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#Publicidade: veja o que rolou no Super Bowl 2013

A final do campeonato americano (Super Bowl) aconteceu no domingo (03/02/13). Como de costume, o intervalo comercial chama atenção dos publicitários tanto quanto o show principal.

Fiz uma pesquisa sobre tudo o que foi publicado em relação às estratégias de marketing adotadas pelas marcas anunciantes. Abaixo estão as principais campanhas veiculadas durante o jogo. Muitas marcas aproveitaram as redes sociais para lançar vídeos-teasers antes do jogo e assim, ampliar a expectativa para o filme que foi lançado durante o jogo.

Confira abaixo o que cada marca preparou para o Super Bawl 2013:


Coca-Cola
Em 2012 a Coca-cola fez uma belíssima campanha interativa, em que na internet era possível ver os ursos da Coca-cola assistindo a televisão e reagindo ao que acontecia durante o jogo, em tempo real. Desta vez a marca fez uma campanha em que a narrativa teve início no Youtube, antes do jogo. No site da campanha "Coke Chase" os consumidores votaram para escolher o desfecho do filme, que foi revelado durante o Super Bowl.






Pepsi
Uma ação muito rápida e provocadora, em resposta à campanha da Coca-Cola.



Blackberry
A marca lançou durante o SuperBowl o seu novo modelo z10.



Volkswagen
A Volks resolveu reunir num único clip, todos os memes americanos mais famosos que envolviam pessoas nervosas ou irritadas e fez elas "ficarem felizes" com o cantor Jimmy Cliff.






M&M
Outra marca tradicional do Super Bowl que segue com o mesmo toque de humor dos anos passados.




Pepsi
Além da resposta para a campanha da Coca-Cola, a Pepsi patrocinou o show da Beyoncé durante o intervalo do jogo e contou também com filmes próprios para o lançamento da Pepsi Next.







AXE
A Axe aproveitou a final do Super Bowl para lançar uma promoção que premiará 23 pessoas com uma viagem para o espaço.




Doritos
Seguindo a tradição dos últimos anos, Doritos rodou durante o Super Bowl, filmes criados pelos seus próprios consumidores, selecionados no concurso "Crash The Super Bowl". Abaixo um vídeo que apresenta os 5 finalistas.




Mercedes-Benz
A marca pelo visto resolveu chamar atenção através da polêmica. Lançou no Youtube um teaser sensual com a modelo Kate Upton que já rendeu críticas da imprensa americana. O comercial que rodou durante o Super Bowl não era tão apelativo quanto o teaser.






Budweiser
A Bud comprou vários espaços que foram utilizados com filmes dos produtos Budweiser, Bud Light, Beck's Sapphire e a nova Black Crown.













Samsung
A marca usou a final para lançar a campanha "The Next Big Thing" e aproveitou para brincar com toda a história de processos que rolou em 2012.






Taco Bell
Usando a hashtag #LiveMás, a Taco Bell criou dois filmes que provavelmente terão bom resultado de viralização espontânea, devem gerar mais outros vídeos e garantir um leão em Cannes Lions.






Kia
Para mostrar o recurso de comando de voz do novo Sorento, a Kia criou toda uma história sobre a origem dos bebês. O segundo filme também tem a tecnologia como mote da campanha.








Hyundai
A Hyundai aproveitou o intervalo para lançar a nova Santa Fé com espaço para 7 passageiros, e o SOnata Turbo.








Toyota
Já a Toyota convidou a atriz Kaley Cuoco para se transformar num "gênio" que realiza todos os desejos.






Wonderful Pistachios
Até o PSY entrou na onda do Super Bowl.



MiO Fit
Dois teasers foram veiculados uma semana antes do jogo.








Best Buy
A marca contratou a atriz e comediante Amy Poehler e lançou a campanha #AskAmy





Oreo
Assim como a maioria dos demais anunciantes, Oreo optou pelo humor. Você prefere o recheio ou a bolacha?




Tide
A Tide aproveitou o contexto do jogo.




Jeep e RAM
Ambas basearam a campanha num texto emotivo. Por conta disso, podem acabar levando um leão em Cannes Lions 2013. Principalmente o filme da RAM, que oportunamente aproveitou um discurso do famoso radialista Paul Harvey.







Confesso que esse ano não consegui ver nada muito inusitado ou inovador. Parece que a publicidade segue as tendências apontadas em anos anteriores.
É possível que dentre esses estejam vencedores de leões no Cannes Lions do próximo junho, mas ainda assim, não acredito que entre eles exista um Grand Prix de Titanium ou Innovation Lions.


Fontes:
- O que as marcas estão preparando para o Super Bowl 2013
- Super Bowl Ads Shown Before the Game Get 600% More View
- Super Bowl 2013: Top 12 commercials to watch for



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