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#modismo: balloon e light painting

Antes: o termo "modismo" não deve ser lido aqui de forma pejorativa. Em outro post já falei da sua diferença com o plágio. No caso do modismo acontece uma espécie de referência coletiva inconsciente. Numa mesma época, diferentes campanhas utilizam referências imagéticas semelhantes. Algumas vezes por conta de um novo recurso tecnológico que surgiu, mas outras apenas por impulso espontâneo.

No passado citei o caso do splash de água (líquidos em suspensão) utilizado em campanhas como da Grendene e da Bacardi. Agora aparecem o balloon e o light painting.


BALLOON
Principalmente no caso de logomarcas, é o modismo que utiliza como referência os balões de pensamento da linguagem em quadrinhos.
Em época de redes sociais, muitas empresas e sites relacionados à área de redes sociais acabam utilizando dessa referência, como por exemplo o portal Blogamos wo Yahoo Posts.


LIGHT PAINTING
Num curto período de tempo começaram a aparecer alguns anúncios utilizando essa técnica fotográfica muito curiosa. Eu mesmo já fiz algumas experiências com Light Painting (publicadas no Flickr). Abaixo o exemplo de um anúncio da HBO que faz parte de uma campanha iniciada agora no final de agosto para o lançamento do seriado "Alice".



Em junho a Claro realizou uma campanha para o Dia dos Namorados em que utilizou também da mesma técnica.

Além do anúncio impresso ela fez também o comercial para a TV que segue abaixo.

Pelo visto é capaz que apareçam ainda outros anúncios semelhantes...