A equipe chefiada por Sérgio Gordilho trabalhou em segredo durante todo o processo.
Enquanto a FIFA realizava a festa de lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014, a agência convidou jornalistas e autores de blogs para um almoço na sede em São Paulo.
Somente após o anúncio oficial da FIFA, acompanhado pela televisão, é que Marcio Santoro (Presidente e Dir. Executivo da Africa) revelou a razão do convite para o almoço: a autoria do emblema oficial da Copa do Mundo de 2014 era da agência Africa.
[UPDATED 09/07/2010] Na sexta-feira o jornal Estadão publicou uma nota com mais informações sobre o processo de seleção do emblema:
"O processo de seleção da logomarca do Mundial de 2014 reuniu 25 agências de publicidade brasileiras. A vencedora foi a África, escolhida por um comitê de notáveis, formado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.
A Fifa registrou a imagem há um mês em um cartório de patentes na Suíça. Apenas a entidade e o COL estão autorizados a negociar os direitos sobre a logomarca. Os responsáveis pela organização do Mundial de 2014 dizem que o logo do Brasil será o mais valorizado da história. Espera-se arrecadar US$ 1,6 bilhão (R$ 2,8 bilhões) com ações de marketing e merchandising, contra R$ 2,3 bilhões registrados no Mundial da África do Sul." (link original)
Juro que assim que bati o olho nessa monstruosidade eu pensei: se já começamos assim, imagina onde vamos parar? Me desculpe, mas além de existir comentário de que a seleção do logo não foi feita de maneira coerente entre agências, o resultado, desculpe a expressão, ficou uma merda.
ResponderExcluir