Páginas

Um pequeno aparelho que pode amplificar o uso do Skype


O Skype já é um serviço de comunicação um tanto popular. Imagino que você seja usuário. Acredito também que você saiba que além da comunicação por voz com outros usuários, você também pode efetuar ligações para telefones fixos e celulares, mediante a compra de créditos no site, já que nesse caso há cobrança por minuto.

Porém poucos utilizam esse recurso no dia-a-dia, pois ter que ligar o computador e conversar com fone de ouvido e microfone é pouco prático.

Por conta disso, existem já alguns aparelhos telefônicos que substituem a necessidade do computador. Ele próprio é conectado na rede e faz o login no Skype. Mais prático, mas ainda assim é necessário manter dois aparelhos telefônicos, um do Skype e outro da linha fixa tradicional.

Para resolver esse problema, há um pequeno aparelho, muito mais prático, porém infelizmente pouco difundido no mercado.

O FreeTalk Connect.Me é vendido por enquanto somente nos Estados Unidos ao custo de $49,90 dólares. Ele permite que você utilize seu aparelho de telefone comum para realizar ligações tanto pela linha telefônica quanto pelo Skype.

A instalação é simples, você liga ele na tomada elétrica e conecta três cabos: a rede de internet, o cado da linha telefônica e o cabo do seu aparelho telefônico. Aqui em casa liguei o FreeTalk com o meu aparelho sem fio que possui 3 ramais independentes.

Feito isso, basta apenas na primeira vez, acessar pelo computador as configurações do aparelho para indicar os dados de login no Skype.

Agora, quando pego qualquer um dos aparelhos telefônicos dos cômodos da casa ele já aciona de imediato o Skype. Basta eu digitar o número de telefone ou celular e ele completa a ligação via Skype. Se eu digitar "#" antes do número, ele faz a ligação usando a linha tradicional (você pode configurar para que a linha telefônica seja a principal, se preferir).

Tenho também um número online no Skype e assim, se alguém ligar para esse número online, os aparelhos de casa irão tocar, como se fosse uma linha telefônica comum.

Sem dúvida, esse recurso amplifica o uso do Skype e dá mais liberdade para optarmos entre a linha telefônica tradicional e a ligação via Skype.

Quais as vantagens?
O Skype é um desses novos produtos que surgiram no mercado na última década que utiliza não só o meio digital, mas que também foi inteiramente desenvolvido sob a lógica da cultura digital, que envolve a "colaboração" e o "compartilhamento".

No caso específico do Skype, ele consegue oferecer um custo mais barato de comunicação pois não depende de uma infraestrutura cara e que exige constante manutenção. Ele utiliza parte dos recursos das redes dos próprios usuários que estão online para montar sua infraestrutura de comunicação (colaboração/compartilhamento). Assim, seu custo de manutenção é bem reduzido.

Apenas como ilustração, para quem mora em São Paulo como eu, uma ligação DDD para um celular de Maceió, custa cerca de 0,78 por minuto na linha telefônica tradicional. Já uma ligação para um celular localizado na França custaria 1,47 por minuto (valores informados pela Vivo em jan/2013).
A partir do Skype, a ligação para um celular de Maceió (ou qualquer outro lugar do Brasil) custa 0,62/min. Se for um fixo o custo é de 0,16/min. Para um celular na França o custo é de 0,58/min.

É por essa razão que as próprias operadoras de telefonia estão investindo mais em oferta de serviços de dados e telefone voip (via internet). Com a ajuda de aparelhos como esse FreeTalk Connect.Me, logo o Skype se tornará um forte concorrente para as operadoras de telefonia.



2 comentários:

  1. Ola... Ta mas, existe uma forma de comprar esse aparelho no Brasil, algum site confiavel que faça entrega corretamente?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, o melhor é trazer quando fizer uma viagem até os EUA.
    Você pode comprar na AMAZON - http://www.amazon.com/FreeTalk-FREETALK-1200-Connect-Skype-Adapter/dp/B005H3WCFG - ou em outros sites online, mas vai pagar a taxa de importação quando a encomenda chegar.

    ResponderExcluir