Páginas

Afinal, Twitter pra quê?


"O que você está fazendo?" é apenas o ponto de partida do Twitter e dos demais serviços de microblogs que apareceram ao redor dele.

Responder essa pergunta é o que, em geral, faz o usuário que acaba de criar seu perfil. Porém como já foi muito discutido, esse pode ser o apelo que sustenta jovens adolescentes, mas não atrai o público adulto.

O que torna então o Twitter um serviço de comunicação revolucionário? Como ele pode ser aplicado no seu cotidiano?

- Contato com pares profissionais: Imagine ter em sua lista de contatos um grupo seleto de pessoas que atuam na mesma área que você. Presidentes, diretores ou mesmo estagiários, não importa; pois o que lhe interessa é que todos estão, a todo momento, enviando dicas, links e informações referentes à sua área de atuação, ou seja, informações do seu interesse! Que outro serviço de comunicação coloca você em contato com tantos profissionais diferentes? A chave de sucesso do Twitter é seguir as pessoas certas.

- Contato com pares de interesse: Você gosta de futebol? Fórmula 1? Ou quem sabe gosta de Desperate Housewives? House? Heroes? Britain's Got Talent? Não importa. Se montar uma rede contendo pessoas que possuem o mesmo interesse que você terá um lugar para trocar opiniões e inclusive, para assistir televisão de uma maneira diferente. É a TV interativa, com a ajuda do Twitter. Quer conferir? Experimente entrar no Twitter na hora do Fantástico, ou no horário do jogo das quartas-feiras.

- Relacionamento com o público: Todos aqueles que trabalham no ramo do entretenimento, esporte, jornalismo, etc; começaram a perceber que o Twitter é uma excelente ferramenta de interação com o público. Os fãs encontraram na rede de microblogs uma forma de estar perto do seu ídolo, seja um ator, músico, apresentador, jornalista, esportistas, etc. Solange Frazão (@SFsolangefrazao), Ana Hickmann (@ahickmann), Maria Rita (@mroficial), Luciano Huck (@huckluciano), Rubens Barrichello (@rubarrichello), Angélica (@angelicaksy) e Janaina Jacobina (@janainajacobina) são alguns dos que descobriram esta rede recentemente. Rosana Hermann (@rosana) e Marcelo Tas (@marcelotas) foram provavelmente os pioneiros desse formato de atuação no twitter.

- Relacionamento com o consumidor: Não só o apresentador possui seu perfil. O próprio programa de TV também pode montar seu perfil para interagir com a audiência. O canal americano CNN criou um perfil para cada um de seus programas e em algumas situações chega a mostrar na televisão os comentários que recebe pelo Twitter. No Brasil, já tivemos muitas ações de comunicação no Twitter envolvendo diversas marcas. LG foi uma das marcas pioneiras. Aqui neste blog procurei registrar algumas destas ações envolvendo o twitter. Foram essas ações que ajudaram a estabelecer o termo "mídias sociais" na publicidade.

Há provavelmente ainda diversas outras formas de aplicação no seu cotidiano pessoal ou profissional. Assim com o e-mail ou o MSN, o Twitter tornou-se mais um modelo de comunicação da sociedade digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário