O teaser é um recurso já antigo da comunicação. Lançar uma informação mas sem detalhar, sem deixar claro do que se trata. Criar expectativa simplesmente.
O objetivo é amplificar a audiência para a mensagem que vem a seguir. Mais uma vez, as redes sociais mostram ser uma ótima ferramenta para potencializar situações assim.
Recentemente pudemos comprovar isso com o case de lançamento da cerveja Devassa. O teaser da campanha não anunciava o produto nem a garota propaganda. Lançava apenas a pergunta: "Quem afinal era a bem devassa?". A tag #bemmisteriosa espalhou-se pelas redes e inundou o twitter. Um sucesso.
Agora surge uma nova tag: #AlgoEstaNoAr. Mais uma vez, um teaser de lançamento de algum novo produto ou serviço.
Alguns blogs mencionam a possibilidade de se tratar do lançamento de um serviço de navegação mapeada por imagens em 360°, semelhante ao Google Street View.
Quem sabe é o lançamento do próprio Google Street View no Brasil. Ou nada disso.
O que se sabe é que já existe um hotsite (algoestanoar.com.br) e um perfil no Twitter (@AlgoEstaNoAr). Já existe também uma promoção, criada para estimular a propagação da tag #AlgoEstaNoAr pelas redes. O ganhador leva um MacBook Air.
Sabe-se que é possível navegar pelas ruas no hotsite. Basta clicar nas setas que aparecem no chão.
Sabe-se que na imagem 360° do hotsite existem links espalhados que levam para vídeos do Youtube.
Há também um vídeo publicado no Youtube que mostra um pequeno trecho do making-of da campanha.
Sabe-se que o registro do domínio está em nome de "Zenyu Nakamura". Porém há pouco sobre ele na internet. Talvez esse nome seja inclusive, uma "pista falsa".
O blog #Nops fez um post lançando o boato de que celebridades já comentaram o assunto. Tudo brincadeira.
Mas de qualquer maneira, sabe-se que a tag #AlgoEstaNoAr chamou a atenção de muita gente no Twitter e deve ser assunto corriqueiro nos próximos dias.
Sabe-se também que a agência que está fazendo a divulgação em mídias sociais é a Gauge, mas não se sabe quem é o cliente nem a agência que montou a campanha.
Enfim, não se sabe muita coisa. O que se sabe, sem dúvida, é que #AlgoEstaNoAr...
[UPDATED 02/07/2010] Nos últimos dias uma nova especulação surgiu na rede. Alguns comentários intrigantes no blog, e conversas que tive no Twitter, fazem concluir que possivelmente a marca responsável por essa ação seja a Citroën, e não o Google, como especulou-se no início da campanha.
Possívelmente essa ação seja um teaser de lançamento de algum novo modelo. Quem sabe o novo C5, ou mais provavelmente o Citroën AirCross, que já foi anunciado no twitter oficial da marca.
[UPDATED 04/07/2010] CONFIRMADO! "Algo Está no Ar" é mesmo uma campanha da Citroën para lançar o novo Aircross.
A marca começou a anunciar/revelar sua participação na campanha teaser #AlgoEstaNoAr. Nesta segunda fase da campanha, o hotsite traz imagens em 360o dos detalhes internos e externos do carro.
A criação e realização da campanha é de autoria da agência Rumba, que contou com a participação da Gauge na propagação pelas redes sociais. Em duas semanas, o hotsite chegou a mais de 100 mil acessos e o perfil no Twitter chegou a quase 2 mil seguidores.
QUEM MAIS FALOU SOBRE:
- Concorrente do Street View está chegando ao Brasil?
- Algo está no ar...
- Algo está no ar?
- Algo está no ar: São Paulo em 360 graus
Caraaaca, bem loko! Só não faço idéia do que seja...
ResponderExcluirAquela propaganda na parede, acho que é uma alusão ao Cruzeiro Negro (La Croisière Noire), expedição africana, como uma missão econômica, humanitária, científica e cultural, nos anos 20.
ResponderExcluirTem também o alpinista gaúcho Humberto Bazarotti, que está há duas semanas na caminhada entre Porto Alegre e o Pico das Agulhas Negras no Rio de Janeiro.
Enfim… Vai ver que nem é isso :)
Pesquisei isso que o Carlos falou de Croisere Noir na África e vi que foram umas expedições de aventura e exploração realizadas pela Citroën nos anos 20. O primeiro carro a cruzar o deserto do Saara. Olha isso: http://www.youtube.com/watch?v=n2G6kDsObN4
ResponderExcluirPutz! Mandaram muito bem! Deve ser algum lançamento de carro de aventura.
Talvez o AirCross, da Citroen, não?
ResponderExcluirIncrível! Incrível! Incrível!!! Agora aquelas mensagens no twitter do @AlgoEstaNoAr fazem totalmente sentido. Muito bom!
ResponderExcluirAcho que a Citroën é a montadora que melhor trabalha com mídias sociais no Brasil (e internet num geral). Não só por causa do relacionamento deles que é super atencioso, mas basta ver como as ações deles são super redondinhas com a história e posicionamento da marca. Loeb, André Citroën, França, Ralis, Aventura, Cultura, Estilo ... Sigo o twitter deles a um tempo, e sinceramente sofri uma lavagem cerebla. Quero um Citroën.
ResponderExcluir