Páginas

Apps do "Panóptico Social"

Recentemente escrevi um post sobre a nova Timeline do Facebook e sua relação com a "Era da Exposição." Pois bem, aqui vai mais um capítulo dessa nossa evolução para o aprimoramento do "Panóptico Social".

Ontem (12/10/11), a Apple lançou a nova versão do seu sistema operacional para iPhones e Ipads, o iOS 5. Com ele surge também o aplicativo "Find My Friends".

A aplicação não é nada mais do que um "geolocalizador" de pessoas que utilizam iPhones ou iPads. Você cadastra amigos para observar suas respectivas posições geográficas e do outro lado, autoriza que eles façam o mesmo. Para conhecer o serviço, é preciso instalar o aplicativo.

O "Find My Friends" é muito semelhante a um serviço mais antigo, o Google Latitude. Nesse caso, não é preciso ser portador de devices da Apple. Basta ter o aplicativo Google Maps instalado no seu smartphone e habilitar a função do Google Latitude.

Pelo celular ou pelo portal na web, você pode conferir a geolocalização dos seu amigos.

Ambos são aplicações que estimulam o "Panóptico Social". A "Era da Exposição" potencializa a sociedade da vigilância. Não somos mais controlados por governos autoritários, mas por nós mesmos.

Jovens em busca de aceitação social, viverão a paranóia da vigilância ininterrupta dos seus amigos, potencializada pela tecnologia. Cresce o medo de ser flagrado em um bairro ou num estabelecimento comercial (bar, restaurante, loja, etc) socialmente inaceitável pelo seu grupo. Sim, todos saberão que você visita sua avózinha todos os dias após a escola.

Casais discutirão diariamente as razões do marido não estar no prédio do seu trabalho durante uma tarde qualquer. Chefes poderão observar se seus funcionários realmente saíram do escritório para visitar os clientes.

Gosto sempre de ressaltar que esse comportamento não é causado pela tecnologia. Já faz muito tempo que buscamos vigiar e controlar nossa sociedade. Já não se pode mais fumar em público, nem comer muita gordura. Alguém vai te criticar. É o panóptico social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário