Páginas

Sobre as rádios Eldorado FM, Estadão ESPN, Fast 89, Oi FM, Mit FM e a tal da Eldorado Brasil 3000


A semana que passou foi marcada pelo anúncio de várias mudanças no dial da rádio da cidade de São Paulo.

Acompanhando a evolução crescente das "branded radios", a Rádio 89 FM anunciou sua fusão com a marca Nestlé. A partir de amanhã (27/02/2011), a rádio passa a operar sob novo nome e slogan: FAST 89 FM, a rádio no seu ritmo (fast89fm.com.br).

A intenção é ampliar e agregar valor para a imagem da linha de produtos Nestlé Fast. Até aí, nada novo. Já temos outras rádios operando em São Paulo com propósitos semelhantes, como a Oi FM, Mit FM e Rádio SulAmérica. Em 2008 comentei aqui no blog sobre o surgimento dessas "rádios de marca".

O Grupo Estado e a ESPN Brasil também aproveitaram a semana para anunciar o lançamento da nova Rádio Estadão ESPN, que ocupará o mesmo espaço no dial da atual rádio Eldorado AM e FM e terá uma programação exclusivamente "all news". A nova rádio deve começar a operar no final de Março/2011.

Particularmente, vejo a novidade como uma excelente estratégia adotada pelo Grupo Estado e ESPN. Usar a credibilidade que essas marcas possuem pode garantir o sucesso da nova rádio e faz com que a essa rádio entre no mercado com força suficiente para brigar de frente com rádios já tradicionais na categoria "all news" como a CBN.

Porém, o que me decepcionou e motivou até um debate com outros "ouvintes" no Twitter foi a solução encontrada para a atual rádio Eldorado FM.

Ela não vai desaparecer. A promessa é que sua programação musical seja transferida para o dial FM 107.3, a partir de uma parceria de conteúdo com a atual rádio Brasil 2000. A nova rádio ganhou o nome "Eldorado Brasil 3000".

Não gostei da escolha do nome. Não gostei da parceria estabelecida com a Brasil 2000, rádio que possui público e programação musical diferente da Eldorado FM.

Tenho a impressão que os ouvintes da Eldorado FM também não terão uma boa impressão quando souberem da novidade. Vi vários comentários negativos publicados pelos ouvintes da rádio no site da Eldorado FM e do Estadão. Se notarem muitas mudanças na programação da nova rádio, é muito possível que a Eldorado Brasil 3000 não consiga sustentar o mesmo público da finada Eldorado FM.

É aí que nasce uma oportunidade para outras rádios que buscavam criar um segmento alternativo como a Oi Fm e MIT Fm. Se souberem aproveitar esse momento de instabilidade, essas rádios podem ganhar novos ouvintes.

A MIT FM e a Oi FM aparentemente possuem uma programação musical capaz de agradar os ouvintes da Eldorado FM. O que falta é apenas melhorar a qualidade da linha editorial. Não basta uma programação musical adequada. É preciso ter profissionais com experiência suficiente para agregar conteúdo para a programação. Acredito que esse é um dos diferenciais da Eldorado FM.

Patrícia Palumbo e Daniel Daibem são apenas alguns exemplos de profissionais que garantiam a qualidade do conteúdo da emissora. Será que essa qualidade será mantida na nova Eldorado Brasil 3000? Será que as rádios Oi FM e MIT FM começarão a promover mudanças na sua programação para aproveitar essa instabilidade no dial de São Paulo?



[updated 20/03/2011] 
A mudança do dial em SP já tem data: 27 de março

Hoje a rádio Eldorado FM passou a ser transmitida simultâneamente tanto em 92,9, como em 107,3 FM. Com essa atitude, fica a impressão de que a programação da rádio será mantida sem nenhuma mudança muito radical, mesmo quando a união com a Fundação Brasil 2000 estiver concluída.

Sorte dos ouvintes da Eldorado, azar dos ouvintes da Brasil 2000 que pelo visto, ficarão órfãos de rádio.

A partir do dia 27 de março a programação permanecerá apenas em 107,3 FM; e a rádio passa a se chamar Eldorado Brasil 3000.

O próximo domingo também é a data em que nasce a rádio Estadão ESPN, ocupando o dial 92,9 FM.

9 comentários:

  1. Vejo melhor chance de sucesso, já com relação a OI FM, achei muito dinheiro para fabricar uma FM lado B de inexpressiva audiência em qualquer classe.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:28 AM

    é o fim das novidades do rock em sp.
    depois da 89fm virar pop, agora a brasil2000 fica mais light com a eldorado.
    só nos resta a kiss com os seus classicos...alguem ai quer lançar uma nova radio rock?

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi do tweet do Pedro Dória, ouvintes da Eldorado apenas terão que trocar de dial. Já ouvintes da Brasil 2000, como eu, ficarão sem uma excelente rádio.

    O que é triste, visto que temos poucas rádios que voltam a sua programação para o rock (hoje, apenas Kiss FM e Brasil 2000 com programação voltada a isso em SP). A Kiss perdeu muito de sua característica original quando viu a oportunidade de abraçar ouvintes da extinta 89FM (que era rock, virou algo xexelento e agora é Fast), mas ainda mantém alguns bons programas. A OiFM até poderia substituir, mas tem uma pegada mais eletrônica.

    Enfim. Pura orientação de mercado. Uma pena, uma vez que há tantas rádios no dial e elas vão, dia a dia, ficando mais iguais. Os nichos que se virem com seus iPhones e seus torrents...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:52 PM

    Sou ouvinte da Eldorado, acho uma idéia pessíma, a Brasil 2000 tem outro perfil, como o comentário da matéria fala, e o novo nome é pessimo... Acho lamentavél esse ocorrido e o pior e não consultar seus ouvites para saber o que eles acham sobre isso.
    Pelo jeito vou abandonar de vez as rádios.

    ResponderExcluir
  5. Depois de ficar triste e deprimido com a idéia da extinção da Brasil 2000, encontrei uma forma de me consolar.


    Creio que o público da Brasil 2000 estava no limiar daquilo que podemos considerar como sendo "coisa de rádio" e "coisa que não é de rádio". Me incluo nesse público e infelizmente teremos que ficar sem uma rádio para nós, até que outra iniciativa semelhante à da Fundação Brasil 2000 surja (o que acho difícil).


    Era muito bom ter uma alternativa ao muitas vezes tedioso e previsível mp3-player-no-modo-random. Na Brasil 2000 tocava de tudo; o que eu mais gostava era o rock dos anos 90, alguns hip-hop (como as mais desconhecidas do Beasty Boys e Gang Starr) e o programa Skataplá. E, claro, muitas outras coisas que eu nunca havia ouvido e que me surpreendiam.


    Quem manda ter um gosto tão específico e sem tanta intersecção com o mainstream? Teremos que nos contentar com o fato de que no mercado não há espaço para rádios que atendam nosso gosto.


    Voltamos a ser apenas um nicho.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos..Fui ouvinte por varios anos da 89FM (Saudades!). Migrei para a Brasil 2000 e também ouço a Kiss (Pena que a Kiss não toca muito nacional). Agora as rádios estão sendo invadidas por piratas, evangélicos, sertanejos, pagodeiros, estou apenas relacionando !. Vamos ver como vai ficar...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com todos..Fui ouvinte por varios anos da 89FM (Saudades!). Migrei para a Brasil 2000 e também ouço a Kiss (Pena que a Kiss não toca muito nacional). Agora as rádios estão sendo invadidas por piratas, evangélicos, sertanejos, pagodeiros, estou apenas relacionando !. Vamos ver como vai ficar...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:49 PM

    É sempre assim, o "deus mercado" manda em tudo, muda tudo, e os consumidores, no caso nós, ouvintes, ficamos a ver navios.
    A tradição da Rádio Eldorado está sendo menoprezada, e seus ouvintes também. Fomos pegos de surpresa. Nem sequer uma discussão, uma enquete, nada, simplesmente mudaram sem dar satisfação. Gostava muito do Jornal da Eldorado porque sempre achei a CBN cansativa. Mas a nova Estadão ESPN é mais cansativa ainda em termos de notícias. O negócio é ouvir as manchetes do Jornal da Jovem Pan, que pelo menos mantem o formato há sei lá quantos anos, ou seja, respeita seus ouvintes.
    Quanto à programação da nova rádio Eldorado, vou ouvir primeiro para depois me manifestar.
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Só hoje (14/07/2013), tomei conhecimento das mudanças na Eldorado - de quem fui ouvinte cativo até me cansar do excesso de "autoestima" (quando a emissora se dizia "a melhor dentre todas as demais", etc., e perceber que não era verdade).

    Uma coisa é ser "a melhor" (e o ouvinte acreditar) e outra é ser bombardeado para acreditar nisso ou naquilo (o que é muito chato) -- até que resolvi conferir e encontrei na Antena 1 uma programação FM muito agradável, e essa história já faz cerca de 20 anos (bah! -- só agora me dei conta disso!!!), e nem passava por perto da (antiga) Eldorado.

    Ocorre que hoje, com problemas de sintonia na Jovem Pan AM (enquanto ouvia esportes), troquei o switch de AM para FM (uma fica "montada na outra) e notei as mudanças -- que para tentar entender, busquei socorro com o Google, até chegar neste blog -- que merece felicitações pela clareza e objetividade.

    Neste instante, estou ouvindo a FM 107,3 (e só para variar um pouco, estou gostando).

    Mais uma vez, parabéns ao blog.

    ResponderExcluir