Páginas

O Google Wave é para você?

Acabei de receber um convite para acesso ao Google Wave e finalmente, consegui dar uma olhada na sua interface.

À primeira vista, ele aparenta ser um mash-up entre o Gmail e o Twitter. Ou quem sabe, um e-mail da web 2.0.

Meu raciocínio é o seguinte: o sistema de comunicação instantânea (messenger), quando surgiu, não substituiu o e-mail. E mais recentemente, o aparecimento do microblog (Twitter), provavelmente não substituirá o e-mail nem o comunicador instantâneo.

Assim, o Google Wave provavelmente não substituirá o microblog ou o comunicador instantâneo. Quem sabe ele seja mais um novo modelo de comunicação, mas minha maior aposta é de que ele tenha potencial para substituir o Gmail.


Deixo abaixo alguns tópicos sobre o Google Wave:

- O Gmail, quando surgiu, trouxe uma novidade: ele agrupava automaticamente as mensagens com o mesmo assunto. Essa característica conquistou muitos usuários (e afastou outros). O Google Wave segue esse principio de agrupamento e compartilhamento, porém num nível muito maior;

- Sua interface permite visualizar a lista de mensagens, agrupá-las em pastas e organizá-las de maneira muito semelhante ao Gmail. A diferença é que ao selecionar um tema/assunto é possível ver todo o histórico de mensagens trocadas com os participantes da discussão, assim como a timeline de um microblog;


- As mensagens do Google Wave podem incorporar em seu conteúdo imagens, vídeos, áudios e anexar qualquer outro arquivo para download;

- Por enquanto o sistema ainda é um pouco lento, principalmente para tópicos carregados de mensagens;

- Nesta primeira fase a Google liberou poucos convites para os atuais usuários convidarem seus amigos. Lembra-me muito a técnica utilizada na época de lançamento do Orkut. A expectativa pelos convites fazia parte da estratégia de marketing. Aliás, quem está atrás de um convite pode buscar em sites como o Mashable Invites;

- Outra característica interessante da interface: acima de cada quadro de discussão aparece o avatar de todas as pessoas que fazem parte da conversa. Ou seja, ele mostra visualmente, toda a rede de pessoas que participam do grupo, algo que garantiu o sucesso das redes sociais, desde a época do surgimento do Orkut;


De fato, não há algo excepcionalmente novo. É uma ferramenta interessante para aqueles que costumam usar o e-mail para conversas em grupo. Muitas empresas que não possuem ainda uma intranet equipada com alguma interface de comunicação e gerenciamento de negócios poderão se beneficiar bastante com essa ferramenta.

Minha sugestão nesse primeiro contato seria a possibilidade de incorporação de outras redes (mash-up). Seria interessante integrar outras redes como o Twitter, Facebook e Orkut dentro do Wave. Além disso, poderia também receber e-mails comuns dentro da mesma interface. Assim poderia gerenciar todas essas redes e mensagens a partir da interface do Google Wave.

De qualquer maneira, estou disposto a experimentar e descobrir, com o tempo, se acabo trocando meu Gmail pelo Google Wave.

10 comentários:

  1. Pelao Araya4:42 PM

    hello man! i'm from Chile, south america too!!!

    I need one invitation, you have one?, please send me if you can to farayae@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pelao Araya4:43 PM

    please send me one invitation! i'm from Chile, yeah! South America too!!!
    My mail is farayae@gmail.com
    Thanks a lot!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza ainda será necessário muito teste, para o programa estar disponível a todos, mas iniciativas como esta força as outras empresas a lançarem produtos similares e quem ganha e o usuário.

    ResponderExcluir
  4. Fora o que a marca Google agregou é impressionante. Qualquer coisa nova do Google traz muitas discussões. O problema que eu vejo é por tras desta montanha de informações, será que existe estrutura para suportar? Só o tempo irá dizer também.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não consegui dar uma olhada, mas não acho mesmo que possa de fato substituir outros sistemas, exceto em casos de opção pessoal.

    Só pra constar... esse Mashable Invites funciona mesmo?

    ResponderExcluir
  6. to looko pra receber esse convite. mas acredito q demore um tempao ainda
    =[

    ResponderExcluir
  7. Eh possivel vc descolar um convite?
    se puder, mande para marconi.pereira@gmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Para mim o potencial do Wave esta na colaboração, para gerenciamento de projetos de todos os tipos, freelancers, estudantes, professores, etc... Acho que é um novo tipo de plataforma que resume anos de trabalho com Google docs e afins... Um tipo de Sharepoint internético que vai ser usado muito pelos novos profissionais que nos próximos anos vão crescer mais pelo mundo em seus SoHos.

    Eric, tem um convitinho pro Wave sobrando? Εstou buscando como louco para poder testar com gerenciamento de projetos de localizacao aqui na empresa.

    ID: gabrieldov (at gmail.com)

    Valeu!

    Gabriel

    ResponderExcluir
  9. O sistema de convites, mais do que uma estratégia de marketing para gerar expectativa, tem na verdade um motivo técnico.

    Eles liberam os primeiros convites para as pessoas que manifestaram interesse em testar o serviço, em geral early-adopters e usuários de perfil mais técnico. Assim eles recebem feedback de melhor qualidade para ir melhorando o serviço até o lançamento final.

    Outro motivo é porque se eles liberassem ao público de uma vez só, seria muito difícil manter a qualidade de serviço, pois não se sabe de antemão qual vai ser a demanda por estrutura (servidores, storage, banda). E imagine você, não é muito fácil instalar 1000 servidores novos em questão de horas. Com a base de usuários crescendo aos poucos, no sistema de convite, é mais fácil se adequar a demanda.

    ResponderExcluir
  10. Eu ja estou rodando o wave, muito obrigado pelo reply

    ResponderExcluir