Páginas

Telefônica e Vivo: planos para 2011


Todo dia 15/12 a Telefônica organiza um almoço de confraternização em que aproveita para anunciar seus planos futuros. Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica, comentou as conquistas e projetos para 2011, mas como esperado, o assunto principal foi o processo de integração entre as marcas Telefônica e Vivo. Abaixo alguns pontos que considerei relevantes:

- A marca Telefônica será utilizada apenas para representar o Grupo e seus assuntos institucionais. No Brasil, toda a área comercial de produtos e serviços de telefonia passarão a utilizar a marca Vivo.

- Essa medida tem como propósito diferenciar sua atuação internacional. Assim, em todos os países de língua espanhola/castelhana a marca utilizada comercialmente é a Movistar, nos países europeus é a O2 e no Brasil será a Vivo.

- Ao longo de 2011 o processo de integração das empresas acontecerá gradativamente, desde o compartilhamento da infraestrutura de rede até a união das atividades da Fundação Telefônica e do Instituto Vivo.

- Para a matriz na Espanha, o Brasil é o segundo mercado mais importante do Grupo Telefônica, perdendo em volume de clientes apenas para a própria Espanha.


Outros assuntos:

- Valente mostrou um gráfico de crescimento da telefonia fixa no mundo. Praticamente todas as operadoras do mundo perderam clientes de linha fixa. A operadora China Telecom perdeu mais de 10 milhões de clientes de linha fixa em 2010. Essa dado aponta a consolidação da telefonia móvel e a crescente substituição do telefone fixo pelo celular.

- A Telefônica investiu bastante na melhoria do serviço e resgate da imagem da marca. Neste ano que passou a empresa  conseguiu reduzir em 60% o número de atendimentos do call center.

- Em 2011 a Telefônica pretende intensificar os serviços e a qualidade dos produtos para televisão a cabo.

- Acompanhando a tendência do mercado, o foco de atuação em 2011 serão os consumidores da classe C/D.

- Para ampliar a cobertura da rede 3G, o objetivo da empresa é cobrir 4 novos municípios por dia durante todo o próximo ano.

- Durante o evento, também foi anunciada uma nova empresa do grupo Telefônica que acabou de chegar ao mercado brasileiro: trata-se da Rumbo, empresa de venda online de passagens aéreas.

- E já foi anunciado também o lançamento de outra empresa, que deve acontecer em janeiro de 2011, durante o evento Campus Party Brasil. Essa nova empresa, ainda em processo de formatação, vai atuar na área de Inovação. No press release publicado no site institucional do grupo Telefônica há mais informações sobre essa nova empresa.

O fato é: há muito trabalho pela frente para o grupo Telefônica, principalmente sobre o processo de integração de duas empresas tão complexas. Espero que a integração acabe por promover uma revisão em algumas áreas, como o atendimento ao consumidor e assim, dar fim a falhas como aquela que comentei no post anterior.