Páginas

Tendências 2008: Twitter e Blogs

---------------------------------------------------------
Artigo publicado originalmente na minha coluna do portal JumpExec em 26/02/2008
http://jumpexec.uol.com.br/index.php?sub=5&land=ler&idArtigo=1726
---------------------------------------------------------

Observar o mercado e a evolução das mídias é essencial para apontar as tendências para o futuro da publicidade digital. Algumas ações realizadas no final de 2007 e início de 2008 são bons indicadores para os potenciais modismos deste ano.

A rede social de microblogging Twitter (www.twitter.com) ganhou espaço em 2007 e até o final do ano já era possível encontrar algumas empresas explorando essa rede, em geral publicando links para notícias e novidades.

Uma ação inusitada que vale a pena citar é a divulgação do seriado Gossip Girl do canal Warner Channel. Dentro da rede de microblogging foi criado um usuário (www.twitter.com/gossipgirlbr) que periodicamente publica comentários e tenta espalhar boatos sobre os personagens do seriado e também sobre outros usuários da rede social, principalmente os autores de blogs; evidentemente buscando mídia espontânea e gerar o buzzmarketing.

Outra ação interessante foi realizada pela equipe do SP Fashion Week 2007. Dentre as diversas ações de comunicação, também foi criado um usuário no twitter que mantinha informada toda sua rede de contatos sobre o cotidiano do evento.

Esses “cases” demonstram apenas o potencial dessa rede social e indicam possibilidades de aplicação em campanhas de comunicação dirigida, virais, etc.

Outra tendência que ficou evidente é a contratação de autores de blogs para ações de marketing. Em 2007 aparentemente houve um crescimento na utilização do blog ao invés do tradicional hotsite para ações de comunicação. Além disso, no final do ano surgiu um interesse na utilização da reputação e do know-how adquirido por esses autores que possuem grande visitação em suas páginas.

Desde o início da oitava edição do Big Brother Brasil da Rede Globo a revista Capricho montou um blog exclusivo sobre o tema (capricho.abril.uol.com.br/bbb8) e convidou algumas blogueiras para fazer a cobertura dentro da área exclusiva da Capricho. Também a Intel fez algo semelhante. Para realizar uma cobertura do evento Campus Party 2008, que reuniu mais de 3.000 aficionados por tecnologia, a Intel contratou cinco blogueiros que passaram a escrever no espaço corporativo da Intel durante esse período. A abertura deste blog corporativo da Intel para autores externos foi uma ação experimental e eventualmente poderá gerar frutos em 2008.

A utilização de blogueiros garante a linguagem apropriada para esse formato de comunicação e também colabora com o aumento da visitação do blog. A aparente repercussão dessas iniciativas deve incentivar outras empresas a solicitar esse novo modelo de “profissional”.

Outro fato que pode colaborar nesse caminho é a nova onda da internet de transmissão audiovisual em tempo real. Já muito utilizado lá fora, essa moda deve chegar no Brasil nos próximos meses. O próprio YouTube deve oferecer um serviço em que qualquer usuário poderá ter seu próprio canal, transmitindo imagens ao vivo pela sua webcam. Com esse recurso os autores de blogs poderão não só publicar sua opinião, mas também transmitir imagens do evento, em tempo real. O próprio evento Campus Party 2008 foi espaço para realização de diversas experiência do gênero, através de serviços gratuitos como o Justin.TV (www.justin.tv), Ustream (www.ustream.tv) e o mais recente Yahoo Live (live.yahoo.com).

---------------------------------------------------------
Artigo publicado originalmente na minha coluna do portal JumpExec em 26/02/2008
http://jumpexec.uol.com.br/index.php?sub=5&land=ler&idArtigo=1726
---------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário