Páginas

#EraDaExposicao em seu limite máximo

Quem possui o aplicativo Google Maps instalado em seu celular já deve conhecer o recurso do Google Latitude, que permite indicar sua posição geográfica para os amigos pré-selecionados.

A nova versão desta ferramenta de geolocalização trouxe algumas novidades que colocam à prova os limites da privacidade.

Um deles é o History Dashboard. Uma página com estatísticas do seu histórico de locomoção geográfica. Ao acessar essa página você pode ver informações como: quantidade de horas que você ficou no trabalho ao longo da semana e total de horas que ficou em casa; qual lugar você costuma ir com frequência aos domingos; ou se preferir, pode conferir todos os lugares visitados nos últimos dias. Também pode checar todos os lugares por onde passou nas últimas viagens que fez.

Para concorrer com o Foursquare, agora também é possível fazer "check-ins" pelo celular ou deixar que ele faça automaticamente. Basta baixar o aplicativo em seu celular usando este link: http://m.google.com/checkin.

Outra novidade são os widgets que acompanham a nova versão do Google Latitude. Um deles permite publicar na web um mapa indicando sua posição geográfica captada pelo GPS do celular. Abaixo uma ilustração do app e aqui o link para ver a lista de apps: http://www.google.com/latitude/apps





Uma reflexão interessante a se fazer é que para nós parece estranho e perigoso tornar pública essa informação. Porém em outras culturas isso não é necessariamente considerado tão grave. Tudo depende das características da cultura de cada sociedade.

Por fim, vale deixar claro que tudo isso pode ser "desabilitado", nas configurações do Google Latitude! Ufa.