Páginas

Teste de velocidade do 3G Plus (HSPA+)


Enquanto não vem o 4G, resolvi fazer um breve teste de velocidade desta nova rede de 3G (HSPA+) oferecida pelas operadoras com o nome de 3G Max, Plus, etc. Logo que vi os anúncios da Claro sobre o novo 3G Max, liguei para o Atendimento da Claro para saber como habilitar a nova rede em meu plano pós-pago. A atendente disse que eu precisaria mudar para um plano mais caro, claro.

Fiquei então sem o novo 3G Max, mas assim que tive oportunidade, passei numa loja da Vivo, montei um pacote com serviços equivalentes ao que tinha na Claro (mas por um preço um pouco inferior) e 3 dias depois, meu celular já operava pela Vivo, agora, com internet 3GPlus.

Dica sobre portabilidade: é consenso de qualquer usuário de celular que toda e qualquer operadora presta um péssimo serviço de atendimento ao consumidor. Como a qualidade do serviço dessas operadoras é equivalente, minha dica é: sempre que encontrar uma dificuldade, não hesite em trocar de operadora. A portabilidade é realizada em cerca de 3 dias. É a melhor forma de resolver dificuldades com o SAC.

Sobre o teste de velocidade: Antes da mudança, ainda pela operadora Claro e com 3G tradicional, meu celular realizava transferências com uma taxa de 670kbps de download e 135kbps de upload.
Após a mudança para a Vivo e operando agora sob a rede 3GPlus, a taxa de transferência subiu para 3.200kbps de download e 360kbps de upload.

Conclusão: A velocidade realmente subiu significativamente. Recomendo a todos que utilizam com frequência o pacote de dados da sua operadora que liguem para o Atendimento para solicitar o uso dessa nova rede de 3G. Caso a operadora obrigue a mudança para um plano mais caro, não tenha dúvidas, faça como eu e vá pesquisar na concorrência.

Faça você mesmo o teste de velocidade: para realizar o teste de velocidade do seu 3G, recomendo utilizar a versão móvel do famoso Speed Test. Veja aqui o link para baixar o aplicativo em seu celular.






15 comentários:

  1. Paulo Cabral7:28 PM

    Eric, não consegui achar no site da TIM se eles disponibilizam tal serviço de 3G+. Saberia me dizer se tal operadora dispoõe desse serviço??

    Obrigado!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo!
    Também não tenho essa informação ainda. Pelo visto não.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:02 PM

    A TIM é uma desgraça, não tem 3G PLUS, tem o 3G MINUS! Eu tinha TIM, meu 3G está chegando às vezes a 300kb. Estou mudando de operadora, provavelmente para a Vivo. Igual, não podemos nos iludir. Todas as operadoras são péssimas!!
    Igual, não são todos que têm o mesmo problema que eu na TIM. A minha namorada que é cliente recente, chega a tingir 2mb de 3G. Acho que fazem de propósito para atrair clientes novos...
    O negócio é fazer como fala nesse Post. Se você tem problemas com sua operadora atual, não hesite em trocar de operadora. Ainda mais agora que temos a opção pela portabilidade.
    Só perdendo os clientes que um dia vão aprender.

    Abraços,
    Leandro Gomes

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica! Logo que possível também vou fazer um teste destes para ver se vale a pena o 3G plus. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Eric você que possui o 3g+ da vivo conseguiria me informa em que velocidade fica ao atingir o limite de dados .

    ResponderExcluir
  6. Oi Ederson,
    Não cheguei ainda a ultrapassar o limite do pacote de dados para fazer esse teste de velocidade pessoalmente.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:05 AM

    So uma pergunta. No canto superior esquerdo do iphone aparece a barra de sinal, o nome da operadora e o 3G escrito. Quando voce mudou para o 3gplus mudou algo no nome de antes? O seu ficou 3G+ ou 3GMAX no nome ou ficou normal 3G, como era antes?

    ResponderExcluir
  8. So uma pergunta. No canto superior esquerdo do iphone aparece a barra de sinal, o nome da operadora e o 3G escrito. Quando voce mudou para o 3gplus mudou algo no nome de antes? O seu ficou 3G+ ou 3GMAX no nome ou ficou normal 3G, como era antes?

    ResponderExcluir
  9. Oscar, o ícone do celular não mudou, continua o mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:39 AM

    ola, eu uso o tim para tablet. como só uso a internet, não sei se poderia comparar com esse serviço da vivo. no site da tim, liberty web tablet, velocidade de acesso consta:
    A velocidade de acesso móvel de internet é medida em megabits por segundo (Mbps). A rede da TIM tem uma velocidade máxima teórica para download de 3,6 Mbps e 384Kbps para upload e a maioria das pessoas usando internet móvel em nossa rede HSPA (3G) pode esperar uma velocidade média mínima de 850 Kbps e média máxima de 1.1 Mbps.
    Em áreas com cobertura 2G, você pode esperar uma velocidade média mínima de 85 Kbps e média máxima de 110 Kbps.
    Você pode consultar o tipo de cobertura disponível no local onde pretende acessar a internet móvel da TIM clicando aqui ou através da consulta de cobertura via TIM Torpedo.
    A Internet móvel utiliza um sinal de rádio. A força do sinal pode variar dependendo do local onde você está: condições meteorológicas, montanhas, árvores e das construções ao redor. Quanto mais forte for o sinal, mais rápido e fácil será seu acesso à Internet.
    Além disso, a velocidade que você experimenta é influenciada pela distância que se encontra da antena mais próxima e quantidade de usuários acessando a internet móvel ao mesmo tempo.

    a velocidade oscila, mas meu acesso é ilimitado. o que é excelente

    ResponderExcluir
  11. Pessoal , não existe nenhuma operadora que forneça internet movel ilimitado ... a Vivo tem pacotes no 3G plus de 1GB , 2GB e 3GB. A Claro tem 300,500MB ou 2 e 5GB. A TIM nem oferece o serviço de 3G+ , porem com o 3G ela oferece uma franquia de 300MB. Caso você passe a franquia do seu plano , as velocidades são automaticamente reduzidas. Ilimitado só as propagandas delas ...

    ResponderExcluir
  12. Source_Code2:16 AM

    Bom, eu acho que TODO mundo tá simplesmente repassando o que vê os outros dizerem ou o que leu em algum lugar, mas NINGUÉM testa nada na prática. Estou com o plano da TIM o Liberty Web Smart (plano pós pago) para smartphones utilizando um iPhone 4S. Eu, dois amigos meus, e quatro vendedores da loja TIM que assinei esse plano estão com ele também. TODOS foram unânimes em relação a esses 300MB de limitação: Isso NÃO está mais acontecendo! Um dos vendedores me mostrou o consumo de dados no iphone 4 dele, em 15 dias tinha consumido 3,7GB (o.O) e a velocidade estava batendo 1,8mbps de download por 560kbps de upload, tranquilamente. Sem acreditar nisso, em 5 dias no plano já consumi mais de 600MB e minha velocidade continua super estável. Em média 1.2mbps de download e 400kbps de upload; em alguns pontos da cidade chega a ficar, sem variação, a 6mbps de download por 1,5mbps de upload, o que me faz imaginar que automaticamente a TIM está no esquema do 3G+. Estou falando em bases PRÁTICAS ok? Não estou deduzindo nem repassando informações, estou falando na prática o que está acontecendo comigo, e o que VI nos aparelhos de outras pessoas com os mesmos planos. Falo de Salvador - BA, e recomendo que testem os planos atualmente antes de já crucificar as operadoras. Tenho um colega meu de Barreiras - BA que a TIM não pega bem lá, e ele contratou a VIVO, também no plano pós, que disseram ter uma determinada franquia também. O cara baixa numa velocidade média de 2mbps TORRENTS no PC (compartilhando a conexão do também iPhone 4S dele) e até hoje não teve limitação. Reparei que os problemas de franquia estão ocorrendo apenas com planos pré, de qualquer operadora. Nos planos pós pagos parece que estão melhorando MUITO a qualidade dos serviços.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o amigo está equivocado com relação a TIM. Nunca nem eu nem meus colegas de trabalho nem colegas de faculdade viram dar 6MB de down em 3G!!! eu tenho pre pago tim e tenho linha vivo pos pago 3g+. a vivo o maximo q deu foi 5,2 mb/s e a tim 1,2 mb/s. dependendo do local regiao do iguatemi mesmo, tanto a tim como a vivo ficam uma porcaria, a tim nem conecta direito e a vivo da 60kbps/s. Nao é pesquisa, tenho um galaxy SIII e testo sempre a conexao, entao amigo, me fale onde vc pega a TIM com 6mb/s?

    ResponderExcluir
  14. Paulo, tenho o vivo smart 3G PLUS, porém ainda com algumas dificuldades para o uso com uma boa velocidade. O ícone no celular não alterou , aparecendo apenas H, isso eh normal? Nunca este ícone mudou, pode ser do aparelho? Até a navegação em redes sociais fica lenta. Obg e abracos

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1:41 AM

    eu tenho o pos de 300mb por mais de um ano a tim nao me limitou nos 300mb ...sempre passei.... agora esse mes comecaram a reduzir velocidade nos 300mb...... e a tim na da opcao de plano ....

    o jeito eh ir pra vivo ou claro

    ResponderExcluir