Umagram: como estender a conversa do Twitter
Imagine que tweets corriqueiros engatem numa conversa em que 140 caracteres deixam de ser suficientes. Ou quando você quer enviar uma mensagem em particular para outro usuário do Twitter que você não tem tanto contato, que não te segue, mas que você quer convidá-lo para um evento, por exemplo.
São em situações como essas que o Umagram (http://umagram.com)se encaixa. Você escreve uma mensagem no Umagram e ele se encarregar de enviar um tweet para o destinatário, incluindo um link que só o destinatário poderá abrir para ler a mensagem.
Esse é o novo modelo de serviço - paralelo ao Twitter - que David Rostan (@davidrostan) e John Holdun (@johnholdun) pretendem difundir pelas redes sociais.
Fiz uso do próprio Umagram para conversar com David Rostan e realizar uma pequena entrevista. Abaixo uma tradução livre das respostas enviadas pelo David:
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- Quem são os criadores do Umagram?
David Rostan é o fundador e CEO. Ele trabalhou com Estratégia de Marketing empresas que fizeram parte da Fortune 500. Nos últimos 3 anos trabalhou em start-ups; a mais recente é socialyell.com, uma comunidade para corporações socialmente responsáveis.
John Holdun é o CTO. Quando ele era estudante de Artes, John percebeu que a sua paixão era criar coisas úteis na internet – é o que ele tem feito desde então. John também faz discotecagens em seu tempo livre.
- De onde surgiu a ideia do Umagram? O que inspirou vocês?
[David] Quando comecei o SocialYell, frequentemente precisava entrar em contato com jornalistas, influenciadores das mídias sociais e marketeiros de marcas famosas. É muito difícil encontrar e-mails ou qualquer contato direto, mas conseguia facilmente encontrá-la no Twitter (ou mesmo LinkedIn).
Uma vez eu encontrei uma pessoa no Twitter, mas não tinha como enviar uma mensagem privada – com instruções detalhadas, fotos ou uma informação. Hoje Umagram é um produto mais robustol, mas este foi seu conceito inicial.
- Porque Umagram? Qual o significado?
[David] “Uma” é a personalidade do site. Ela é uma personagem fictícia que ajuda nossos usuários a resolverem problemas reais de comunicação e networking. A combinação de “Uma”e “gram” é uma referência à palavra “telegrama”.
- Qual é o seu objetivo e principal diferencial?
[David] Nosso objetivo é permitir benefícios comunicacionais mútuos e relacionamento entre duas pessoas que talvez não tenham conexões próximas. Nós removemos o obstáculo do “spam”, permitindo que as pessoas façam contato com quem não faz parte de seu círculo social (networking). Umagram é diferente de outras redes sociais ou ferramentas porque nós não limitamos mensagens apenas para a sua rede de contatos. Claro, é um jeito divertido de conversar com amigos ou grupos, mas o maior diferencial é contatar pessoas de uma forma privada.
- Para quais finalidades o Umagram pode ser utilizado?
[David] Umagram é útil para pessoas que querem transformar conhecidos da sua rede social (por exemplo, seus seguidores do Twitter ou alguém que você retuitou uma vez) em uma relação mais produtiva, através de mensagens privadas. Também é uma ótima ferramenta de serviço ao consumidor e marketing para companhias e indivíduos que querem ter uma conversa privada com usuários que mencionaram determinada marca no Twitter. É uma ótima maneira de lidar com uma reclamação no Twitter, por exemplo.
- Existe algum plano para desenvolver versões em outras línguas?
[David] O Umagram é utilizado em muitos países – mais do que imaginávamos! Nós não lançamos em outras línguas, mas o uso feito pelas pessoas ao redor do mundo está definitivamente nos levando a pensar sobre. Pode não ser num futuro imediato, mas nós estamos tentando aprender as necessidades da nossa audiência que não fala inglês. Por exemplo, nós não sabemos se em certas regiões faríamos apenas a tradução do site ou se adicionaríamos funções particulares adequadas às necessidades daquele determinado público. Nós agradeceríamos receber um feedback sobre isso dos nossos usuários!
- Como você pretende divulgar a ferramenta?
[David] Nossa estratégia principal é garantir usuários felizes. Estamos sempre conversando com os usuários do Umagram para facilitar o uso da ferramenta e identificar quais melhorias podem ser feitas. Usando o produto, ele automaticamente se espalha, por isso tentamos acompanhar nossos usuários e fazê-los felizes. O feedback de nossos usuários é crucial.
- Quando você lançou o Umagram?
[David] Nós lançamos para o público em meados de Fevereiro deste ano, após inúmeros meses de teste com um grupo fechado de usuários.
- Vocês têm a intenção de cobrar por este serviço?
[David] Nós pretendemos cobrar, mas o sistema de coleta de pagamento ou de aprovação manual do usuário é principalmente para evitar SPAM; para que o Umagram mantenha-se confiável e útil para conexões e comunicações; e não um jeito de spameers enviarem mensagens em massa.
- O Umagram pode ser usado por empresas?
[David] Sim! Umagram é o serviço perfeito para gerenciadores de presença digital e equipes de atendimento ao consumidor pelo Twitter. O Umagram permite que as empresas enviem mensagens privadas com soluções imediatas aos problemas de determinado consumidor. Também é útil para consultores e profissionais independentes buscarem novos clientes.
- Fale-me um pouco sobre o sistema de privacidade e segurança utilizado no Umagram.
[David] Nós usamos o sistema de autenticação do próprio Twitter para nos certificar de que apenas as pessoas que você tem intenção possam acessar e responder às suas mensagens.
Privacidade é muito importante para nós e estamos constantemente pensando em maneiras de melhorar ainda mais a segurança.
- Qualquer pessoa pode utilizar o Umagram, ou é necessário um convite?
[David] Qualquer um pode comprar uma assinatura por apenas US$ 4,99 (taxa única) através do seguinte link: http://umagram.com/plans
Novamente, essa taxa única foi pensada principalmente para evitar os spammers.
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