Páginas

[drops] Agência Africa anuncia que é a autora do logo oficial da Copa de 2014


A marca foi selecionada a partir de uma concorrência realizada pela FIFA. Nenhum dos concorrentes soube quantas agências participaram. A agência foi convidada a participar e não poderia anunciar que fazia parte da concorrência.

A equipe chefiada por Sérgio Gordilho trabalhou em segredo durante todo o processo.

Enquanto a FIFA realizava a festa de lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014, a agência convidou jornalistas e autores de blogs para um almoço na sede em São Paulo.

Somente após o anúncio oficial da FIFA, acompanhado pela televisão, é que Marcio Santoro (Presidente e Dir. Executivo da Africa) revelou a razão do convite para o almoço: a autoria do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014 era da agência Africa.

[UPDATED 09/07/2010] Na sexta-feira o jornal Estadão publicou uma nota com mais informações sobre o processo de seleção do emblema:

"O processo de seleção da logomarca do Mundial de 2014 reuniu 25 agências de publicidade brasileiras. A vencedora foi a África, escolhida por um comitê de notáveis, formado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.

A Fifa registrou a imagem há um mês em um cartório de patentes na Suíça. Apenas a entidade e o COL estão autorizados a negociar os direitos sobre a logomarca. Os responsáveis pela organização do Mundial de 2014 dizem que o logo do Brasil será o mais valorizado da história. Espera-se arrecadar US$ 1,6 bilhão (R$ 2,8 bilhões) com ações de marketing e merchandising, contra R$ 2,3 bilhões registrados no Mundial da África do Sul." (link original)