Páginas

Crowdsourcing é a bola da vez no Festival de Cannes Lions 2011

Este ano o evento mais importante do mercado publicitário terá 5 palestras diferentes abordando o conceito de crowdsourcing.

A ideia não é nova. Crowdsourcing, você já sabe, é o termo utilizado quando aproveitamos dados gerados pela própria comunidade para produzir um conteúdo. Nos últimos anos surgiram muitos serviços na internet, bem como aplicativos sociais baseados nesse conceito. O aplicativo de GPS para celular Waze é um bom  exemplo de aplicação do crowdsourcing.

A publicidade também soube aproveitar desse conceito. Somado à outros conceitos como co-criação, colaboração e interatividade, agências de publicidade passaram a criar campanhas em que o consumidor passou a ser peça-chave para a elaboração do conteúdo publicitário.

Uma das palestras sobre crowdsourcing, programadas para o Festival de Cannes deste ano será realizada por Abel Reis (AgênciaClick) e João Ciaco (Fiat). Eles apresentarão toda a estrutura e o resultado final da campanha Fiat Mio.

O projeto do Fiat Mio começou em 2009 com o lançamento de um hotsite convidando os usuários da internet a enviarem dicas e sugestões para a construção de um novo automóvel da Fiat. Desde lá foram mais de 17 mil participantes cadastrados no site e cerca de 10.500 ideias enviadas.

Foi o primeiro caso de construção de um projeto automobilístico deste gênero. Após um ano, o protótipo foi apresentado durante o Salão do Automóvel de 2010; e agora em 2011 o carro estará em exposição no Festival de Cannes Lions, enquanto Abel e Ciaco apresentam o "case" para todo o mercado publicitário mundial.

Sem dúvida nenhuma o destaque que Cannes Lions vai dar agora em junho para esse tema, fará com que mais campanhas baseadas na colaboração e no envolvimento do consumidor sejam criadas nos próximos anos.

O Festival de Cannes Lions acontece entre os dias 19 e 25 de junho (http://www.canneslions.com). Aqui vai o link do hotsite do projeto Fiat Mio: http://www.fiatmio.cc