A prova disso é que já vivemos hoje, uma fase de experimentação. Claro que a dificuldade de aplicação em massa desse modelo de comunicação one-to-one, só permite ações personalizadas quando o público alvo é pequeno.
Hoje recebi em casa um material da Rider que exemplifica muito bem essa ideia de personalização e relevância.
Antes mesmo de abrir o envelope, notei que no material gráfico já constava meu nome, dizendo: "Eric Messa, curta o caminho".
Dentro do envelope havia um enorme imã de geladeira, com um mapa indicando a exata localização do meu prédio e também de diversos bares, restaurantes e outros locais de lazer e cultura que encontram-se no entorno de onde moro. A mensagem por trás é a seguinte: "explore sua região, aproveite os serviços que ela tem para oferecer, e claro, vá de Rider".
A relevância, obviamente, está no conteúdo da peça publicitária. É um mapa de serviços, oferecido pela Rider. No texto aparece: "The Ride. Blog e-Code. Eric Messa, curta o caminho".
Uma publicidade daquelas que não se jogo fora, pois ficará exposta dentro de casa por um longo período. Qual marca não gostaria dessa exposição? A ação é da agência Gringo e RP com blogueiros feito pela Remix Social Ideas. Um bom exemplo de planejamento criativo.
É claro que uma comunicação como essa ainda é restrita a situações que envolvem, por exemplo, estratégias de mídias sociais. Ou seja, seleciona-se um grupo de influenciadores do meio, e estes são impactados por propagandas inovadoras como essa. A intenção é que a ação seja atraente o suficiente para estimular que estes influenciadores propaguem a mensagem espontâneamente.
Mas com o avanço da tecnologia, em breve a comunicação personalizada e relevante poderá ser aplicada a todos os potenciais consumidores da marca e não limitada somente a um pequeno grupo.
OBS: Faz parte da campanha também, uma área do site da marca em que qualquer visitante pode indicar o local onde mora ou indicar trajetos de passeios para consultar os serviços existentes no entorno: www.rider.com.br
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Animal professor! Cada vez mais a tecnologia me surpreende! É um Mundo com uma infinidade de possibilidades e conectado com todo o resto! Conversamos sobre isso depois da aula de hoje! Abraço...
ResponderExcluirnao sei se este é o futuro da propaganda (de massa), mas é o presente muito bem feito para ações específicas... muito legal esta ação
ResponderExcluirMATEUS