Páginas

Além do Google: busca em redes sociais


Hoje já não basta consultar apenas o www.google.com para realizar uma pesquisa. Informações valiosas circulam pelas conversas realizadas no twitter, facebook, etc. É preciso considerar as redes sociais em suas pesquisas.

Deixo aqui algumas breves dicas:

- Flickr: uma consulta ao Flickr pode mudar a impressão inicial que você tinha de um determinado assunto. Além disso, nas buscas avançadas, é possível filtrar o resultado da pesquisa e selecionar apenas as imagens com permissão de uso livre (a partir da licença Creative Commons). Recomendo tambe'm instalar o plugin da Cooliris, que ajuda bastante a pesquisa com a interface 3D.

- Pesquisa por formato: muitas vezes o que você procura pode não estar publicado num site ou num blog, mas talvez dentro de uma apresentação, ou de um vídeo. Considere portanto a consulta também em serviços como o SlideShare, Issuu e claro, o YouTube ou o Google Vídeo.

- Mídias sociais: hoje é importante consultar as comunidades das principais redes como o Orkut e o Facebook. O Twitter oferece uma ferramenta própria de pesquisa. Também é bom conferir sites específicos de consulta à blogs como Blogblogs, Tecnorati ou o Google Blog Search.


- Integradores de redes: já aparecem na internet alguns serviços que provavelmente serão incorporados pelo google.com em breve: a consulta nas redes sociais. O Spezify reúne numa única tela, diversos quadros com o resultado de uma pesquisa realizada na web e também em redes como o twitter, digg, flickr, etc. Já o Scoopler fica restrito à consulta das redes sociais (Twitter, Flickr, Digg, Delicious, etc), mas sua vantagem é a atualização em realtime; funcionando como um verdadeiro livestreaming.

crédito: Spencer E Holtaway

2 comentários:

  1. Fê (@fefa_spa)4:39 PM

    Adorei!!
    Muito boas essas dicas!!
    Deixarei esse texto salvo em meus favoritos, pode apostar!! ;)

    ResponderExcluir
  2. muito bom este post!

    ResponderExcluir