Páginas

O futuro da publicidade: Rider - Curta o Caminho

A publicidade do futuro será direta, one-to-one, personalizada e relevante (foi inclusive essa a minha resposta para o questionamento que o Felipe Anghinoni fez em um post do blog da Perestroika).

A prova disso é que já vivemos hoje, uma fase de experimentação. Claro que a dificuldade de aplicação em massa desse modelo de comunicação one-to-one, só permite ações personalizadas quando o público alvo é pequeno.

Hoje recebi em casa um material da Rider que exemplifica muito bem essa ideia de personalização e relevância.

Antes mesmo de abrir o envelope, notei que no material gráfico já constava meu nome, dizendo: "Eric Messa, curta o caminho".

Dentro do envelope havia um enorme imã de geladeira, com um mapa indicando a exata localização do meu prédio e também de diversos bares, restaurantes e outros locais de lazer e cultura que encontram-se no entorno de onde moro. A mensagem por trás é a seguinte: "explore sua região, aproveite os serviços que ela tem para oferecer, e claro, vá de Rider".

A relevância, obviamente, está no conteúdo da peça publicitária. É um mapa de serviços, oferecido pela Rider. No texto aparece: "The Ride. Blog e-Code. Eric Messa, curta o caminho".

Uma publicidade daquelas que não se jogo fora, pois ficará exposta dentro de casa por um longo período. Qual marca não gostaria dessa exposição? A ação é da agência Gringo e RP com blogueiros feito pela Remix Social Ideas. Um bom exemplo de planejamento criativo.


É claro que uma comunicação como essa ainda é restrita a situações que envolvem, por exemplo, estratégias de mídias sociais. Ou seja, seleciona-se um grupo de influenciadores do meio, e estes são impactados por propagandas inovadoras como essa. A intenção é que a ação seja atraente o suficiente para estimular que estes influenciadores propaguem a mensagem espontâneamente.

Mas com o avanço da tecnologia, em breve a comunicação personalizada e relevante poderá ser aplicada a todos os potenciais consumidores da marca e não limitada somente a um pequeno grupo.

OBS: Faz parte da campanha também, uma área do site da marca em que qualquer visitante pode indicar o local onde mora ou indicar trajetos de passeios para consultar os serviços existentes no entorno: www.rider.com.br


Quem mais postou:
Moda para Homens: The Ride | Curta o caminho
Update or Die: Curta o caminho com a Rider


2 comentários:

  1. Bruno Rego4:25 PM

    Animal professor! Cada vez mais a tecnologia me surpreende! É um Mundo com uma infinidade de possibilidades e conectado com todo o resto! Conversamos sobre isso depois da aula de hoje! Abraço...

    ResponderExcluir
  2. nao sei se este é o futuro da propaganda (de massa), mas é o presente muito bem feito para ações específicas... muito legal esta ação

    MATEUS

    ResponderExcluir