Páginas

#EraDaExposicao em seu limite máximo

Quem possui o aplicativo Google Maps instalado em seu celular já deve conhecer o recurso do Google Latitude, que permite indicar sua posição geográfica para os amigos pré-selecionados.

A nova versão desta ferramenta de geolocalização trouxe algumas novidades que colocam à prova os limites da privacidade.

Um deles é o History Dashboard. Uma página com estatísticas do seu histórico de locomoção geográfica. Ao acessar essa página você pode ver informações como: quantidade de horas que você ficou no trabalho ao longo da semana e total de horas que ficou em casa; qual lugar você costuma ir com frequência aos domingos; ou se preferir, pode conferir todos os lugares visitados nos últimos dias. Também pode checar todos os lugares por onde passou nas últimas viagens que fez.

Para concorrer com o Foursquare, agora também é possível fazer "check-ins" pelo celular ou deixar que ele faça automaticamente. Basta baixar o aplicativo em seu celular usando este link: http://m.google.com/checkin.

Outra novidade são os widgets que acompanham a nova versão do Google Latitude. Um deles permite publicar na web um mapa indicando sua posição geográfica captada pelo GPS do celular. Abaixo uma ilustração do app e aqui o link para ver a lista de apps: http://www.google.com/latitude/apps





Uma reflexão interessante a se fazer é que para nós parece estranho e perigoso tornar pública essa informação. Porém em outras culturas isso não é necessariamente considerado tão grave. Tudo depende das características da cultura de cada sociedade.

Por fim, vale deixar claro que tudo isso pode ser "desabilitado", nas configurações do Google Latitude! Ufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário