Páginas

Portabilidade: já é hora de trocar de operadora?


Logo no início das operações de portabilidade numérica em São Paulo, fiz um post em que recomendei aguardar um pouco, já que a estrutura era nova e os números de pedidos iniciais seria grande. Acreditei que haveriam erros e atrasos no processo de transferência do número de celular ou fixo de uma operadora, para outra.

Alguns meses se passaram e resolvi eu mesmo solicitar a portabilidade numérica do meu celular, para avaliar e conferir o processo de portabilidade. Pedi a transferência para operadora Oi que chegou recentemente em São Paulo e assim, também poderia conferir a qualidade da rede da Oi e o seu serviço de acesso à internet 3G.

Vamos lá:

PORTABILIDADE
Fui até uma loja Oi com RG, CPF e comprovante de endereço em mãos para solicitar a transferência do meu número de celular. O processo na loja é rápido; e o atendente informou que o prazo comum é de 5 dias úteis, porém haviam casos que foram conluidos em 3 dias.

Saí da loja com um chip da Oi ainda inoperante, enquanto meu chip da Tim continuava a funcionar normalmente. Já na manhã do terceiro dia, o chip da Tim não tinha mais sinal e o da Oi passou a funcionar. Fui avisado que eventualmente nenhum dos dois chips funcionaria por algumas horas durante a transferência mas se isso ocorreu, foi enquanto eu dormia.

Ouvi comentários que na operadora Vivo o processo de transferência também acontece no prazo de 3 a 5 dias. Porém na Vivo você já sai da loja com o chip novo, operando sob um número de celular provisório. Assim o processo de portabilidade fica completamente transparente para o usuário final.

Uma recomendação: prefira solicitar a portabilidade pessoalmente ao invés de optar pelo telefone. Ouvi o relato de uma pessoa que solicitou a troca de operadora, porém quando o pedido é feito por telefone, é necessário esperar a entrega do novo chip em casa. No caso desta pessoa, o novo chip demorou mais de 10 dias para ser entregue.


OPERADORA OI
Em São Paulo a Oi começou a operar há pouco tempo. Por conta disso há pouca informação sobre a qualidade do serviço.

Logo que meu chip Oi começou a operar, ele indicada apenas o nome "Oi". No dia seguinte eu solicitei a ativação de um pacote 3G; e a partir de então meu celular indica uma nova rede chamada "3G Oi".

Quando estava ainda na rede tradicional "Oi", notei que ao percorrer por diversos bairros de São Paulo num mesmo dia, o sinal desaparecia com bastante frequência, mas logo retornava. Porém depois que passei a utilizar a rede "3G Oi" essa instabilidade diminuiu.

De qualquer maneira, acredito que a rede da Oi ainda esteja em fase de expansão e a instabilidade seja mais frequente que em outras operadoras. Esse foi um risco que já tinha assumido, ao escolher essa operadora.

Já o serviço 3G considerei bastante satisfatório. Todas as vezes que utilizei durante essa primeira semana, a velocidade foi boa, fiz inclusive um streaming de vídeo com certa agilidade. De qualquer forma, particularmente acredito que não se trata de nada muito superior aos concorrentes, mas atende minhas necessidades.

CONCLUSÃO
Vejo que hoje o processo de transferência já ocorre com certa tranquilidade. As operadoras também já começaram a briga comercial, oferecendo diversas ofertas para atrair novos clientes.

Se você está insatisfeito com sua operadora, acredito que vale a pena avaliar os planos da concorrência e experimentar uma outra operadora. Caso não agrade, você pode imediatamente trocar para outra ou voltar para sua operadora antiga. No caso da Oi por exemplo, não existe qualquer contrato de fidelidade, pode-se cancelar o serviço a qualquer momento. É importante observar esse detalhe durante o contrato.

Essa recomendação só não vale para quem possui um plano antigo, pois nesse caso é preciso considerar se realmente haverá vantagem econômica na transferência, já que em geral, o custo por minuto excedente dos novos planos é bem superior ao valores praticados alguns anos atrás.

Para encerrar, aviso que ouvi muitos comentários sobre a deficiência do telemarketing e serviço de pós-vendas de todas as operadoras do mercado. Acredito que esse é um ponto em que o consumidor não tem para onde correr. Ainda não há nenhuma operadora no mercado que ofereça um bom serviço de suporte ao cliente eficiente. Esse não pode ser o seu critério de escolha, pois tenho certeza que você ficará frustrado com qualquer operadora que escolher.


Caso tenha alguma experiência que queira compartilhar, deixe um comentário nesse post!


Crédito da foto: William Hook (creative commons)