Páginas

[updated] 2 em 1: Portabilidade da Claro e Motorola Dext c/ Android


Continuando a proposta de avaliar todas as operadoras de São Paulo, hoje solicitei a portabilidade numérica para transferir meu celular da Oi para a Claro. Aproveitei também, para adquirir com desconto (o aparelho saiu por R$589), o novo Motorola Dext, o primeiro com o sistema Android que possui teclado físico. Cerca de 3 meses atrás fiz uma experiência semelhante, transferindo meu celular da Tim para a Oi.

Operadora Claro:
Assim como todas as outras operadoras, ouvi muitas reclamações sobre o serviço de atendimento da Claro, por isso optei por fazer a compra diretamente em uma loja da Claro, assim como fiz no caso da Oi.

Na primeira loja em que estive, o atendente parecia um pouco perdido. Ele desconhecia, por exemplo, um pacote que oferece 50 min. gratuitos de videochamada para 6 números pré-selecionados. Desisti da compra. Hoje fiz uma segunda tentativa.

Fui armado dos documentos necessários (RG, CPF, comprovante de residência e última conta da operadora). Em cerca de 40 min fiz todo o processo e saí com o novo Motorola Dext na mão, já funcionando através de um número provisório.

Desta vez o atendente agendou a conclusão da portabilidade para exatos 5 dias, marcou inclusive uma hora exata para acontecer. Avisou que eu ficaria 2 horas "fora do ar". Na experiência anterior também fui alertado dos 5 dias e destas 2 horas "fora do ar", porém a transferência ocorreu no final do 3o dia, e na manhã seguinte eu já estava utilizando a nova operadora.

Vou aguardar os próximos dias, e assim que tiver novidades, faço um update deste post, comentado a conclusão da transferência, bem como a qualidade do serviço e do acesso 3G.

[UPDATED 02/12/09] Conforme programado, na noite do quinto dia, o chip da Oi parou de funcionar e cerca de 2 horas depois eu já recebia as ligações no meu novo chip da Claro.

Sobre a qualidade do serviço, tanto o serviço de voz como a internet 3G funcionaram muito bem nestes primeiros 5 dias de uso aqui nas regiões de Higienópolis, Pacaembu, Perdizes e Pompéia.

Aparentemente a velocidade e qualidade do 3G da Claro e da Oi são equivalentes, mas na questão financeira, a Oi possui planos de 3G com melhor custo/benefício.


Motorola Dext:
Em setembro comentei neste blog que o sistema Android era a grande aposta das operadoras para este Natal. No post apresentei os três lançamentos prometidos: HTC Magic, Motorola Dext e Samsung Galaxy i7500.

Escolhi o Motorola Dext por ser o único com teclado físico (uma preferência pessoal). Mas além disso ele possui o tal recurso MotoBlur, o principal diferencial da Motorola.

É preciso lembrar que todo Android é um sistema completamente dependente do acesso à internet. Assim como o iPhone, sua característica são os diversos aplicativos que podem ser baixados da internet.

Mas o recurso MotoBlur faz do Dext um aparelho específico para um público: os frequentadores das redes sociais. Em resumo, o MotoBlur possui 2 pontos cruciais:
1 - um portal na web que traz alguns serviços como a sincronização da lista de contatos, um indicador da geolocalização do aparelho, a possibilidade de apagar todos os dados remotamente em caso de roubo, etc.
2 - uma ferramenta na interface do celular que permite cadastrar diversas redes sociais (Twitter, Facebook, MySpace, Picasa, etc) e faz com que logo na tela inicial do celular já apareçam todas as mensagens enviadas a você. Também há um campo para atualizar seu status em todas as redes de uma só vez.

Ou seja, a tela de entrada do Motorola Dext foi desenhada para atender as necessidades daqueles que usam com frequências essas redes.


Campanha de lançamento:
Por conta deste público-alvo, a Motorola realiza amanhã uma ação de mídia social para o lançamento do aparelho.

No passado a LG já fez diversas experiências semelhantes, envolvendo a experimentação de seus aparelhos. No caso do lançamento do LG Renoir, um grupo de blogueiros foi convidado para passar um final de semana no litoral de São Paulo, experimentando todos os recursos do aparelho. Uma mistura de Branded Experience e Social Media.

Amanhã a Motorola aparentemente fará algo semelhante. Um grupo de autores de blogs que falam sobre Comunicação e Tecnologia foram convidados para um evento de lançamento. Lá cada um ganhará o novo Motorola Dext para conhecer e experimentar. Depois levarão pra casa o aparelho de presente.

No Twitter alguns usuários já comentaram que receberam o convite, entre eles estão: @rafaelziggy, @nandokanarski, @papodehomem, @marcogomes e @danikoetz.

O dj convidado para tocar é o Maestro Billy (@maestrobilly). Só por esse motivo já posso imaginar que será uma festa em tanto!

Não tenho mais informações sobre o evento, mas sem dúvida durante essa sexta mais notícias surgirão pelo Twitter, Facebook, etc, etc. Para acompanhar, siga a tag #blurhour.

[UPDATED 02/12/09] Cerca de 100 pessoas foram convidadas para o evento. No twitter os comentários elogiaram tanto o aparelho quanto o evento em si. Clique aqui para ver algumas fotos.



Mais sobre:
- Portabilidade: já é hora de trocar de operadora?
- Motorola Dext com MotoBlur – Hands On


Crédito da foto: danikoetz

Um comentário:

  1. haja up-date para um único post!
    p.s. dá pra ver o inagaki com cara de choro na foto do evento, hahahaha

    ResponderExcluir