Páginas

Viral da semana: Blindness e Saramago


Aproveito o tema para falar de uma variação do marketing viral que começa a surgir aos poucos: com o objetivo de trabalhar melhor as redes sociais, algumas ações de comunicação buscam atrair os "influenciadores" das comunidades, estimulando-os a contribuir espontaneamente com a propagação da informação. Uma nova espécie de "marketing colaborativo".

O marketing viral usa de um fator externo à marca para atrair e estimular a propagação espontânea. Em geral é algum apelo cômico ou dramático. A marca é espalhada por conseqüência.

Neste novo modelo procura-se convencer os influenciadores da rede social de sua qualidade e benefícios de determinada marca/produto para que então espontaneamente a comunicação seja espalhada.

O viral desta semana é um exemplo que traz as duas características: existe o apelo dramático, mas também o estímulo a divulgar algo que aparentemente merece sua colaboração.

Trata-se de um vídeo no Youtube que flagra a reação do autor José Saramago logo após assistir a exibição do filme Blindness (Ensaio sobre a Cegueira) do diretor Fernando Meirelles. A exibição aconteceu na semana passada durante a abertura do Festival de Cannes 2008.

A expectativa pelo sucesso internacional do filme de um diretor de cinema brasileiro e a emoção de Saramago fazem o vídeo propagar rapidamente pela rede. E neste caso, aquele que retransmite a mensagem sabe que ao fazê-lo está também por conseqüência divulgando o filme de Fernando Meirelles. É, portanto, uma propaganda consciente.

Em 4 dias o vídeo já foi visto cerca de 23.000 vezes.



Aproveite e veja o trailer do filme, que por sinal, em dois meses foi visto cerca de 20.400 vezes.



Veja mais:
- Meirelles e Saramago: quando as luzes se acendem
- A reação de Saramago depois de ver Blindness
- Reação de Saramago



2 comentários:

  1. Fala Eric.
    valeu pelo link aí embaixo!

    Esse estímulo que gera no emissor a necessidade de propagar o vídeo de fato é a base do viral, e nada melhor do que um toque emocional para isso acontecer, não vejo hora de assistir ao filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. a exibição pro Saramago não foi feita em Cannes não: como o escritor estava impossibiltado de viajar por problemas de saúde, o Meirelles levou a fita a Portugal pra mostrar ao autor.

    ResponderExcluir