Branded Radios: Oi FM, Mit FM e Rádio SulAmérica
Outra estratégia emergente de branding que aparece cada vez mais é a aquisição dos espaços de comunicação em massa.
Na verdade não se trata de uma proposta inovadora, mas de uma evolução das estratégias de branding existentes. As marcas já patrocinavam eventos e times de futebol. Alguns anos atrás além do patrocínio, as marcas começaram a adquirir os espaços de entretenimento, fazendo surgir locais como Credicard Hall (SP), Claro Hall (RJ), HSBC Brasil (SP), etc.
E agora surgem as branded radios. Somente em São Paulo já são três: Oi FM, Mit FM e Rádio SulAmérica.
A primeira a surgir foi a Rádio SulAmérica (92,1 MHz) em 2007. Seu foco é informar sobre o trânsito da cidade. Em julho chegou a Oi FM (94,1 MHz) que possui emissoras também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Uberlândia e Vitória.
A última, até agora, foi a Mitsubishi FM (92,5 MHz) que, inclusive, possui espaço para anunciantes, exceto montadoras, claro.
Sobre esse aspecto tenho um certo receio. Imaginem quando chegar a época em que rádios, canais de tv e jornais sejam administrados por marcas. Qual será a preocupação com a qualidade e isenção? Um caso polêmico envolvendo a marca será noticiado?
Claro, teremos sempre as mídias isentas das marcas, mas como acontece hoje, isso não é, de fato, uma garantia de idoneidade. É preciso perguntar-se: esses veículos idôneos que temos hoje são, afinal, sustentados por seus anunciantes e mais uma vez, como garantir então sua idoneidade?
OI FM - www.oifm.com.br
MIT FM - www.mitfm.com.br
Rádio SulAmérica - www.sulamerica.com.br/radiotransito
Mais sobre:
- Audi TV e o Branded Television
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Interessante seu ponto de vista. Não sou ingênuo de acreditar na idoneidade, porém a maioria destas branded rádios não tem um compromisso com jornalismo e sim com entretenimento. Além de não se aprofundar em debate nenhum. Acho uma boa oportunidade para a marca e para o segmento que curte o conteúdo veiculado.
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