Páginas

#SubmarinoDigitalClub: nova plataforma social de literatura


Fui convidado pelo Submarino para conhecer e experimentar a sua nova rede social de literatura, o Submarino Digital Club.

Baseada numa plataforma estrangeira chamada The Copia, esse nova rede social do Submarino pretende atrair  aqueles que gostam de livros e querem compartilhar dicas. Além disso, claro, a plataforma possui e-books à venda que podem ser lidos através de um aplicativo próprio. O e-reader (leitor de e-books)  é gratuito e pode ser instalado no próprio desktop (mac e pc) ou em tablets android (em breve deve ser lançado a versão para iPad e também uma versão exclusiva para windows 7 touch).

Como toda plataforma social de literatura, o perfil de cada usuário concentra os livros que fazem parte da sua bibliografia pessoal. No Submarino Digital Club ficam registrados todos os livros digitais que você comprou, mas é possível também registrar outros livros que você possui e indicar o seu status (lendo, terminado, não lido, etc). Ou seja, é você pode montar uma relação completa dos seus livros, não apenas aqueles adquiridos pela plataforma.

Após montar a sua base bibliográfica, pode-se procurar pela rede outras pessoas com gostos similares aos seus. É uma rede social bem simples, com poucos recursos para encontrar amigos pela rede, por outro lado, o sistema possui um recurso próprio para comparar a relação entre as bases bibliográficas  do seu perfil com de outra pessoa.


Há também espaços para discussões sobre determinado livro e criação de grupos temáticos. Eu já criei um grupo chamado "Comunicação Digital e Redes Sociais". Por enquanto o grupo está completamente vazio, pois é recente, mas resolvi colocar ali uma relação de livros que costumo recomendar aos meus alunos.

Se você está à procura de sugestões bibliográficas na área de Mídias Sociais, pode aproveitar essa minha lista. Deixo aqui o convite para você participar deste grupo. Após criar o seu perfil no Submarino Digital Club, utilize esse link para acessar diretamente o grupo: http://submarino.thecopia.com/home/index.html?p=g669

Assim como em qualquer outra rede social, você também pode seguir/acompanhar o meu perfil. Aqui vai o link: http://submarino.thecopia.com/home/index.html?p=p12000027773

Há ainda o perfil no twitter que publica dicas literárias: @SubmDigClub.

Ah! E por se tratar de uma nova rede social, o Submarino Digital Club está realizando uma promoção de lançamento e oferecendo alguns e-books gratuitos para quem se cadastrar e instalar o e-reader. Dentre eles, é possível baixar gratuitamente a autobiografia do cantor Lobão ou então o livro "A Elite da Tropa 2".


OBS: Como disse no início, esse post nasceu a partir de um convite que recebi do Submarino. Ao longo das próximas semanas, farei ainda mais alguns posts comentando essa experiência.