Páginas

Convergência de idéias na 30a Semana da Comunicação

Os dois primeiros dias de palestras da 30a Semana de Comunicação da FAAP trouxeram ao público uma rica amostra da área de comunicação brasileira.

Arnaldo Antunes inaugurou a edição de 2007 com auditório cheio. Ao final da palestra o público teve oportunidade ainda de ouví-lo recitar alguns de seus poemas.

Outra palestra emocionante foi a de Lima Duarte, que narrou toda a sua trajetória de vida.

No campo da publicidade o que ficou evidente foi uma convergência de idéias entre os palestrantes. Todos mostraram que os novos meios de comunicação criaram um foco de orientação especial para as questões referentes à novos modelos de ação e ferramentas de marketing, bem como mídias alternativas.

Flávio Rezende (DPZ) citou a importância atual de uma sinergia entre a criação e a mídia, exemplificando com cases que utilizavam suportes de mídias inusitados.

Henrique Vieira da BG Interativa fez um painel com diferentes tecnologias que podem ser utilizadas na publicidade e permitem ao usuário um domínio sobre como e quando pretendem receber o conteúdo.

Questionado sobre o caso do ESTADÃO x BLOGs, o palestrante lembrou que a seleção do que é conteúdo relevante não será determinada por uma mídia, mas pelos próprios usuários/leitores.

Para encerrar o segundo dia de palestras, Brian Crotty (McCann Erickson) fez importantes reflexões sobre as novas tecnologias de comunicação. Através de uma palestra muito bem elaborada, ele alertou sobre a inevitável emergência de diferentes ferramentas como o Joost e o Second Life, que possuem interfaces intuitivas e permitem a interação com outros usuários. Para ele, o que falta para o sucesso de tais ferramentas é apenas uma maior banda de transmissão de dados, que não deve demorar a chegar com a entrada de novas estruturas como o wi-max.

Brian Crotty concluiu sua palestra dizendo que devido ao grande número de possibilidades de interação com o consumidor, o desafio de hoje é dominar todos esses formatos, interfaces, aplicativos e redes de distribuição para, no dia-a-dia, encontrar a melhor solução para cada caso.

Amanhã teremos logo cedo a palestra do Carlos Merigo, do blog Brainstorm#9 e da FisherAmérica e logo depois uma palestra minha em conjunto com os professores Ronaldo Entler e Fábio Lacerda sobre "Distúrbios Midiáticos", em que comentarei o caso do Asteróide Pallas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário