Páginas

Ação com influenciadores das redes para o lançamento do Zenfone 2


Para o lançamento do Zenfone 2 da Asus, foi criada a campanha "Fenômeno Z" que conta com - entre outras peças de comunicação, um hotsite: fenomenoz.com.br.

Além da ação de lançamento propriamente dita, uma parte da campanha envolveu também uma ação teaser nas redes sociais: hoje (19/08/15), um dia antes do lançamento oficial, as redes sociais, principalmente o Instagram, amanheceram repletas de publicações com formato muito parecido: todas anunciando o novo produto.

Um número razoável de personalidades e influenciadores das redes foram convidados a publicar posts todos muito semelhantes: uma foto selfie com a caixa do produto na mão, mostrando que ganharam de presente o produto para avaliação. No texto, todos também ressaltavam os mesmos diferenciais: a câmera de 13MP e se tratar do único smartphone com 4Gb de RAM. Todos os posts seguiam com as hashtags #zenfone2brasil e #fenomenoz.

Particularmente não gosto da padronização criada para o conteúdo dos posts. Acredito que tirar o caráter de "propaganda" e deixar cada um escolher como envolver o produto em seus posts soaria mais natural e menos disruptivo.

De qualquer forma, entendo que a ação foi capaz de gerar uma boa repercussão por convidar todos a publicarem no mesmo dia e período, o que ajudou a garantir o impacto de mídia e a frequência desse impacto.