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Como potencializar propagadores da marca

"Groundswell"(1), assim como "Cultura da Convergência"(2) são hoje, livros essenciais para quem pretende aprofundar seu conhecimento em comunicação corporativa e mídias sociais.

Hoje fiz uma re-leitura de "Groundswell" para tentar trazer não um resumo, mas algo que possa complementar o que é tratado no livro.

Busquei uma análise para tentar identificar como conquistar consumidores para que se tornem fãs e principalmente, propagadores da marca:

1 - Ofereça feedback de impacto
Quando receber uma crítica, responda rápido e de forma surpreendente, mostre que a crítica foi valiosa para melhorar o produto/serviço. Com isso o consumidor ficará impressionado, revertendo eventual problema de imagem.

2 - Mantenha contato permanente com a comunidade
Mostre que a empresa é capaz de conversar informalmente com o consumidor no blog e nas redes ssociais. Estimule a conversa e a transparência, isso irá agregar valor para a marca.

3 - Forneça informações privilegiadas
Convide heavy-users para os mesmos eventos que convidaria jornalistas e influenciadores do meio. Assim o consumidor se sentirá valorizado.

Essas três recomendações, quando colocadas em prática adequadamente, são capazes de estimular o surgimento de propagadores da marca, dispostos a falar bem e defender a marca como retribuição pela atenção e proximidade da relação com a empresa.


(1) LI, Charlene e BERNOFF, Josh. Groundswell: Winning in a World Transformed by Social Technologies. Estados Unidos, Harvard Business School Press, 2008.
(2) JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008