Páginas

Realidade aumentada: Skol Sensation e Vectra GT

SKOL SENSATION:
Na semana que passou foram publicados dois anúncios que traziam a nova proposta de publicidade interativa que foi chamada de "realidade aumentada".

Esse novo formato procura aproveitar a webcam do computador para gerar interação entre o hotsite e o usuário.

No caso do Skol Sensation o anúncio convidava o leitor a visitar o hotsite do evento e posicionar o logo da marca em frente à webcam. Quando isso ocorria na tela aparecia uma animação sobre a logomarca, conforme mostra o imagem abaixo.



Proposta muito semelhante ao modelo utilizado pela Samsung na campanha do celular Omnia, como descrevi num post anterior.

Esse novo formato publicitário segue o conceito "creating time" em que o objetivo é ampliar o tempo de interação com a marca.

VECTRA GT 2009
Já a Chevrolet lançou na mesma semana uma campanha para o Vectra GT 2009 que considerei bem mais inteligente.

Na peça também aparece um símbolo que deve ser posicionado frente à webcam ao acessar o hotsite. Porém desta vez ao invés de apenas mostrar um novo elemento no vídeo, o símbolo é, na verdade, o controle do volante de um carro.

Ou seja, no hotsite há um jogo de corrida em que você é o piloto e o volante é controlado através dos movimentos reais feitos com o anúncio. Bem mais inteligente e atraente, não?


E aqui vai o anúncio impresso:

5 comentários:

  1. Detalhe: queria saber porque diabos traduziram "augmented reality" (http://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_reality) para "realidade AUMENTADA" em português.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente por que essa é a tradução correta amigo.

    ResponderExcluir
  3. Traduziu-se "augmented" ao pé da letra.

    Tem origem no latim "augmentum", e entre seus significados, consta "suplementar".

    Perde-se todo o sentido no português usando "realidade aumentada", quando na verdade quer indicar uma realidade que conta com recursos tecnológicos, ou seja, suplementos.

    ResponderExcluir
  4. O termo existe em portuguës como "realidade aumentada" há pelo menos dez anos (fiz um trabalho de faculdade sobre isso em 1999). É até engraçado ter virado moda hoje.

    E não vejo porque "suplementar" seria melhor que "aumentada" nesse caso, você está reclamando à toa.

    ResponderExcluir
  5. Peter4:17 PM

    Olá eu vi no evento da Quatro rodas experience uma ação da Playboy em realidade aumentada, muito bacana, você interagia com as coelhinhas...

    Quem desenvolveu foi a ABCZ Comunicação no site www.arexperience.com.br, inclusive lá tem um exemplo para imprimir e ver como funciona...

    abs

    ResponderExcluir