Influenciadores da comunidade de consumidores de Doritos, personalidades das redes sociais e mais algumas outras pessoas-chave estão recebendo pelo correio uma caixa misteriosa.
Dentro, apenas um nacho de Doritos. Não há qualquer indicação ou mensagem. Ao comer o nacho, o consumidor assíduo provavelmente notará que o tempero retomou as características da sua primeira versão, mas nada mais além disso.
Acreditando que a internet é um espaço natural do público-alvo, essa campanha deixa, propositalmente, um clima de dúvida e inquietude, esperando que aqueles que receberam o tal nacho resolvam, por conta própria, pesquisar na internet mais informações.
E finalmente, ao acessar o site oficial de Doritos wwww.doritos.com.br, é possível identificar a continuidade da ação.
O site oficial foi substituído por uma única tela com a imagem da caixa que foi enviada para as pessoas. Há apenas a mensagem: "Qual você gostaria que fosse a próxima surpresa de Doritos?".
No formulário que acompanha a mensagem você indica seu nome, endereço de e-mail e ao digitar uma mensagem, percebe-se que o texto digitado é substituído por uma outra mensagem pré-programada pelo sistema.
Faz parecer que foi você quem digitou aquela mensagem. Em seu conteúdo ela diz que você gostaria de ver o Doritos original de volta. Pronto! Dessa maneira peculiar a campanha mostra para essas pessoas que o próximo lançamento da Doritos será, na verdade, um re-lançamento do sabor original.
Para completar, por e-mail é encaminhada uma mensagem proveniente do suposto "SAC" da empresa, informando que a sua solicitação foi aceita.
Perceba que aqui há estratégias de mídias sociais misturadas com pequenas referências do ARG (alternative reality game) para envolver e estimular o público a buscar mais informações sobre a ação.
Parece ser bem interessante, não digo inusitada, mas usando todas as ferramentas, ficou interssante. mas, fica a pergunda como foi feito esse seleção do público-alvo?
ResponderExcluirBjs,
Lí
utilizar os recursos da internet para promover campanhas e produtos é algo que muitas empresas no Brasil têm deixado passar, infelizmente. Fico muito contente quando vejo esse tipo de manifestação como a do Doritos, onde a interatividade é a chave da divulgação
ResponderExcluirNossa, me deu até vontade de comer Doritos!
ResponderExcluirAdorei o post, muito interessante.