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A nova tecnologia NFC aplicada em ações publicitárias

NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia de comunicação semelhante ao RFID (Radio-Frequency IDentification) porém, com um alcance de comunicação bem menor.

O NFC já começou a aparecer nos modelos mais novos de smartphone. Em resumo, pode-se dizer que é uma tecnologia de comunicação sem fio, assim como o wi-fi e o bluetooth, porém ele não pretende substituir nenhum dos dois pois sua proposta é diferente. Para ocorrer a troca de informação entre dois dispositivos, é preciso deixá-los bem próximos.

O smartphone equipado com NFC pode trocar informações com outros celulares ou também aparelhos receptores e pequenos chips carregados com informações.

Lá fora os celulares equipados com NFC já são utilizados para realizar pagamentos e aos poucos substituem os cartões de crédito.




Podem também ser utilizados em conjunto com adesivos/chips (tags) que são programados pelo usuário. O video abaixo ensina como fazer:




NFC na publicidade
Infelizmente ainda são poucos os celulares vendidos no Brasil que suportam essa tecnologia e portanto, qualquer campanha publicitária que considere o uso do NFC irá atingir um número muito pequeno de pessoas. Ainda assim, em 2013 foram criadas algumas campanhas no Brasil bem interessantes que utilizaram essa tecnologia:

Revista Billboard Brasil
Em junho/13 a agência Ogilvy criou para a Billboard Brasil uma ação que ficou conhecida como "O fim da revista silenciosa". A capa da edição do mês trazia um adesivo (tag) de NFC. Quando um smartphone equipado com a tecnologia era posicionado sobre a capa da revista, ela acionava uma playlist da Billboard e tocava música. Acompanhe como foi no vídeo:





Hellmann’s
Entre março e abril/13 a CuboCC criou para Hellmann’s a ação "Near Food Communication". Carrinhos de supermecado equipados com um dispositivo de NFC permitiam aos consumidores consultar uma tela que indicava sugestões de receitas com maionese e o produto da gôndola por onde o consumidor passava.




OBS: esse post foi desenvolvido com a colaboração da Denise de Cássia (da Agência96) que recentemente escreveu uma dissertação de mestrado em que cita as novas tecnologias de comunicação aplicadas em ações de promoção.


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