Páginas

Chegam ao Brasil os comunicadores sociais móveis



Já populares nos países orientais, os comunicadores sociais são apps para smartphones que buscam reunir as aplicações que estão diversificadas em diferentes aplicativos como Skype, Hangouts, Whatsapp, Twitter etc.

Esses comunicadores sociais ganharam popularidade no ocidente e recentemente começaram a investir no Brasil. Dois deles em especial, estão com campanha na televisão atualmente. São eles o Line e o WeChat.

Ambos são muito semelhantes e após instalados oferecem a possibilidade de interação com outros usuários através de mensagens de texto, voz ou vídeo. Também possuem uma espécie de “timeline” onde é possível compartilhar textos ou fotos.

O WeChat foi oficialmente lançado essa semana no Brasil. É bastante popular na China e contabilizando o mundo todo já atingiu mais de 70 milhões de usuários. Sua campanha de promoção conta com a participação de diversas celebridades. O filme mais recente para TV tem a participação do jogador Messi.




O Line é originário do Japão e nasceu como uma alternativa de comunicação logo após o terremoto que gerou um enorme tsunami em 2011. Desde então o aplicativo vem se desenvolvendo e hoje já conta com mais de 120 milhões de usuários em todo o mundo. Na campanha da TV, o Line procura focar na ferramenta de troca de mensagens de texto, talvez querendo aproveitar o momento em que o WhatsApp anunciou que irá cobrar pelo aplicativo. Tanto o Line quanto o WeChat podem ser baixados gratuitamente.




É difícil prever a aceitação destes comunicadores sociais no Brasil. A variedade de recursos pode chegar a ser um ponto negativo por dificultar o uso do app. Além disso, o mercado brasileiro depende ainda de uma popularização maior dos smartphones mais potentes.

Por outro lado, ambos buscam se diferenciar através de recursos exclusivos. No Line há uma ferramenta que permite a tradução simultânea das mensagens de texto. Já o WeChat conta com diversos recursos sociais que permitem o usuário ampliar sua rede de contaos. Um dos recursos convida o usuário a “lançar uma garrafa” com alguma mensagem que poderá ser capturada aleatoriamente por outro usuário do serviço.


Para ver mais e baixar o aplicativo:
Line: http://line.naver.jp/pt-BR/
WeChat: http://www.wechat.com/pt/