Páginas

Afinal, qual é a grande novidade do Twitter?


"O que você está fazendo?" é apenas a isca para estimular a conversa entre os usuários no Twitter.

Contar o que você está fazendo, expor sua vida e criar estratégias para conquistar mais seguidores são atividades que vemos no dia-a-dia do Twitter, mas tudo isso acontece lá dentro unicamente por se tratar de uma rede nova, no auge da moda. Logo mais tudo isso passará.

O que vai sobrar? Um modelo de comunicação alternativo. E é exatamente disso que se trata o Twitter.

Deixe de lado a luta por novos seguidores e a ansiedade para publicar cada minuto da sua vida. Isso logo mais perderá a graça.

O Twitter está entre o e-mail, o instant messenger e as comunidades das redes sociais. Possui características de cada um desses modelos de comunicação mas no fundo, não é nenhum deles. É, na verdade, um novo modelo de comunicação vivo.

Outro dia ao demonstrar como funcionava a rede do Twitter para algumas pessoas, enviei para a rede um pedido para que alguém mandasse um "oi". Em menos de 30 segundos tive mais de 35 respostas para a minha solicitação. Respostas imediatas e espontâneas. Comunicação viva.

Numa outra ocasião comentei que precisava converter um determinado arquivo mas não tinha o programa adequado. Logo em seguida alguém apareceu oferecendo para fazer a conversão do arquivo.

Já organizei um evento inteiro com a participação dos usuários do Twitter. Desde o convite aos palestrantes até a divulgação e cobertura do evento.

Também já acompanhei diversos outros eventos através dos flashes encaminhados pelos usuários que estavam lá, participando presencialmente dos eventos.

Enfim, em breve o Twitter deverá fazer parte do nosso contidiano, assim como o e-mail e o instant messenger. E assim como o ICQ foi substituido pelo Messenger, quem sabe logo mais o Twitter dará espaço para algum sucessor.

De qualquer maneira, note que estamos descobrindo mais uma forma de interagir com a nossa sociedade. Você está acompanhando tudo isso?