Páginas

#Portabilidade: Agora a bola da vez é a Vivo


Para dar continuidade ao meu projeto "portabilidade", alguns dias atrás solicitei a transferência da minha linha de celular da operadora Claro para a Vivo. A intenção do projeto é experimentar todas as operadores de celular que atendem a região de São Paulo e deixar neste blog as minhas impressões.

Já publiquei a experiência de transferência da Tim para Oi. Depois fui para a Claro. E agora é a vez da Vivo. Também já tive uma experiência anterior com a operadora Aeiou.

A intenção é sempre verificar/comparar a qualidade do sinal/serviços e o processo de portabilidade.

Deixei a Vivo por último pois foi aquela que ouvi mais impressões negativas até então. Na maioria das vezes as reclamações citam mal atendimento do call center e erros de cobrança. Estou até já esperando passar por isso.

Por enquanto o que posso falar é:

PORTABILIDADE:
Assim como nas experiências anteriores, fui até uma loja da operadora acompanhado do meu RG, CPF e comprovante de residência. Recuso-me a solicitar a portabilidade por telefone. É pedir pra ter dor de cabeça.

Na loja da Vivo demorei para ser atendido. Na Claro e na Oi fui atendido logo de imediato. Desta vez na Vivo, tive que aguardar cerca de meia hora. Depois que fui atendido o processo até que foi rápido. Eu já sabia qual plano pretendia contratar, foi apenas necessário criar meu cadastro na operadora e ativar o pacote. Não paguei nada e fui embora com o chip já funcionando, porém sob um número de celular provisório.

Esse número provisório é necessário até que o processo de portabilidade esteja concluído; nesse momento o chip antigo da Claro pára de funcionar e o chip da Vivo passa a responder sob o meu número de celular correto.

A atendente da Vivo informou que a portabilidade estaria concluída num prazo de 3 dias úteis. Foi o que aconteceu quando transferi minha linha para a Oi e depois para a Claro. Desta vez já estou no quarto dia e até agora a portabilidade não foi concluída. No quinto dia fui novamente até uma loja da Vivo e descobri que a portabilidade iria demorar mais do que o imaginado, veja no meu "UPDATE", no final deste post.


OPERADORA VIVO:
Sobre a operadora, como utilizei pouco o serviço, não tenho muito a dizer. Ainda não precisei falar com o atendimento telefônico. Ufa. Também não recebi nenhuma cobrança pra conferir se houve erro.

Sobre a qualidade do sinal, gostei do que vi até agora. Também ouvi dizer que em São Paulo a Vivo é a operadora que possui a melhor cobertura, mas ainda não pude comprovar pessoalmente.

Sobre a qualidade do tráfego de dados 3G (internet), posso dizer que nas experiências anteriores, a Tim foi a operadora em que o tráfego de dados era o mais lento. Claro e Oi possuem qualidade de sinal 3G muito semelhantes, não posso reclamar. Consegui usar a internet tranquilamente nas duas operadoras. Porém, aparentemente a qualidade do acesso à internet na Vivo é melhor ainda.

Para escrever esse post fiz um teste com o 3G da Claro e a média de transferência que obtive foi de 241 Kbps. Exatamente no mesmo dia e local, fiz o mesmo teste com a Vivo e a taxa média de transferência foi de 589 kbps. (obviamente esse resultado é influenciado pelo local em que me encontro, se mudar de região quem sabe o resultado pode ser completamente outro).

Porém não mudei de operadora por conta da qualidade do acesso 3G. Confesso que o motivo principal da mudança foi o custo mensal do serviço. Aparentemente o valor do pacote de serviços (minutos + sms + internet) tem um custo/benefício melhor na Vivo.

Por fim, fica aqui minha recomendação: se já faz mais de um ano que você fez o contrato com a sua operadora, vale a pena conferir seu gasto mensal e comparar com os pacotes oferecidos pelas operadoras concorrentes. Não custa comparar e mudar de operadora, se for o caso.

--------------
[UPDATE 10/12/2010] Após 5 dias úteis resolvi passar numa loja da Vivo para descobrir a razão da demora para transferir o número do meu celular. Apesar de solicitar a portabilidade na loja do Shopping Iguatemi, desta vez resolvi passar na loja do shopping Villa Lobos.

Fui atendido de imediato e a pessoa, muito prestativa, chegou a mostrar-me a tela do computador que indicava a solicitação de portabilidade registrada somente no dia 09/12, e não no dia 03/12, data em que estive lá. Como assim?

E já que a portabilidade foi solicitada somente no dia 09/12, a transferência do número foi programada para acontecer 3 dias úteis depois, ou seja, na terça (14/12). Se considerarmos a data em que estive pela primeira vez na Vivo, serão 11 dias corridos até a conclusão da portabilidade.

A pergunta que não consigo responder é: por que a atendente da Vivo que me recebeu no dia 03/12, só efetivou a solicitação de portabilidade 6 dias depois?

São pequenos problemas como esse que devem tornar mais difíceis os dias de pessoas como Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing da Vivo e Silvio Sato, Gerente de Comunicação e Branding. Eu conheço o Silvio Sato e sei que é um excelente profissional. Acredito que seja bem difícil trabalhar a imagem de uma marca que tem funcionários como a atendente da loja Iguatemi, que só atrapalham o seu esforço em tornar a Vivo uma marca bem vista pelo público.


--------------
[UPDATE 15/12/2010] Como programado, no final do dia de ontem (14/02) o chip da operadora antiga parou de funcionar. Substitui pelo chip da Vivo e imediatamente o celular passou a operar com o meu numero oficial. Processo de portabilidade concluído com êxito.

Não tenho reclamações em relação ao processo de transferência do número de celular. O sistema que integra  todas as operadoras funcionou muito bem, nas 3 vezes que solicitei a mudança de operadora até hoje. No caso da Vivo, a única questão que ainda me resta é: qual será o motivo da solicitação de portabilidade ter sido efetivada apenas 6 dias após eu ter solicitado pessoalmente na loja? Fico com a impressão de que o que falta à Vivo é melhorar a qualidade do seu serviço de atendimento ao consumidor. 




7 comentários:

  1. Eric, tudo bem com você?

    Eu sou cliente da Vivo e confesso não estar muito contente com os serviços e a mudança repentina e sem aviso dos pacotes. No meu pacote de dados no contrato anterior não descrevia nada sobre diminuição da velocidade, depois de atingido 2Gb e atualmente ele está assim.

    Sobre o atendimento, através do *8486 existe uma demora imensa e talvez você tenha que contar com a sorte para ser atendido, isso que a URA não informa quanto tempo mais você terá que aguardar para ser atendido.

    Agora sobre a parte boa, é que clientes Vivo podem agendar atendimento em qualquer uma das lojas com 24h de antecedência e eles te confirmam por SMS. Usei este serviço para ser atendido no Shopping Pátio Paulista duas vezes e funcionou.

    Boa sorte com a portabilidade e pelo o que eu percebi, as operadoras que chegam no topo (quantidade de clientes) se perdem um pouco na organização e por ventura também no atendimento.

    Abraços

    Erick Kenji Abe

    ResponderExcluir
  2. Éric,
    Estou com o Erick. Hehe.
    Tive o mesmo problema de atendimento através do *8684. Coisa de mais de 15 minutos para ser atendida, apenas escutando a musiquinha infernal deles.

    Quando fui atendida, a minha satisfação com o atendimento infelizmente variou de acordo com o humor do atendente.
    Fazia solicitações, e um dizia que não podia fazê-lo por telefone. Ligava novamente e outra pessoa fazia de bom grado. Achei MUITO estranho tudo isso!

    Outra coisa: vale ficar atento a sua conta. Eles costumam incluir pacotes e te cobrar por isso. Bem desagradável.

    Agora, já fui cliente TIM. Na época, minha irmã também era e sempre recebia mimos deles. Já eu... nada. Fora que o sinal da TIM aonde morava era péssimo. Para falar com alguém precisava ficar na janela, numa posição X para não cair a linha.

    A VIVO tem a fama de ter "sinal de qualidade" ;) nunca tive nada a reclamar quanto a isso.

    Boa sorte!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  3. Eric,
    Eu fiz o caminho inverso. Era Vivo e passei a ser Claro.
    Um dos motivos que me fez sair da Vivo foi a qualidade de sinal no meu apto. Tinha que ficar andando pela casa até achar um lugar que desse para ouvir direito.
    Embora os atendentes deem atenção fica claro que é pra ganhar uma boa avaliação, o Call Center é demorado e nunca consegui resolver nada por esse canal. Há muita informação desencontrada e errada sendo passada para nós, usuários.
    Ainda não comecei a usar a Claro, mas pelos serviços contratados vamos pagar menos que na Vivo. Depois te conto como é usar a Claro. Katia

    ResponderExcluir
  4. Messa, estou passando pela minha primeira "portabilidade", é de Oi para TIM. Tudo começou bem, fui bem atendido na loja, o plano bacana e a promessa de portabilidade OK, fechei o negócio, e após preencher alguns dados recebi um chip provisório para usar até data prometida para a portabilidade, enfim, após inúmeras tentativas sem sucesso de ligar no *222 ou *144 tive que voltar à loja, e desta vez para ouvir que não seria possível antes de terça (14.12). Resumindo, pq não falaram isso antes? Comecei com o pé esquerdo, espero que não fique esta imagem da TIM. abrs

    ResponderExcluir
  5. Acho que as operadoras no Brasil, tem um clubinho do bolinha, que ficam pensando como vão ferrar os seus clientes e ganhar mais dinheiro. Se não tivesse a necessidade de um telefone pra trabalha, já cortado da minha vida. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi,meu filho fez a portabilidade de tim para Vivo ,ontem o chip tim parou de funcionar e ele colocou o da Vivo. Agora à noite notamos que ele não está recebendo ligações de telefones Tim, resolvemos colocar o chip tim num telefone velho e vimos que voltou a funcionar, este sim recebendo ligações de telefones tim. Fiquei cerca de 2 h tentando resolver isso com a Vivo e eles dizem que é para ligar para a Tim! Como assim? Se a portabilidade foi mal feita, o problema é com eles! Enquanto não resolvem , meu filho tem que andar com 2 telefones. Amanhã vou ligar de novo!Eu falei que queria a gravação da ligação e a operadora desligou na minha cara! Alguém já viu isso acontecer?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:59 AM

    CONFESSO QUE AKI EM RECIFE TIVE E TENHO VARIOS PROBLEMAS EM REALIZAR PORTABILIDADE, FOI EM TODAS OPERADORAS E COMO MEU TEL E PRE QUEREM ME EMPURRAR UM PLANO, SO FAZEM SE MUDAR DE PLANO E NAO QUERO, AI MEU GRANDE PROBLEMA COM AS OPERADORAS AKI EM RECIFE.

    WILL

    ResponderExcluir