Páginas

O blogueiro é um conteudista?


O Rafael Ziggy lançou na semana passada a nova versão do blog Sim,Viral. O que mais chamou minha atenção e estimulou esse post não foi o novo lay-out ou a parceria com a Midia Effects, mas a sua nova proposta de conteúdo.

Eu particularmente, sempre fui contra o que Ziggy chamou de "corrida não-declarada pela republicação de conteúdo". O próprio modelo do blog estimula a busca pela "novidade", mas nem por isso ele precisa ser a fonte dos furos de reportagem.

Claro, reconheço o valor dos blogs que vivem da proposta de noticiar tudo em primeira mão; mas não acredito que essa deva ser o a referência.

Nunca concordei com a velha comparação entre o jornal e o blog. O blog não pode contar com uma equipe inteira de repórteres e nem deveria entrar nessa briga. O blogueiro não deveria apenas "descrever os fatos", como faz o jornalista. Ele deveria libertar-se desse comprometimento do jornalista e assumir os riscos.

Outro dia numa conversa com Alexandre Fugita (Startupi) e Tato Tarcan (weRgeeks) reafirmei: o blogueiro não deveria ser comparado com um jornalista, mas talvez com um colunista.

Blogueiros dariam ótimos colunistas (jornais, fiquem de olho!). Aliás, muitos colunistas são hoje também blogueiros. Os grandes jornais inclusive já notaram isso e passaram a exigir dos seus colunistas que também escrevam no blog do jornal.

Um blog deve abordar os temas que são novidade nos seus respectivos segmentos, mas mais do que trazer a informação em primeira mão, ele deveria trazer um conteúdo mais completo e elaborado. Pode não ser o primeiro a noticiar, mas o post deve ser, sem dúvida, mais elaborado.

Blogueiros deveriam ser conteudistas. Especialistas em analisar e refletir sobre determinado assunto. O post não deveria apenas "descrever o fato", mas apresentar argumentos, opinião.

Fico feliz por essa nova postura adotada pelo SimViral. Espero que outros acompanhem essa tendência.

Um comentário:

  1. De fato, é mais ou menos esse o caminho do jornalismo. O blog atua como uma forma de colunismo mesmo, em que as pessoas buscam um outro viés sobre a informação, ou até a opinião que o blogueiro tem sobre o fato(se ele tem "conteúdo" né...)
    Quem entra na internet para buscar a notícia instantanea, de última hora, não vai aos blogs, mas sim às grandes agencias online...até porque tem "confia" mais nessa informação e sabe que não é como um hobby (as pessoas estão de fato trabalhando para atualizar aquela página 24h)

    Acho difícil que isso mude. Acho que é mais possível, na verdade, que os jornais online ganhem mais espaço em detrimento do impresso...

    ResponderExcluir