Páginas

AEIOU: a operadora que passou desapercebida em 2009


Exatamente um ano atrás fiz um post sobre a Aeiou, operadora de celular mais barata de São Paulo. O ano de 2009 passou e pouco se falou dessa operadora desde então.

De qualquer maneira, aparentemente não se trata de uma operadora que pretende concorrer diretamente com as líderes desse mercado: sua cobertura é pequena; atende apenas a cidade de São Paulo. Não oferece ainda acesso à internet ou qualquer outro recurso extra. Faz apenas o básico: ligações para fixo/celular e envio de SMS.

Assim, sua estratégia é clara: para manter os custos baixos, a Aeiou fez um baixo investimento em comunicação e oferece um serviço básico; o suficiente para atender o consumidor padrão.

Com esse perfil, seu público-alvo não parece ser a classe A/B. Provavelmente a operadora quer conquistar as classes baixas, que não possuem assinatura pós-paga e costumam carregar valores baixos em seus chips pré-pagos.

Mas qual a razão da baixa penetração da nova operadora, já que o custo do minuto chega a ser 50% mais barato do que a concorrência? Tenho dois palpites: a falta de conhecimento pelo público da existência dessa operadora e o uso de canais de contato inadequados.

- Falta de conhecimento: a única ação de comunicação aconteceu no lançamento, quando a operadora abriu inscrições na internet para interessados em receber um chip com R$30 de crédito para conhecer o serviço.

Pois bem, essa ação de comunicação teve repercussão na época, mas vale lembrar que as classes C/D/E ainda não possuem grande participação na internet. Teoricamente, para atingir esse público, é preciso trabalhar com mídias de massa (jornal / revista / TV). Porém, investimentos em mídia de massa custa caro e iria aumentar o custo final do serviço.

Porém, investimento em comunicação é necessário, ou então passaremos mais um ano sem que o público-alvo saiba da existência da Aeiou.

Uma solução possível é investir em ações de custo mais baixo como ações de guerrilha ou mesmo ações em redes sociais afinal, as classes C/D/E ainda utilizam muito pouco a internet, mas quando acessam, costumam ficar a maior parte do tempo nos comunicadores (messenger) e redes como o Orkut. Ações dirigidas para esses canais podem gerar um bom resultado.


- Canal de contato: o único espaço de contato que a operadora oferece atualmente é seu site na internet. E como já citei, esse não é o canal mais adequado para o público-alvo. Para oferecer um canal de contato por telefone seria necessário sustentar a estrutura de uma central de telemarketing, que obviamente exigiria um alto investimento.

Enquanto isso não é possível, a Aeiou foca sua imagem no jovem, que é mais ligado às novas tecnologias, mas ainda fica dependente do avanço natural do meio digital na sociedade. Claro, um dia a porcentagem de excluídos digitais será pequena, mas a Aeiou conseguirá manter-se até lá?

Eu, de fato, não estou necessariamente preocupado com a operadora. Interessa-me mais é mostrar para aqueles que usam serviços pré-pagos que poderiam gastar praticamente 50% menos com seus celulares.

Por esse motivo, fica o meu convite: se você conhece alguém que não costuma sair da cidade de São Paulo e utiliza o celular apenas para realizar chamadas ou enviar SMS, apresente-lhe os serviços da Aeiou e mostre como solicitar o chip e fazer as recargas através do site www.meuaeiou.com.br.

Quem sabe assim também colaboramos para o fim dos preços abusivos das grandes operadoras.

Para saber mais sobre o serviço da operadora Aeiou, clique aqui e veja o outro post.

MAIS SOBRE:
- Novas operadoras de celular em SP
- Aeiou: chegou o chip do celular (programa beta-teste)
- Comparativo entre as operadoras de celular de SP
- Aeiou é a nova operadora de telefonia móvel de SP
- Operadora "aeiou" desafia grandes com modelo atípico de celular

10 comentários:

  1. Anônimo11:54 AM

    Se o serviço ainda funcionasse...

    No meu caso, solicitei o chip na época do pré-cadastro e, passada a fase de entrega, fiquei a ver navios.

    No chip for me. Até agora...

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei a receber o chip do beta-teste. até fiz um post na época: http://www.messa.com.br/eric/ecode/2008/08/ae-iou-chegou-o-chip-do-celular.html

    ResponderExcluir
  3. Aloha,


    Duvido que a Aeiou vá oferecer algum dia acesso à internet, mesmo por GPRS. Eles optaram por montar uma infra-estrutra barata que subsidiasse voz de forma barata. Internet é bem pesada para a infra-estrutura e até as operadoras de telefonia móvel se peidam todas para conseguir oferecer esse serviço, que dirá o patinho feio da Aeiou.

    Outro detalhe que você deixou escapar é que a Aeiou já foi ranqueada pela ANATEL certa vez como a operadora SMP de pior atendimento do Brasil e a minha experiência pessoal como cliente de todas as operadoras atuantes em SP tem sido compatível com essa classificação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kurt,

    EU comentei no início do post que ela não oferece acesso à internet e a cobertura é só na cidade de SP, ou seja, oferece apenas o básico. É essa mesma a proposta.

    Também aparentemente não possuem uma central de telemarketing e por isso devem ter sido classificadas como aquela com o pior atendimento.

    Eu tenho um chip, desde a época do beta-teste. Nunca tive problema e por isso nunca precisei entrar em contato.

    Mas particularmente, acredito que o atendimento ao cliente é o defeito de - todas - as operadoras hoje em dia. Sempre que precisei ligar para uma central de atendimento foi um sufoco, de todas as operadoras que já utilizei até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:57 PM

    Mestre, Tenho que discordar da sua opinião. O problema da Aeiou não está relacionado a divulgação e sim a cobertura que é pífia. O mapa de cobertura deles tira qualquer cliente em potencial da jogada!

    ResponderExcluir
  6. Não colocaria o problema todo na questão da cobertura.

    A cobertura da AEIOU atende somente a grande São Paulo. Tem muit agente das classes C/D/E que não costumam sair dessa área e ficariam satisfeitas com o serviço da AEIOU pois pagariam mais barato que as outras concorrentes.

    Problema: essas pessoas acabam não sabendo da existência dessa operadora (por falta de comunicação de massa) e também não possuem desenvoltura com a internet para comprar o serviço pelo portal da AEIOU.

    ResponderExcluir
  7. Luis de Almeida1:26 PM

    Olá ! Possuo um chip desde a época do beta-teste e é bem verdade que o começo do serviço foi simplesmente sofrível. Melhorou, não se pode negar, mas ainda está longe de alcançar o nivel das outras operadoras, todas elas baseadas em empresas internacionais. Mas a proposta de telefonia celular básica em SP por um preço mais baixo (e justo) é interessante, mas também acho que há erro em relação à divulgação e o publico alvo. Tenho dois celulares, um da AEIOU para ligações para telefones fixos e celulares e outro, "oficial", de outra operadora para todo o mais que a AEIOU não oferece> Nunca tive grandes problemas e espero que continue assim. Um abraço !

    ResponderExcluir
  8. A Falta De Mídia não passa segurança para novas pessoas aderiqem ao serviço!

    ResponderExcluir
  9. Uso a aeiou desde o lançamento, preços imbatíveis, você realmente economiza e muito, o problema é que o sinal que na época do lançamento já não era dos melhores piorou. Passei na loja na Vila Madalena e de duas atendentes só tem uma, de duas mesas com dois notebooks cada para acesso só tem um. Segundo a atendente estão trabalhando para melhorar o sinal, mas... É uma empresa que não deveria morrer.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente parece que a AEIOU não vai evoluir a ponto de incomodar as outras operadoras e até mesmo duvido se irá durar muito mais tempo no mercado. Os preços são extremamente interessantes, mas a qualidade do sinal, após melhorar nos meses seguintes ao lançamento, está decaindo. Em lugares onde era forte (ex.: Butantã, entre as ruas Martins e Alvarenga) hoje nem esperando por horas. A forma do negócio parece boa, mas talvez falte algo para decolar....

    ResponderExcluir