Páginas

TwitterMob #2: mais uma experiência

Hoje às 15h realizamos mais uma experiência do que chamei de TwitterMob (Twitter + FlashMob).

Cerca de 10 dias atrás realizamos a primeira experiência. A proposta era mobilizar pessoas para publicarem juntas (ao mesmo tempo) uma informação no Twitter e estimular a republicação/disseminação.

Na primeira experiência, a "convocação" feita por e-mail, aconteceu no mesmo dia marcado para realização do evento. Para ver mais detalhes e os resultados obtidos, clique aqui.

Diferenciais desta 2a experiência:
Na 2a experiência a convocação começou no dia anterior à data marcada para a publicação em massa. A frase sugerida para publicação coletiva (abaixo) informava sobre o evento CLIIC 2.0 .Congresso Laboratório de Inovação e Inteligência Coletiva (http://cliic20.ning.com).

--------------
ajude a espalhar: hoje e amanha tem #CLIIC /sobre Inovacao e Inteligencia Coletiva /inscricao gratuita http://migre.me/1FC5 #twittermob
-------------

No e-mail que explicava a ação, foi sugerido também o uso do Twuffer, serviço que programa/agenda a publicação no Twitter. Esse serviço não foi utilizado na experiência anterior.

Outro detalhe importante foi o uso do serviço MIGRE.ME que ajudou a quantificação dos resultados.

Resultados:
O primeiro fator a considerar é que o serviço de agendamento Twuffer exige a configuração do fuso horário. Alguns participante tiveram dificuldade durante o processo de configuração e por conta disso, 2 horas antes já começaram a aparecer as primeiras publicações.

Isso não significou, de forma alguma, um prejuízo para a repercussão da campanha. Na verdade, os resultados começaram a chegar antes mesmo do planejado:

Às 14h45 o serviço MIGRE.ME indicava que o link havia sido clicado já 110 vezes e a mensagem fora republicada 26 vezes.

Alguns minutos após as 15h o número de frases publicadas subiu para 34 e já haviam 130 cliques no link.

Passados cerca de 30 minutos, o número de cliques no link era superior a 200 e haviam 48 impressões da frase.

Se somarmos o número de seguidores daqueles que participaram da ação, chegamos a um número de mais de 21.100 potenciais leitores, apesar de ser importante fazer a ressalva de que muitos seguidores podem se repetir, não significando portanto, pessoas diferentes necessariamente,



Vale citar que a repercussão da informação continua a seguir ao longo do dia, mas sem dúvida com menor velocidade do que nas primeiras horas.


O assunto/tema proposto
Acho importante considerar sempre o assunto/tema escolhido para a disseminação. Desta vez o tema foi o Congresso CLIIC 2.0 que aborda assunto relacionados à Inovação e Inteligência Coletiva.

Trata-se de um tema bem específico e por conta disso sem dúvida alguma não estimula uma disseminação tão abrangente, porém, é aqui que fica a questão importante a ressaltar: em ações em redes sociais não devem priorizar o quantidade, mas sim a qualidade.

Ou seja, não é importante somente o número de impressões ou pessoas impactadas, mas que essas pessoas tenham alguma relação com o tema/assunto.

Fica portanto aqui, uma experiência que pode inclusive servir de "case" para discussão durante o segundo dia do CLIIC 2.0, quando o foco será "Mídias e Cultura". O congresso acontece hoje e amanhã na PUC/SP (http://cliic20.ning.com).