A pesquisa foi realizada apenas com poucos assinantes, por isso não possui valor estatístico e apenas na região de São Paulo, para comparação das empresas Net (Vírtua), Telefônica (Speedy) e TVA (Ajato).
Aqui está o link para a matéria completa da Folha e neste aqui para o próprio Idec, em que você poderá ver os pontos fortes e fracos de cada produto.
Na minha opinião é importante observar os seguintes fatores no momento de escolha de um serviço de banda larga:
- A velocidade contratada X velocidade real é um índice importante a ser considerado e nesta pesquisa vê-se que a NET obteve o pior resultado: entregou apenas 40% da velocidade divulgada.
- O valor cobrado pela assinatura de um pacote de banda larga ainda é excessivamente superior aos custos em outros países. Para tentar otimizar os gastos é preciso verificar o valor de uma compra casada (banda larga + tv a cabo) em cada uma das empresas.
- Um fator extremamente importante é a qualidade do serviço em determinada região da cidade. Esse fator não foi considerado nessa pesquisa, por isso é importante fazer uma consulta com os vizinhos, pois determinado serviço pode ter qualidade estável num bairro mas em outro oferecer um péssimo sinal.
- Vale conferir também um post anterior que indica um site para realizar testes de velocidade de banda larga.
Eu uso Speedy, tenho queixa do atendimento e médotos de trabalho da Telefonica.
ResponderExcluirQuanto à estabilidade acho que depende do local, viu... Pelo menos meu speedy é estável, raramente cai. Fica alguns KB/s abaixo da velocidade contratada, raramente atingindo o valor real, mas está de bom tamanho.
Oi!
ResponderExcluirCriei um site reunindo noticias da area de tecnologia e internet vindas de todo mundo, via rss. Se puder da' uma conferida!
http://www.dcc.ufrj.br/~kaiser/