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Crise de Imagem: a resposta da Globo para o "Cala Boca Galvão"


O fato todos conhecem: desde o início da Copa do Mundo de 2010, virou hit no Twitter a expressão "CALA BOCA GALVAO", bem como o tag #calabocagalvao.

Vale ressaltar que sempre foi costume do brasileiro, durante a transmissão dos jogos de futebol pela Rede Globo, mesmo antes do Twitter, reclamar dos comentários do Galvão Bueno. Como digo sempre, os meios digitais não são nada mais do que espelhos potencializadores do que já acontece em nosso cotidiano.

No Twitter a reclamação virou brincadeira. Foi chamada de "movimento". O objetivo: fazer a expressão "CALA BOCA GALVAO" chegar aos Trendig Topics do Twitter.

A Repercussão:
O Twitter foi de fato uma ferramenta potencializadora de um interesse coletivo. O objetivo foi alcançado. A expressão chegou aos Trending Topics e com isso, ganhou repercussão mundial.

Chegaram a exibir uma faixa dizendo "CALA BOCA GALVAO" durante a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo.

Para complementar e estimular a propagação, o blog Não Salvo, em conjunto com Nandopax e NerdsKamikaze, criaram um vídeo publicado no YouTube, com o objetivo de confundir a audiência internacional (que no Twitter questionavam o que significava a expressão "CALA BOCA GALVAO").

No vídeo publicado no YouTube, uma narração em inglês fala de um movimento para salvar uma espécie de pássaro chamado "Galvão".

Pois bem, em cerca de uma semana, toda essa brincadeira virou pauta para jornais como o El Pais (Espanha) e o NY Times (EUA).


A Resposta da emissora:
Até ontem, a rede Globo manteve-se calada sobre o assunto. Assim como fez em relação às faixas que sempre existiram nos campos de futebol brasileiros. A única ação até então, era evitar que as faixas fossem captadas pelas câmeras da emissora.

Mas o surgimento das redes sociais e o paradigma que ela traz consigo, obrigou a Rede Globo a começar a mudar seu relacionamento com a audiência.

Desde o ano passado a emissora vem experimentando novas estratégias de comunicação e relacionamento com o público. Particularmente, acredito inclusive que a Globo é a emissora no Brasil, melhor prepararada para lidar com esse novo paradigma implantado pelas redes sociais (veja aqui um outro post sobre o assunto).

Sob o ponto de vista institucional, o "CALA BOCA GALVAO" é um bom exemplo de situação de crise de imagem que surge com a era das redes sociais.

Em discussões sobre "gerenciamento de crise de imagem" e RP 2.0, é unânime a afirmação de que não se deve optar em primeira instância, por nenhuuma resposta institucional que seja agressiva, impositiva ou que tente cercear a opinião pública. Ao contrário, a melhor resolução é aquela que consegue minimizar a repercussão negativa e se possível, converter em algo positivo.

Foi o que fez a Rede Globo.

Depois de uma semana inteira sem nenhuma manifestação, o próprio Galvão Bueno começou a comentar o caso publicamente, dizendo que considerava uma espécie de homenagem.

Especialmente ontem, após a transmissão da partida Brasil x Coréia do Norte (em que aparece a faixa no estádio), o locutor conversa com o apresentador Tiago Leifert e comenta o caso. Esse material, além de transmitido pela emissora, é também transformado em uma matéria para o portal na internet da emissora.

Aqui começa a sacada da Globo, pois ao invés de calar-se, ela começa a aproveitar o assunto como pauta e tenta converter em audiência.

Logo depois da publicação online da matéria, em seus respectivos perfis no Twitter, Galvão Bueno (fake), Tiago Leifert e Casseta & Planeta comentam o caso, ajudando a divulgar o link da matéria.



No final da matéria fica anunciado que a entrevista completa iria ao ar no programa Central da Copa na noite daquela quarta.

Essa nota foi suficiente para gerar expectativa entre os usuários do Twitter que claro, naquela noite, durante toda a transmissão do programa Central da Copa, ficaram também ligados no Twitter, comentando entre si.

Em resumo, o interessante deste caso não é a estratégia para eliminar a repercussão negativa, pois grande parte do público reclamou do locutor considerar tudo isso apenas uma "brincadeira". E de fato, a repercussão negativa continua (porém foi minimizada).

O destaque fica para a capacidade da emissora em conquistar parte desse público e converter em audiência para o seu portal na internet e para o programa Central da Copa. Afinal, a luta maior atualmente das emissoras de TV é atrair o público que migrou da televisão para o ambiente digital.

Observações finais:
- No texto acima não pretendo indicar que todos os fatos são parte de uma única estratégia planejada pela emissora. Não faço ideia em qual momento houve uma ação institucional e qual foi uma atitude particular dos profissionais envolvidos. Fato é que o conjunto dos eventos surtiram um efeito positivo para a Rede Globo.

- Após a publicação desse post alguns amigos lembraram que o perfil @galvaobueno_ não é oficial. Ainda assim, foi um dos perfis que participaram da propagação da matéria da Globo sobre o caso e portanto, colaboraram positivamente para a promoção da emissora. Obrigado àqueles que ajudaram a complementar esse post!

- Hoje o programa Video Show também fez uma matéria dobre o "CALA BOCA GALVAO", prova de que a emissora resolveu apropriar-se do assunto como pauta para sua programação. Uma forma de atrair o público do Twitter para a televisão.

- Um leitor do blog deixou na área de comentários um link para outra matéria publicada no portal da Globo sobre o programa Central da Copa e a entrevista com Galvão Bueno. Nota-se que o tema gerou bastante conteúdo.

- Concordo que na entrevista durante o Central da Copa, o próprio Galvão Bueno não aparenta estar completamente à vontade.  O que indicaria trata-se de uma decisão institucional essa tentativa de apropriação  da repercussão. Mas vale mais a aposta de que no fundo, foi um encontro de iniciativas institucionais e individuais de pessoas que conhecem bem o funcionamento das redes, como o Tiago Leifert.

- Também concordo com aqueles que disseram não gostar de como a Globo ironizou  a situação. "Levar na brincadeira" não é, de fato, a melhor resposta. O público quer ser levado a sério, e não o contrário. Por isso afirmo que essa resposta não foi necessariamente a melhor, minha ênfase está mais sobre a forma como ela aproveitou para gerar audiência para sua programação.

26 comentários:

  1. Fernanda (@fefe_spa)12:32 PM

    Eric,

    Eu tinha certeza que vc escreveria um ótimo post sobre o tema. Definitivamente, faltava a sua opinião.

    Apesar de ter tido ótimos mestres na minha Graduação, lamento por você não ter sido um deles.

    Parabéns! Sucesso hoje e sempre!


    Beijos.

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  2. Anônimo3:00 PM

    Hoje a Globo publicou um video novo no site da emissora a respeito...

    http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2010/06/exclusivo-veja-o-que-nao-foi-ao-ar-na-entrevista-de-galvao-sobre-cala-boca.html

    Aproveitei e incluí o link para este seu ótimo texto no meu post a respeito:

    http://telemagia.wordpress.com/2010/06/16/tiago-leifert-galvao-bueno-e-o-cala-boca-galvao/

    Um abraço
    Tommy
    http://telemagia.wordpress.com
    http://cinemagia.wordpress.com
    http://somenteboasnoticias.wordpress.com
    http://acasatorta.wordpress.com
    http://musicamagia.wordpress.com/2010/06

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  3. Não é difícil perceber que o perfil @galvaobueno_ no Twitter não pertence ao locutor da Rede Globo, ao contrário do que a reportagem parece indicar.

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  4. O perfil @galvaobueno_ citado e linkado é fake. Usa imagem inclusive do Hubert, do Casseta, caracterizado de Gavião Bueno. Não acredito que Galvão tenha perfil oficial.

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  5. Ao meu ver a chance das outras emissoras de arranhar a Globo estava no advento da internet, não fizeram, a Globo esta fazendo, basta ver o seu portal, as suas ações para as novelas e séries e o belíssimo Mil Casmurros. Sorte deles. E viva o Galvão.

    ótimo post prof. @ppmesquita

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  6. Boa análise...
    A maioria das pessoas entendeu como uma iniciativa legal do galvão e não foi. É claro que o Galvão não levou na brincadeira e é claro que não gosta da tag CALA BOCA GALVAO.

    Mas, o sensacional nisso tudo, é ele e a Globo se renderem as mídias sociais e tentarem contornar a situação e canalisar isso como fonte de audiência, como citado por você.

    Tudo bem que foi fake o que ele disse, e ainda teve a história absurda envolvendo até Senna. Mas, mesmo assim, é a prova que a interativide (seja em meios digitais ou não) está cada vez mais presente.

    Abs,

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  7. Excelente sua análise, Eric. De fato a Globo surpreendeu e pela primeira vez eu vi a emissora assumir uma postura frente a uma manifestação pública.

    Dentre as maneiras que poderia reagir, de fato foi uma das melhores. Contudo, todavia e entretanto, ficou muito claro, até mesmo durante a transmissão com o apresentador Tiago Leifert, o constrangimento que ficou no ar, principalmente quando o apresentador falou: "vamos gente! pode falar! CALA BOCA GALVÃO"

    A globo conseguiu acalmar um pouco a crise mas ainda está longe de reverter o jogo. Cabe começar a refletir nos prós e contras de manter o apresentador no ar. O CALA BOCA GALVAO continua em primeiríssimo lugar e pela empolgação do pessoal e a surpreendente repercussão pode ir até o final da copa.

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  8. Excelente sua análise, Eric. De fato a Globo surpreendeu e pela primeira vez eu vi a emissora assumir uma postura frente a uma manifestação pública.

    Dentre as maneiras que poderia reagir, de fato foi uma das melhores. Contudo, todavia e entretanto, ficou muito claro, até mesmo durante a transmissão com o apresentador Tiago Leifert, o constrangimento que ficou no ar, principalmente quando o apresentador falou: "vamos gente! pode falar! CALA BOCA GALVÃO"

    A globo conseguiu acalmar um pouco a crise mas ainda está longe de reverter o jogo. Cabe começar a refletir nos prós e contras de manter o apresentador no ar. O CALA BOCA GALVAO continua em primeiríssimo lugar e pela empolgação do pessoal e a surpreendente repercussão pode ir até o final da copa.

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  9. Acho a Globo esperou e muito para se manifestar em relação ao caso. Acredito até que o tenha subestimado (já não é fato novo pra ninguém os comentários em relação ao galvão, seja no futebol, seja na F1) ... porém, nas midias sociais as coisas são assim, correm a velocidade da luz e os profissionais tem que ficar atentos a qualquer sinal de fumaça, antes que o mesmo vire um incêndio difícil de apagar .... E é por isso que eu acho que a emissora errou 2 vezes, principalmente num cenário de copa do mundo. Por esses motivos, a dificuldade em reverter o caso, que tomou grandes dimensões, apesar da minimização que houve.

    As providências tardias foram boas ... A sacada de ironizar (apesar de óbvia), puxar pelo twitter como pauta do programa e usar a figura do Thiago para abordagem do assunto, foram ótimas - ele é jovem e a imagem dele conversa bem com esse público, acredito eu, que seja na maioria jovem também.
    Na minha opinião, se a crise começou no twitter, é no twitter que ela deve acabar, integrar outras mídias são sim, estratégias fundamentais, porém não deve ser o foco.

    Obs. O Luciano Huck realmente arrasa, ele se saiu mto bem direcionando sua resposta em relação ao caso, ao bullyng do Serginho.

    Obs 1. Eric, vc como é a pessoa mais influente do twitter que eu conheço, faz uma campanha para acabar com essas tal de vuvuzelas? Bj

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  10. Eric, muito bacana e esclarecedor o post. A estratégia da Globo certamente é uma tentativa de conquista ao público que não consome os meios tradicionais como antes. Além disso, ter a figura do Tiago Leifert como catalisador da história e uma ponte de contato com o público foi uma escolha acertadíssima também, pelo que ele representa e por sua atividade nas mídias sociais. Abraços, Carol Terra (http://www.meadiciona.com.br/carolterra)

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  11. Há uma orquestra comemorando que a "a repercussão negativa continua (porém foi minimizada)".
    ::
    O que repercute negativamente é a campanha CALA BOCA GALVAO.
    ::
    Aos que comemoram orquestradamente pergunto: em qual escala esse vetor foi reduzido? Ou agora lidar com opinião pública é um simples joguinho impressionista?
    Se o impressionismo estiver valendo então também podemos pensar diferente, sentenciando que o aplaudido manejo de midia foi amador e ao invés de minimizar, como sugerido, ampliou o negativo pois lançaram mão de um cross infantilesco que apenas fez migrar um assunto da internet para o mass media...
    ::
    Opinião pública é sobretudo metafísica.

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  12. É "Brincadeira" alguém imaginar que poderia justificar a escalada do CALA BOCA GALVAO no TT's devido a tradução do bordão para SAVE THE GALVAO BIRDS.
    ::
    Dizer que o TT's não foi obra do povo brasileiros. Quem vai acreditar nisso? Quem não sabe o que é TT's? Mas quem não sabe o que é TT's estava antenado no assunto para falar que o assunto fosse levado ao ar? E se não estava antenado então qual é a genialidade de antenar os desantenados? Qual a lógica de atirar contra o próprio patrimönio a título de estar vacinando uma gripe que ainda não chegou e que pode nem mesmo chegar, o nome disso é paranóia.
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    Veja o link CALA BOCA GALVAO? http://ht.ly/1ZnsG
    ::
    Quem NA REDE vai acreditar que o "movimento ganhou força e rompeu as fronteiras do BR graças a uma brincadeira para enganar inglês"?
    ::
    Portanto, o manejo ampliou a negatividade e alargou a campanha, pois agora muito mais gente sabe que alguma coisa cheira mal no reino do Galvao, no reino da Globo? link again http://ht.ly/1Zk1a

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  13. É muito complexo lidar com a palavra na linguagem humana. O som que sai pela língua do homem não é apenas idioma é tb uma reptil-língua.
    ::
    Quem domina sistemas filosoficos sabe que o neoplatonismo é um grandes males da humanidade, sobretudo porque um cretino chamado plotino imaginou determinismos ao caos.
    Esse determinismo no caos é a premissa falsa do mens masse media e dos seus seguidores que encontram-se na rede a exibir os traços e as sequelas do dragão morto que ainda arrasta os seus despojos.
    Isso não deve soar como um zoar, ninguém é sequelado por conta própria. Há, houve e já está passando a zoada desse pessoal da qualidade total que vulgarizou e muito o conceito de sistema.
    Vou virar a vuvuzela não contra mais um manejo de midia da Globo, que já editou até debate presidencial, mas a vuvuzela contra os elogios que estão a fazer do "impecável" manejo.
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    Ridicula é essa postura. CALA BOCA É
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    Não tem sequer lógica imaginar que caberá na cabeça de algum tipo de audiência que a expressão CALA BOCA pode ser seja transformada em uma ordem de pagamento para SALVAR PAPAGAIOS e que isso desencadeou uma campanha que foi parar em um tal TT's...
    A frase que fica na cabeça é CALA BOCA GALVAO que ao ser dita pelo boca do Galvao muita gente deve ter até mesmo pensado, ué o Galvao tá doido, falando e ao mesmo tempo mandando ele mesmo calar a boca?

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  14. ::
    E mais, só tem um jeito da Globo Salvar o Galvao. Fatima Bernardes ao vivo dizer pro Galvao, Cala a Boca e Me Beija... porque o povão vendo a Globo mandando Galvão calar a boca vai entender que querem mesmo é demitir o Galvao.
    O jeito que @TiagoLeifert falou CALA BOCA GALVAO soou como GALVAO FUCK YOU.
    ::
    Povão é literal. Cala boca é cala boca.
    O que a Globo fez distorcendo o sentido original de uma idéia prova a decadência da mens mass media. Por isso o Cala Boca Galvao virou imediatamente o Cala Boca Globo, que pode já-já virar mais um round na briga da Record com a Globo.
    Como disse ao camarada @gravz "tentam fazer mais do que sempre fizeram, trocar o significado original das palavras. Mas há como positivar um grito de Cala Boca?"
    ::
    No mais é lamentar que o abafa evitou mais comentários sobre o quanto o jogo secreto do Dunga era fraco, e de como que só faltou o chapeu do ronaldinho gaucho para completar o uniforme Napoelão do Dunga by @aherchcovitch.
    ::
    Quem é esse time que está jogando contra a bandeira do PT? É a Seleção Brasileira??? CALA BOCA GALVAO, CALA BOCA GLOBO.

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  15. :
    Ainda ontem comentei com o @inagaki que o óbvio era o inegável e que o resto é imaginação, suplicando o salvamento de quem ainda pensa que é possível tornar o Cala Boca Galvao em Salvem os Galvões...
    ::
    Só alguma mens mass media ainda acha que um manejo de midia terá frequência para distorcer o sentido original de uma expressão. Isso ainda é possível, mas em breve não será mais pois agora estamos na sociedade da informação em tempo real e do relacionamento on line.
    ::
    Ainda tentei abrir os olhos do @inagaki "velhinho vc acha que isso ainda funciona?" Mas diante da vuvuzelesca insistência, inagakai fugiu do haikai e mostrou que o pávio de seu barril de polvora parece ser curto.
    Certo é que @ TiagoLeifert "cravou 1x1 no bolão do galvão" ainda perguntou premonitoriamente "Com todo respeito: pra que tanto respeito?"
    @inagaki lamento ter que de novo lhe informar que esse truque de trocar o sentido original é coisa da mens mass media.
    @martorelli foi preciso ao tuitar que estava "custando pra Globo entender que a época dela ser dona da verdade já foi pro caralho faz é tempo".

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  16. Acho que é bem como a DJ TATY falou. Mas discordo numa coisa:

    A crise de imagem da Toyota foi resolvida com um recall bilhonário de quase 10 milhões de veículos. O maior recall da história.

    A crise da Globo não é tão diferente. O produto que ela entrega é cobertura esportiva. Se os clientes estão reclamando de maneira tão enfática não adianta ironizar e tomar na esportiva. Isso pode comprometer ainda mais a audiência e as receitas com publicidade no horário.

    Imagine se a Toyota ironizasse que seus carros estão matando seus clientes?

    Com o perdão do radicalismo da comparação é isso que a Globo está tentando fazer, e isso só vai fazer com que a crise aumente de proporção. Assim como se ela tivesse ouvido os protestos antes não teria chegado ao que chegou.

    RECALL DO GALVAO, JÁ!

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  17. Nossa!! MUITO BOA ANÁLISE!!

    Por isso que eu digo que o Leifert é mais que "um apresentador que sabe improvistar", como diz a Patrícia Kogut. Pensei em elogiá-lo na coluna dela, mas não confio na sua capacidade crítica para perceber a grandeza deste evento!
    Ele é a maior inovação da TV Globo nos últimos DEZ anos, pra dizer o mínimo. E como a Globo dita o parâmetro de linguagem na TV aberta brasileira, pode-se calcular a importância dessa inovação. Tiago Leifert é o 'trendsetter' das próximas décadas. Dúvido que a Globo tire o Central da Copa do ar depois que terminar a Copa. Se for esperta, não tira. Acumula toda a coluna de esportes do Fantástico pra um programa DEPOIS do Fantástico.

    Também queria trabalhar com análise crítica de meios de comunicação. Sou formado em Direito e tenho um interesse natural por isso. Acho que é na linguagem de massa que está a verdadeira distribuição do poder democrático...

    Agora, como faço? Você me recomenda entrar num curso de Comunicação?

    um abraço,
    ganhaste um seguidor no Twitter!

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  18. Oi Rodrigo, acho que cada crise gera um cenário diferente e é a partir desse cenário que se deve guiar as ações que estabelecerão o passos para um plano de crise. No caso da toyota inevitavelmente o fator decorrente da crise, em primeira instancia, eram vidas, o que a agrava mais ainda, assim como no caso da fiat e tantos outros conhecidos que foram parar na midia - dessa forma não so o recall, mas assistência as famílias e outras ações são fundamentais... Não acho que de forma alguma o que aconteceu com a Globo deve ser cuidado da mesma forma, afinal são situações totalmente diferentes e crise nao tem uma regra na qual se aplica a todos os casos.

    De qualquer forma, opiniões iguais ou não, o que vale é a reflexão, a discussão e esse espaço aberto que o Eric tão brilhantemente mantém aqui.
    Bjs
    www.djtatyaguiar.com.br

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  19. Globo mandou bem, ironizou e era a única coisa a fazer: entrar na brincadeira. Não acredito que tenha demorado, pois se tivesse tido esta postura no mesmo dia que surgiu no TT, talvez naõ tivesse chegado aos jornais que chegou e tomado a proporção que tomou. O Galvão tem twitter oficial também > @galvaobueno.

    Abraços

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  20. Eric,


    Fiquei tão abismado com a sua genialidade e técnica que nao li os demais comentários. Mas fi-lo agora e gostaria de dar minha opiniao sobre essa celeuma: ironizar é bom ou ruim? Depende do contexto?

    A meu ver, essa ironia não está na mesma classe das demais ironias com o consumidor. O que houve foi uma *ALTERAÇÃO SEMÂNTICA* do trend topic "Cala Boca Galvão". Originalmente, esse "Cala Boca" seria um cala boca definitivo, um clamor pela expulsão do Galvão Bueno da Globo, um pedido de demissão por justa causa devido à vontade da maioria, o público. Através da ironia, a Globo transmutou isso em um pedido PASSAGEIRO de cala boca, no caso de uma interrupção indevida em um show, de um comentário exagerado e longo em um jogo. Isso, todos podem pedir para qualquer narrador. Uma sacada genial do Tiago Leifert! Vale a pena seguir sua orientação e diferenciar os atos institucionais dos pessoais. A Globo, como instituição, sempre adorou a lei do silêncio. É uma emissora em que não se pronuncia o nome da concorrência e até mesmo imagens potencialmente publicitárias são extirpadas de MATÉRIAS JORNALÍSTICAS! Assumir o Cala Galvão dentro da emissora, com ou sem ironia, foi um ato institucional. Mas se utilizar da ironia para mudar o *SENTIDO* do Cala Boca Galvão e seu objetivo foi uma sacada INDIVIDUAL do Tiago Leifert!
    Posteriormente, a mudança semântica foi acolhida institucionalmente pela Rede Globo!
    Mas tá *aí* a genialidade desse cara que é transmídia por natureza. Ele não é um mero improvisador como um ator do Z.É, um artista brincalhão. O cara é transmídia por natureza, é da geração multifuncional - tem uma percepção maior do público, intuitiva e também racional... além de saber futebol.
    Não é bacana ver que a Globo está mudando através de seus profissionais? Pelo que vimos nos últimos anos, um cara desses só seria concebível na Rede Globo na época do Boni...

    abraço e parabéns! :)

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  21. Gibí9:00 AM

    "Galvão Bueno começou a comentar o caso publicamente, dizendo que considerava uma espécie de homenagem."

    Ficar calado, logicamente, não seria a melhor atitude. No entando soltar uma declaração dessas é de doer, hein?! Parece conselho que mãe da ao filho pequeno que vira motivo de zoação em sala de aula.

    Enfim, pelo jeito a Globo continuará fechando os olhos para as manifestações do público. Uma espécie de ditadura televisiva, eu diria...

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  22. Se tratando de uma instituição do tamanho da Rede Glodo dificilmente uma responsabilidade dessas, seria assumida por uma so pessoa. Como eu trouxe aqui pra esse tópico, a figura do Thiago conversa bem com esse publico, e as ideias também...logo o start de "genilialidade" pode ter partido dele. Mas não so dele. Tem toda uma equipe por tras, quem acompanhou o caso, viu que a ação começou no twitter ... foi uma ação planejada e a pauta do programa certamente teve um briefing para ter exatamente a abordagem que teve.

    O próprio Boni já foi na FAAP e mostrou o trabalho da equipe do jornal nacional...grande equipe por sinal...grande trabalho...o Boni participa de tudo, é peca chave, mas não faz absolutamente nada sozinho e sem uma pauta, ate a forma de abordagem da noticia, são pre-definidas.

    Num caso como esse, acredito também que a Globo tenha um comite de crise....afinal, nao é tãodespreparada assim, pra ser líder de entre os canais abertos.

    Obs. Estou sem acentos no teclado, perdoem-me.

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  23. Para DJ TATY e outros

    O que eu creio que pode estar acontecendo aqui é reduzir essa crise a um problema de comunicação. E disso estarmos perdendo a percepção de que a comunicação é um pedaço do quebra-cabeças e não o todo.

    Uma crise de imagem não começa sozinha e do nada. E mesmo se for bem administrada também não resolve o problema sozinha. Uma crise de imagem começa num problema real e não pode ser resolvida sem uma ATITUDE real.

    No caso da Toyota isso significa um recall coordenado com ações na midia. No caso da Glogo, várias atitudes podem ser tomadas pois a emissora possui um grande time de narradores esportivos. Mas não é ironizando o problema que a crise vai acabar.

    A mensagem que foi passada pelo twitter todos estes dias é clara e é uma mensagem de insatisfação com o produto que a Globo entrega. Claro que usar um pouco de jogo de cintura para lidar com isso evita que as tensões aumentem mais. Porém, não resolve a origem da tensão que é a insatisfação com o Galvão. Aliás, esse jogo de cintura pode até distrair alguns mas inflama ainda mais outros como vimos alguns dentro deste debate.

    E é por isso que eu entro no coro:

    FODA-SE GALVAO
    CALA BOCA GLOBO
    RECALL DO GALVAO JÁ!!

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  24. Ótima análise Eric! Concordo 100% com você.
    Claro que na tranquilidade dos nossos lares, salas de aula ou escritórios poderíamos até pensar em uma estratégia ainda melhor do que a da Globo, mas considerando a situação, a dimensão que o "movimento CALA BOCA GALVAO" tomou, a tensão e os interesses envolvidos, acredito que o trabalho da Globo foi bem feito e que eles mostraram que têm sim um comitê de gestão de crises.
    O processo é bom para o amadurecimento das mídias no Brasil.
    Também comentei o fato no meu blog, e minha opinião é muito parecida com a sua.
    Grande abraço,
    Luciano

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  25. Confesso que estou surpreso, mas em especial, com o fato que não houve quase nenhuma crítica à estratégia mentirosa do papagaio. Achei errado e ruim à reputação do internauta brasileiro, pois "pedro gritou lobo", e vieram.

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