Páginas

Operadora de celular "branded"


A evolução foi rápida. Começamos com a moda do Branded Content, em que programas de TV, rádio, cinema e afins eram não só patrocinados, mas totalmente idealizados por uma marca. Também conhecidos como Branded Entertainment, esses produtos mostraram a possibilidade da "publicidade incorporada ao conteúdo". Talvez o exemplo mais famoso sejam os curtas da série "The Hire", produzidos por diretores de cinema renomados para a marca BMW, em 2001/02.

Algum tempo depois, as marcas começaram a investir ainda mais nesse espaço e surgiram as Branded Radios. Em 2008 escrevi um post em que comentava o surgimento em São Paulo da Oi FM, Mit FM e Rádio SulAmérica.

Também já existia lá fora as Branded Televisions, como a Audi TV. E claro, não podemos esquecer das tradicionais revistas personalizadas para marcas/produtos que hoje talvez já estejam chamando de Branded Magazines.

Enfim, notem que "branded" é moda. E cada vez mais as marcas ocupam os meios de comunicação.

Quem olha para esse cenário não se assusta com as notícias que começaram a circular: o Pão de Açucar será a primeira marca no Brasil a lançar uma operadora de celular virtual.

Nos EUA esse modelo é conhecido como MNVO (Mobile Network Virtual Operator). Lá existe hoje em operação a Virgin Mobile USA.

Aqui, aparentemente muito em breve, poderemos comprar chips pré-pagos do "Pão de Açucar Celulares". Sem dúvida uma estratégia de comunicação interessante, mas que acredito ser adequada somente quando o posicionamento da marca casa com esse formato.

É provável ainda que as marcas ofereçam esse produto apenas por um tempo determinado, pois o modelo de negócios consiste na compra de um grande pacote de uma operadora de celular e depois a revenda para os consumidores da marca, ou até oferecer gratuitamente pequenos pacotes de minutos aos seus clientes, trocar por créditos de fidelização, etc, etc.

Para a publicidade, nasce mais um espaço de branding ainda sem nome, quem sabe chamem de Branded Mobile Network.



MAIS SOBRE:
- Pão de Açúcar se prepara para virar operadora de celular
- O Pão-de-Açúcar será operadora virtual de celular
- País terá operadora virtual de celular