Para dar continuidade ao meu projeto "portabilidade", alguns dias atrás solicitei a transferência da minha linha de celular da operadora Claro para a Vivo. A intenção do projeto é experimentar todas as operadores de celular que atendem a região de São Paulo e deixar neste blog as minhas impressões.
Já publiquei a experiência de transferência da Tim para Oi. Depois fui para a Claro. E agora é a vez da Vivo. Também já tive uma experiência anterior com a operadora Aeiou.
A intenção é sempre verificar/comparar a qualidade do sinal/serviços e o processo de portabilidade.
Deixei a Vivo por último pois foi aquela que ouvi mais impressões negativas até então. Na maioria das vezes as reclamações citam mal atendimento do call center e erros de cobrança. Estou até já esperando passar por isso.
Por enquanto o que posso falar é:
PORTABILIDADE:
Assim como nas experiências anteriores, fui até uma loja da operadora acompanhado do meu RG, CPF e comprovante de residência. Recuso-me a solicitar a portabilidade por telefone. É pedir pra ter dor de cabeça.
Na loja da Vivo demorei para ser atendido. Na Claro e na Oi fui atendido logo de imediato. Desta vez na Vivo, tive que aguardar cerca de meia hora. Depois que fui atendido o processo até que foi rápido. Eu já sabia qual plano pretendia contratar, foi apenas necessário criar meu cadastro na operadora e ativar o pacote. Não paguei nada e fui embora com o chip já funcionando, porém sob um número de celular provisório.
Esse número provisório é necessário até que o processo de portabilidade esteja concluído; nesse momento o chip antigo da Claro pára de funcionar e o chip da Vivo passa a responder sob o meu número de celular correto.
A atendente da Vivo informou que a portabilidade estaria concluída num prazo de 3 dias úteis. Foi o que aconteceu quando transferi minha linha para a Oi e depois para a Claro. Desta vez já estou no quarto dia e até agora a portabilidade não foi concluída. No quinto dia fui novamente até uma loja da Vivo e descobri que a portabilidade iria demorar mais do que o imaginado, veja no meu "UPDATE", no final deste post.
OPERADORA VIVO:
Sobre a operadora, como utilizei pouco o serviço, não tenho muito a dizer. Ainda não precisei falar com o atendimento telefônico. Ufa. Também não recebi nenhuma cobrança pra conferir se houve erro.
Sobre a qualidade do sinal, gostei do que vi até agora. Também ouvi dizer que em São Paulo a Vivo é a operadora que possui a melhor cobertura, mas ainda não pude comprovar pessoalmente.
Sobre a qualidade do tráfego de dados 3G (internet), posso dizer que nas experiências anteriores, a Tim foi a operadora em que o tráfego de dados era o mais lento. Claro e Oi possuem qualidade de sinal 3G muito semelhantes, não posso reclamar. Consegui usar a internet tranquilamente nas duas operadoras. Porém, aparentemente a qualidade do acesso à internet na Vivo é melhor ainda.
Para escrever esse post fiz um teste com o 3G da Claro e a média de transferência que obtive foi de 241 Kbps. Exatamente no mesmo dia e local, fiz o mesmo teste com a Vivo e a taxa média de transferência foi de 589 kbps. (obviamente esse resultado é influenciado pelo local em que me encontro, se mudar de região quem sabe o resultado pode ser completamente outro).
Porém não mudei de operadora por conta da qualidade do acesso 3G. Confesso que o motivo principal da mudança foi o custo mensal do serviço. Aparentemente o valor do pacote de serviços (minutos + sms + internet) tem um custo/benefício melhor na Vivo.
Por fim, fica aqui minha recomendação: se já faz mais de um ano que você fez o contrato com a sua operadora, vale a pena conferir seu gasto mensal e comparar com os pacotes oferecidos pelas operadoras concorrentes. Não custa comparar e mudar de operadora, se for o caso.
--------------
[UPDATE 10/12/2010] Após 5 dias úteis resolvi passar numa loja da Vivo para descobrir a razão da demora para transferir o número do meu celular. Apesar de solicitar a portabilidade na loja do Shopping Iguatemi, desta vez resolvi passar na loja do shopping Villa Lobos.
Fui atendido de imediato e a pessoa, muito prestativa, chegou a mostrar-me a tela do computador que indicava a solicitação de portabilidade registrada somente no dia 09/12, e não no dia 03/12, data em que estive lá. Como assim?
E já que a portabilidade foi solicitada somente no dia 09/12, a transferência do número foi programada para acontecer 3 dias úteis depois, ou seja, na terça (14/12). Se considerarmos a data em que estive pela primeira vez na Vivo, serão 11 dias corridos até a conclusão da portabilidade.
A pergunta que não consigo responder é: por que a atendente da Vivo que me recebeu no dia 03/12, só efetivou a solicitação de portabilidade 6 dias depois?
São pequenos problemas como esse que devem tornar mais difíceis os dias de pessoas como Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing da Vivo e Silvio Sato, Gerente de Comunicação e Branding. Eu conheço o Silvio Sato e sei que é um excelente profissional. Acredito que seja bem difícil trabalhar a imagem de uma marca que tem funcionários como a atendente da loja Iguatemi, que só atrapalham o seu esforço em tornar a Vivo uma marca bem vista pelo público.
--------------
[UPDATE 15/12/2010] Como programado, no final do dia de ontem (14/02) o chip da operadora antiga parou de funcionar. Substitui pelo chip da Vivo e imediatamente o celular passou a operar com o meu numero oficial. Processo de portabilidade concluído com êxito.
Não tenho reclamações em relação ao processo de transferência do número de celular. O sistema que integra todas as operadoras funcionou muito bem, nas 3 vezes que solicitei a mudança de operadora até hoje. No caso da Vivo, a única questão que ainda me resta é: qual será o motivo da solicitação de portabilidade ter sido efetivada apenas 6 dias após eu ter solicitado pessoalmente na loja? Fico com a impressão de que o que falta à Vivo é melhorar a qualidade do seu serviço de atendimento ao consumidor.
Eric, tudo bem com você?
ResponderExcluirEu sou cliente da Vivo e confesso não estar muito contente com os serviços e a mudança repentina e sem aviso dos pacotes. No meu pacote de dados no contrato anterior não descrevia nada sobre diminuição da velocidade, depois de atingido 2Gb e atualmente ele está assim.
Sobre o atendimento, através do *8486 existe uma demora imensa e talvez você tenha que contar com a sorte para ser atendido, isso que a URA não informa quanto tempo mais você terá que aguardar para ser atendido.
Agora sobre a parte boa, é que clientes Vivo podem agendar atendimento em qualquer uma das lojas com 24h de antecedência e eles te confirmam por SMS. Usei este serviço para ser atendido no Shopping Pátio Paulista duas vezes e funcionou.
Boa sorte com a portabilidade e pelo o que eu percebi, as operadoras que chegam no topo (quantidade de clientes) se perdem um pouco na organização e por ventura também no atendimento.
Abraços
Erick Kenji Abe
Éric,
ResponderExcluirEstou com o Erick. Hehe.
Tive o mesmo problema de atendimento através do *8684. Coisa de mais de 15 minutos para ser atendida, apenas escutando a musiquinha infernal deles.
Quando fui atendida, a minha satisfação com o atendimento infelizmente variou de acordo com o humor do atendente.
Fazia solicitações, e um dizia que não podia fazê-lo por telefone. Ligava novamente e outra pessoa fazia de bom grado. Achei MUITO estranho tudo isso!
Outra coisa: vale ficar atento a sua conta. Eles costumam incluir pacotes e te cobrar por isso. Bem desagradável.
Agora, já fui cliente TIM. Na época, minha irmã também era e sempre recebia mimos deles. Já eu... nada. Fora que o sinal da TIM aonde morava era péssimo. Para falar com alguém precisava ficar na janela, numa posição X para não cair a linha.
A VIVO tem a fama de ter "sinal de qualidade" ;) nunca tive nada a reclamar quanto a isso.
Boa sorte!
Beijos ;)
Eric,
ResponderExcluirEu fiz o caminho inverso. Era Vivo e passei a ser Claro.
Um dos motivos que me fez sair da Vivo foi a qualidade de sinal no meu apto. Tinha que ficar andando pela casa até achar um lugar que desse para ouvir direito.
Embora os atendentes deem atenção fica claro que é pra ganhar uma boa avaliação, o Call Center é demorado e nunca consegui resolver nada por esse canal. Há muita informação desencontrada e errada sendo passada para nós, usuários.
Ainda não comecei a usar a Claro, mas pelos serviços contratados vamos pagar menos que na Vivo. Depois te conto como é usar a Claro. Katia
Messa, estou passando pela minha primeira "portabilidade", é de Oi para TIM. Tudo começou bem, fui bem atendido na loja, o plano bacana e a promessa de portabilidade OK, fechei o negócio, e após preencher alguns dados recebi um chip provisório para usar até data prometida para a portabilidade, enfim, após inúmeras tentativas sem sucesso de ligar no *222 ou *144 tive que voltar à loja, e desta vez para ouvir que não seria possível antes de terça (14.12). Resumindo, pq não falaram isso antes? Comecei com o pé esquerdo, espero que não fique esta imagem da TIM. abrs
ResponderExcluirAcho que as operadoras no Brasil, tem um clubinho do bolinha, que ficam pensando como vão ferrar os seus clientes e ganhar mais dinheiro. Se não tivesse a necessidade de um telefone pra trabalha, já cortado da minha vida. Abraços.
ResponderExcluirOi,meu filho fez a portabilidade de tim para Vivo ,ontem o chip tim parou de funcionar e ele colocou o da Vivo. Agora à noite notamos que ele não está recebendo ligações de telefones Tim, resolvemos colocar o chip tim num telefone velho e vimos que voltou a funcionar, este sim recebendo ligações de telefones tim. Fiquei cerca de 2 h tentando resolver isso com a Vivo e eles dizem que é para ligar para a Tim! Como assim? Se a portabilidade foi mal feita, o problema é com eles! Enquanto não resolvem , meu filho tem que andar com 2 telefones. Amanhã vou ligar de novo!Eu falei que queria a gravação da ligação e a operadora desligou na minha cara! Alguém já viu isso acontecer?
ResponderExcluirCONFESSO QUE AKI EM RECIFE TIVE E TENHO VARIOS PROBLEMAS EM REALIZAR PORTABILIDADE, FOI EM TODAS OPERADORAS E COMO MEU TEL E PRE QUEREM ME EMPURRAR UM PLANO, SO FAZEM SE MUDAR DE PLANO E NAO QUERO, AI MEU GRANDE PROBLEMA COM AS OPERADORAS AKI EM RECIFE.
ResponderExcluirWILL