Páginas

Teste de velocidade do 3G Plus (HSPA+)


Enquanto não vem o 4G, resolvi fazer um breve teste de velocidade desta nova rede de 3G (HSPA+) oferecida pelas operadoras com o nome de 3G Max, Plus, etc. Logo que vi os anúncios da Claro sobre o novo 3G Max, liguei para o Atendimento da Claro para saber como habilitar a nova rede em meu plano pós-pago. A atendente disse que eu precisaria mudar para um plano mais caro, claro.

Fiquei então sem o novo 3G Max, mas assim que tive oportunidade, passei numa loja da Vivo, montei um pacote com serviços equivalentes ao que tinha na Claro (mas por um preço um pouco inferior) e 3 dias depois, meu celular já operava pela Vivo, agora, com internet 3GPlus.

Dica sobre portabilidade: é consenso de qualquer usuário de celular que toda e qualquer operadora presta um péssimo serviço de atendimento ao consumidor. Como a qualidade do serviço dessas operadoras é equivalente, minha dica é: sempre que encontrar uma dificuldade, não hesite em trocar de operadora. A portabilidade é realizada em cerca de 3 dias. É a melhor forma de resolver dificuldades com o SAC.

Sobre o teste de velocidade: Antes da mudança, ainda pela operadora Claro e com 3G tradicional, meu celular realizava transferências com uma taxa de 670kbps de download e 135kbps de upload.
Após a mudança para a Vivo e operando agora sob a rede 3GPlus, a taxa de transferência subiu para 3.200kbps de download e 360kbps de upload.

Conclusão: A velocidade realmente subiu significativamente. Recomendo a todos que utilizam com frequência o pacote de dados da sua operadora que liguem para o Atendimento para solicitar o uso dessa nova rede de 3G. Caso a operadora obrigue a mudança para um plano mais caro, não tenha dúvidas, faça como eu e vá pesquisar na concorrência.

Faça você mesmo o teste de velocidade: para realizar o teste de velocidade do seu 3G, recomendo utilizar a versão móvel do famoso Speed Test. Veja aqui o link para baixar o aplicativo em seu celular.