Esta semana acontece em São Paulo o "Social Media Brasil", nos dias 5 e 6 de junho (sexta e sábado). O evento é uma realização da Media Education (do @Formagio).
É mais um evento entre outros que buscam discutir a área das mídias sociais. Os palestrantes do evento são profissionais já reconhecidos pelo mercado e acredito que o conteúdo gerado seja muito relevante.
O principal assunto que espero que seja discutido é afinal, o valor e o papel deste novo profissional de Social Media que acabou de nascer e alguns dizem, deve morrer em breve.
HISTÓRICO:
O fato é que logo após o surgimento das redes sociais e da era da web 2.0 as agências de publicidade e o mercado de comunicação começaram a descobrir um novo espaço de relação entre o consumidor e as marcas. Esse espaço ficou conhecido como mídias sociais (social media).
No final de 2008 e início de 2009 as agências, percebendo a complexidade deste novo espaço de mídia, começaram a criar um novo departamento de - Social Media - dentro das agências.
ATUALIDADE:
Hoje, o que ouço nos corredores é o seguinte: o profissional de Social Media em geral é menosprezado pelos profissionais de Criação, Mídia e Planejadores. O argumento é que não existe um departamento exclusivo para a TV, o rádio ou o jornal, então não seria necessário um depto. exclusivo para cuidar das redes sociais. Tanto Criação como Mídia seriam áreas aptas a atender essa necessidade.
Já logo no início estão desconstruindo as funções, valores e fatores que sustentavam o novo profissional de Social Media nas agências de publicidade.
REFLEXÃO:
Compreendo a ideia (e sou a favor) de que todos os profissionais de uma agência de publicidade deveriam ter know-how suficiente para lidar com as mídias sociais; assim como acontece com os demais meios de comunicação. Eles conhecem muito bem cada meio e por isso podem propor estratégias de comunicação eficazes.
Porém desde 1995, quando comecei a acompanhar o surgimento dos meios digitais, pude notar que os publicitários em atuação na época tiveram grande dificuldade em compreender e lidar com esse novo meio.
Confesso, ainda hoje vejo muita agência de publicidade tradicional fazer pouco uso - ou de maneira ineficaz - dos ambientes de comunicação como a internet.
Minha conclusão é a seguinte: se tais profissionais até hoje não compreenderam a linguagem dos meios digitais, como poderiam já estar familiarizados com as redes sociais?
Assim, acredito que por alguns anos seja necessário um profissional dedicado exclusivamente a pensar as mídias sociais, ou talvez o meio digital como um todo. Pois é importante ressaltar, o trabalho nas redes sociais traz uma complexidade muito diferente dos meios "tradicionais".
Mas importante: ele não deve atuar de forma independente e distante das áreas de Mídia e Criação, ele deve compor essa nova tríade (Criação, Mídia e Social Media).
Afinal, neste novo cenário que vivemos, nem mesmo as áreas de Criação e Mídia conseguem trabalhar de forma departamentalizada. Como costumo dizer, hoje a Mídia precisa ser criativa, bem como a Criação precisa inventar novas mídias.
Será que o congresso "Social Media Brasil" dará conta de aprofundar essa questão?
ê, to louco para que chegue sexta logo!!! Ansioso demais para ver como vai ser este evento... agora que virei um profissional de `social media`. rss
ResponderExcluirEric, acho a reflexão interessante e, via Abracom, estamos tentando fazer isso (digitalizar o todo) dentro das agências de comunicação/assessorias de imprensa. Esse modelo de uma pessoa de mídia social/digital formando um trio de criação é vendido muito bem por algumas agências de publicidade. A prática, entretanto, é muito passível de contestação.
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