Páginas

Comparativo das conexões 3G, 3G+ e 4G


Para aqueles que estão considerando a possibilidade de troca do plano de celular e do aparelho para passar a utilizar a rede 4G, aqui vai um comparativo que fiz a partir de medições do meu próprio celular.
Assim, na tabela abaixo, você pode conferir a diferença entre as redes 3G, 3G+ e 4G.

Conexão
3G 3G+ 4G 4G wi-fi
Download
670kbps 3.200kbps 11.06 Mbps 23.67 Mbps 18.95 Mbps
Upload
135kbps 360kbps 5.85 Mbps 4.73 Mbps 0.92 Mbps
Data da Medição
jun/12 jun/12 jan/14 jan/14 jan/14
Operadora
Claro Vivo Vivo Claro Vivo
Local
São Paulo
(Pompéia)
São Paulo
(Pompéia)
São Paulo
(Vila Ipojuca) 
São Paulo
(Jardim Paulistano)
São Paulo

Talvez o dado mais importante seja a velocidade de download, pois é ela que influencia a maioria das atividades do uso cotidiano de um smartphone. A coluna do wi-fi é apenas para você ter um comparativo do desempenho do celular quando conectado em uma rede de wi-fi.

É importante considerar que a velocidade pode variar não só conforme sua operadora e o tipo de conexão, mas também de acordo com a sua localização e o sinal da antena de transmissão de dados. E não se esqueça que a utilização do sistema 4G exige um aparelho para a tecnologia brasileira LTE (4G) e as operadoras também exigem a troca para um plano de dados especial para o sistema 4G.

Você também pode medir o desempenho da conexão do seu celular 3G, 3G+ ou 4G, basta instalar o app Speed Test e fazer a análise de velocidade. Após realizar o teste, você pode deixar um comentário nesse post indicando qual velocidade de Download e Upload alcançados. Não deixe de dizer também qual sua localização e operadora de celular, assim você colabora com o comparativo e ajuda outros leitores do blog.

---
Crédito da foto: jimcullenaus


Nenhum comentário:

Postar um comentário