usuário conectar-se - com segurança -  em diferentes redes sociais.

Um pequeno grupo de beta-testers está ainda avaliando o funcionamento do serviço para somente depois a ferramenta ser oficialmente lançada. 


[UPDATED 29/03/2011] 
Novidades direto dos criadores
do Connect Me:

No final de semana recebi um e-mail de um dos criadores do Connect Me. Ele disse que estão trabalhando muito para conseguir lançar a versão beta nas próximas semanas. E eles preferem esperar até o lançamento para explicar os detalhes do novo serviço.

Até Maio os criadores esperam que esse novo serviço - que irá intermediar a relação entre as empresas e os usuários das redes sociais - esteja em pleno funcionamento. Mas antes disso alguns early-adopters terão acesso à versão beta.

No e-mail ele também avisa que ainda essa semana deve lançar um concurso especial para o lançamento da versão beta. Quem tiver interesse em participar, acompanhe o blog do Connect Me: http://blog.connect.me.




[UPDATED 14/05/2011] 
Agora vai! 

Finalmente foi anunciado para Junho o lançamento do Connect.Me.
A página de entrada já traz mais informações e após acessar sua conta já é possível "votar" em pessoas que você considera influentes. Só não se sabe - ainda - quais os serviços que a ferramenta vai afinal, oferecer aos seus usuários...






Um comentário:

  1. Eric, no site do Connect.me, no link Privacy Policy diz o seguinte: "This Privacy Policy is effective March 9, 2011." Significa?

    ResponderExcluir