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Como identificar influenciadores da rede (uma experiência com @realwbonner)

Esse post nasceu a partir de conversas com alguns amigos, profissionais de “social media” e também da experiência que fiz para identificar a velocidade de propagação do perfil @realwbonner no Twitter.

Na madrugada desta quarta-feira, o jornalista Willian Bonner (Rede Globo) fez algumas experiências informais no Twitter. Eu aproveitei para acompanhar.

A intenção provável dele era observar a relação de interatividade com seu público. No meu caso, resolvi medir a velocidade de resposta e distribuição de uma informação através do Twitter, considerando a influência/relevância do autor.

Essa é uma informação valiosa para quem trabalha com mídias sociais. O valor de um bom profissional dessa área está em sua expertise para identificar influenciadores das redes com bom índice de resposta.

A experiência:
Por volta da 1h00, Willian Bonner publicou uma foto que na verdade era apenas uma imagem preta (uma brincadeira dele com relação ao contexto em que ele se encontrava naquele momento).


Um pouco mais de 1 minuto após a publicação da foto, o resultado acumulado já era de 1.796 visualizações. Isso representa 0,28% dos 639.451 seguidores dele.

Pouco antes de completar 3 minutos de publicação, já eram 3.173 visualizações, representando quase 0,5% do total de seguidores. E 14 horas depois eram 22.305 visualizações, ou seja, 3,49% dos seguidores.


Esse é um dado interessante para avaliar a influência do Willian Bonner dentro da rede. É claro, precisa-se levar em consideração diversos fatores. Dentre eles, o horário em que a foto foi publicada. Caso a experiência fosse realizada durante o dia, sem dúvida a propagação da informação seria ainda mais veloz.

De qualquer maneira, em números de visualizações (22.305) é definitivamente algo impressionante, apesar de representar apenas uma pequena porcentagem do total de seguidores.



Influência/relevância de um perfil:
Hoje sabe-se que é preciso fazer várias considerações para identificar um verdadeiro influenciador da rede.

Numa situação em que você pretende identificar quem são os perfis no twitter que podem atuar como hipercondutores na distribuição de uma mensagem, costuma-se fazer as seguintes observações:

Followers: Esse era antigamente o único índice utilizado para identificar influenciadores da rede. Quem tinha muitos seguidores era considerado um bom influenciador (hipercondutor). Hoje algumas perguntas são realizadas:

- Como aqueles seguidores foram conquistados? Afinal, há muita gente que utiliza artimanhas para conquistar novos seguidores e ampliar sua rede, porém são seguidores sem qualquer contexto com o perfil e por conta disso seu índice de retorno/resposta sempre será muito baixo.

- O perfil possui uma relação direta com o público que você pretende atingir? É preciso considerar a relevância do perfil com relação ao público-alvo que você pretende atingir. Veja um exemplo: um perfil como do Willian Bonner possui um número alto de seguidores por conseqüência direta da sua atividade profissional estar ligada diretamente a um veículo de massa (televisão). Tudo o que ele escreve em seu perfil será visto por muitas pessoas, mas talvez apenas uma pequena parte faça parte do público que você realmente precisa atingir.

Por outro lado, o perfil de um usuário comum, provavelmente terá um número de seguidores bem menor que o Willian Bonner, mas sem dúvida, se o responsável pelo perfil é declaradamente aficionado pelo mesmo tema do seu interesse, o índice de resposta será maior, visto a relevância com o tema.

Conclusão: nem sempre aquele que possui um alto número de seguidores é um hipercondutor eficiente para a mensagem que você pretende propagar.

Lists: Observar em quais listas a pessoa foi adicionada pode ajudar a detectar como essa pessoa é vista pelos seus seguidores e em quais temas/assuntos ela está diretamente associada. E assim tentar encontrar perfis no Twitter mais adequados/próximos da mensagem que você deseja espalhar.

Índice de retorno: esse é um dado mais complicado de se obter, mas que em geral tenta avaliar quantas pessoas são impactadas, mais ou menos da forma como exemplifiquei com a foto que o Willian Bonner publicou durante a madrugada.

Para concluir:
Vale acrescentar que existem algumas ferramentas gratuitas muito interessantes para avaliar o índice de influência/relevância de um perfil do Twitter.

Uma delas é o Twitalyser (www.twitalyzer.com). Esse serviço promete avaliar qualquer perfil do Twitter e apresentar como resultado diversos índices que podem ser utilizados para uma comparação minuciosa com outros perfis.

Veja abaixo os resultados da análise do perfil do @realwbonner:

Compare com o resultado do perfil @twittess:


Observe que o índice de impacto de @realwbonner é maior ao de @twittess. Uma das razões é que seu número de seguidores é bem superior. Por outro lado, o índice de influência não possui essa interdependência  com o número de seguidores e mais uma vez, o perfil @realwbonner possui um resultado melhor.

Essa análise nos permite concluir que a velocidade e abrangência de distribuição de uma mensagem será  maior se publicada pelo @realwbonner.

Porém, deixo o recado final: nunca se esqueça que é muito importante também considerar sempre o contexto e a relação entre: assunto X perfil do emissor X perfil dos seguidores.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto.

    Por favor, onde você gerou aquela segunda imagem, com números de visualizações no período?

    Obrigado, Alex Primo

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  2. Oi Alex!

    Obrigado pelo comentário. De fato acho que está um pouco confuso, mas você deve saber a dificuldade que é resumir todo o discurso para que o post não se torne um capítulo de livro!

    Sobre os registros, é que eu estava acordado e online, então aproveitei para capturar as telas no exato momento! :-)

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  3. Muitos profissionais de Social Media precisam ler este seu post, Éric!
    Relevância e aderência entre perfil de twitter e conteúdo são fundamentais para obter eficiência e resultado. Mas muitos ignoram. :/

    Ótimo Texto!

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  4. Muitos profissionais de Social Media precisam ler este seu post, Éric.
    Relevância e aderência entre perfil de twitter e conteúdo são fundamentais para eficiência da mensagem. Mas muitos ignoram.
    :/

    Ótimo post!

    @drish

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  5. Obrigado, Eric.

    mas aquela tela é do próprio Twitalyzer? Minha dúvida é sobre isso. Onde você estava quantificando os views?

    Obrigado!

    Alex

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  6. Ah, Alex: eu peguei os views da própria interface de publicação das fotos (aparece abaixo da imagem). Veja: http://yfrog.com/edrfaj

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