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#offtopic: Lá vai uma camisa oficial do Palmeiras!


Não, esse não é um blog sobre futebol. O mais perto que posso chegar do esporte é talvez comentar alguma estratégia de marketing esportivo.

Nem tão pouco sou torcedor do Palmeiras. Moro próximo do Palestra Itália e do Pacaembu, mas não sou fanático por futebol.

Apesar de tudo isso, não poderia perder a oportunidade de presentear um leitor do e-Code. Explico: ganhei uma camiseta infantil do Palmeiras; porém como já passei dos 12 anos de idade e também ainda não tive filhos, resolvi sortear a camiseta aqui no blog.

Trata-se de uma camisa oficial do Palmeiras (modelo 2008, uniforme 2 - foto acima), tamanho infantil (12A). Se você tem filhos, primos, sobrinhos, etc; e quer participar do sorteio, basta publicar no seu Twitter a frase abaixo:

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eu quero! RT @ericmessa: não sou palmeirense, mas vou sortear no blog uma camisa oficial (@sitePalmeiras) - http://migre.me/kQES
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O serviço oferecido pelo site Sorteie.me irá registrar todos que publicarem essa frase e na noite desta quarta (24) farei o sorteio!

Alguns minutos após a publicação do tweet, o seu nome já estará registrado na relação do serviço Migre.me. Clique aqui para conferir.

É preciso adicionar-me no Twitter?
Não. Muitas promoções semelhantes a essa pedem para que você passe a seguir um determinado usuário do Twitter. No meu caso, peço apenas que colabore na divulgação do blog. Prefiro que sigam meu perfil no Twitter apenas aqueles que realmente se interessam pela minha área de atuação, e gostam do que publico ali. Assim posso garantir um alto índice de relevância na minha lista de seguidores. Afinal, o meio digital não é um meio de massa!

Para concluir: essa não é uma ação de marketing esportivo em mídias sociais criada para divulgar a marca do Palmeiras, mas fica a dica! :-)


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[updated 24/02] Resultado do sorteio:
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Como prometido, o sorteio foi realizado na noite desta quarta, e o ganhador da camisa foi o Luis Fernando (@fergerminare). Parabéns!

Aqui está o link para confirmar o resultado do sorteio.


Ação de branding em redes sociais:
Fiz esse sorteio apenas para ilustrar uma mecânica bem simples que pode ser adotada para divulgar uma marca (ou um produto).

Nem este blog, nem o meu twitter, são referências para assuntos relacionados à esporte ou ao time do Palmeiras. Porém, mesmo com essa baixa relevância, durante os 3 dias da promoção, mais de 70 pessoas participaram e republicaram no twitter a frase que divulga a marca do palmeiras e o link do post.

Qualquer um pode conferir o número de seguidores de cada um desses participantes para fazer uma estimativa de pessoas impactadas pela mensagem. O número potencial é de mais de 10.000 impactos.

E quem prestar atenção na lista de pessoas que republicaram, verá que a mensagem foi capaz de alcançar um grupo de torcedores do Palmeiras.

Ou seja, um usuário comum da rede é capaz de impactar um volume considerável de pessoas.

Imagine por exemplo, se uma marca escolhesse estratégicamente cerca de 20 pessoas para sortear um novo produto. Imagine se fossem selecionadas pessoas realmente influenciadoras do público-alvo e ao invés de uma única pessoa, realizar cerca de 20 sorteios simultâneos!?! O número de replicadores seria bem maior que o obtido na minha experiência, e além disso, seria multiplicado por 20!

Esse é o novo paradigma da publicidade. Convidar e estimular o próprio consumidor do produto a participar do processo de comunicação. Que tal tentar pensar a partir desse novo paradigma durante o planejamento e a criação da sua próxima campanha?

2 comentários:

  1. Aeeee, até que enfim ganhei alguma coisa rsrs.
    E agora? Abs

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  2. Mas essa estratégica já em bem explorada pelas empresas? Até off line.Aqui em porto alegre uma operadora de telefonia fez um grupo focal com os adoslecentes + populares dos colégios, primeiro colheu suas percepções e depois presenteou cada um com um aparelho e planos para ligações grátis. A ideia é que fossem pro colégio e influenciassem os outros adolescentes a comprar produtos da marca. On line tem o caso das blogueiras da Melissa.

    Mas como citou, se o Palmeiras identificasse 20 perfis Palmeirenses com bastante popularidade na rede, com certeza o sorteio iria gerar mt mais buzz.

    MATEUS

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