Na semana passada começaram a rolar três promoções que são bons exemplos do novo formato de comunicação que utiliza as tais "mídias sociais". Agora não basta apenas fazer um hotsite; é preciso criar uma comunidade e espalhar a informação dentro das redes sociais:
1 - ORLOFF - Mitos e Verdades
A Orloff convidou o blog Cocadaboa para publicar 25 posts com histórias em que os leitores deverão decidir se são mitos ou verdades. A Orloff também irá publicar um jornalzinho impresso com as mesmas histórias.
A brincadeira é que qualquer outro blog poderá também publicar a sua história. Aquela que gerar mais dúvidas entre os leitores será selecionada para substituir uma das histórias do Cocadaboa que não enganou os leitores. Ou seja, os participantes ganharão o direito de ter seus posts publicados no jornalzinho.
Além disso, os visitantes do hotsite da promoção concorrem a sorteios "noites VIP" em bares de SP. Confira aqui o hotsite da promoção.
2 - MAPFRE - O maior barbeiro do Brasil
A Mapfre Seguros lançou a promoção "O maior barbeiro do Brasil". A proposta é estimular os usuários a enviarem vídeos, fotos ou textos contando as maiores "barbeiragens" no trânsito, e com isso, lembrar a importância do seguro de carro.
Os visitantes do hotsite podem votar nas "barbeiragens" e as 3 melhores serão premiadas. A promoção tem ainda sua presença marcada nas redes sociais Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e Blip.fm.Clique aqui para ver o hotsite da promoção.
3 - BRASTEMP - Dê 1 minuto para sua mãe
No concurso da Brastemp, os usuários enviam fotos das suas respectivas mães para participarem de uma pré-seleção através de uma votação feitas pelos visitantes do hotsite.
As 3 mães pré-selecionadas pelos visitantes do site serão julgadas pela editora de moda (e também blogueira) Milena Gouvêa e por outros 3 blogueiros convidados (Gabi, Renata Ruiz e Guilherme Valadares). A mãe vencedora ganhará 15 looks da estilista Juliana Jabour.
O hotsite conta ainda com um blog que tem o papel da "mãe" como tema. O conteúdo do blog é produzidos pela Milena Gouvêa.
Aqui está o hotsite da promoção, e caso queira anotar, segue também o Twitter dos blogueiros: @milenags, @gabibianco, @renataruiz e @papodehomem.
MAIS SOBRE:
- Olho vivo para crises na Web 2.0
O que me preocupa na campanha da Mapfre é alguém fazer o mesmo que fez o @ronaldrios com a Skol.
ResponderExcluirVc chegou a ver? Acho que o vídeo dele já está fora do ar. A campanha tinha vídeos do Rafinha Bastos e Danilo Gentili contando coisas ruins que aconteceram com eles e dizendo "um dia ainda vou rir disso". O Ronald fez uma versão falando sobre problemas de alcoolismo.
As piores barbeiragens acabam com graves acidentes... e a Mapfre vai premiar isso?
Confesso que também considerei esse limite tênue da ética no caso da MAPFRE, mas a solução para isso é cuidar da narrativa e do discurso que a campanha deve seguir, ou seja, brincar com o assunto mas sem justificar e incentivar a direção imprudente.
ResponderExcluirQuanto a possibilidade de subverter o sistema, acredito que as agências atualmente já não são mais ingênuas como antes e inclusive já costumam ter um profissional com know-how em PR 2.0 acompanhando a ação.
Provavelmente existem pessoas acompanhando a ação, com respostas prontas tipo a sua Eric. Infelizmente não mudará a minha opinião de que se trata de um assunto um tanto perigoso para uma campanha, e utilizar um senhor de idade como representante do "barbeiro" não é preconceituoso???? ñ sei não, mas eu achei falta de respeito!
ResponderExcluirMari
oi mari,
ResponderExcluirposso concordar com você se considerar que toda forma de esteriotipo cai numa visão preconceituosa.
alias, a publicidade em si é sempre preconceituosa.
mas resposta pronta? não entendi. apenas deixei minha opinião como resposta ao comentário do Toni, assim como estou fazendo para você agora...
Oi Pessoal, eu sou a Sylvia Ferrari e trabalho na área de comunicação da MAPFRE seguros.
ResponderExcluirAchei bacana a preocupação de vocês quanto ao mote da campanha, pois na época do planejamento tivemos essa preocupação tbm e no fim decidimos manter o "barbeiro" para estimular, de forma bem-humorada, a cidadania e o respeito nas relações de trânsito, ressaltando a importância de uma condução mais segura e atenta, além de tentar contribuir para a redução no número de acidentes, mal que, somente no ano passado, fez cerca de 40 mil vítimas no Brasil.
A MAPFRE já desenvolve um trabalho de anos na área de prevenção de acidentes e educação viária (os projetos estão no site da nossa fundação www.fundacaomapfre.com.br) e neste momento decidimos tratar do assunto com um pouco mais de leveza.
posso explicar para vocês com mais detalhes a questão do regulamento da campanha para a premiação do cases e da escolha do personagem. meus contatos estão em http://meadiciona.com/syferrari
Abraços,
Mariana,
ResponderExcluirMe perdoe mas essa postura de achar "perigoso" falar e brincar com assuntos como barbeiragem, ou rotular uma veinculação como preconceituosa apenas por utilizar-se de ícones de conhecimento comum ,como no caso o barbeiro velinho, aquele que conhecemos em todo bairro ou cidadezinha, é o tipo de pensamento que atrasa a publicidade, por usar de um moralismo "cri cri" e porque não dizer hipócreta que por não conseguir entender a real mensagem no contexto proposto acredita que a propaganda disvirtua valores, ELA APEAS UTILIZA-SE DO QUE JÁ EXISTE.pense nisso...