Páginas

Novo Orkut: o Twitter finalmente encontrou um concorrente de peso? [updated]


Hoje foi iniciado oficialmente, a distribuição dos convites para acesso à nova interface do Orkut.
Não vou detalhar as mudanças, pois isso muita gente já fez (links no final do post), vou apenas levantar alguns pontos para reflexão:

- A área de atualização de fluxos (status) faz referência direta à interface do Facebook, que por sua vez, seguiu a tendência evidenciada pelo Twitter. Isso reforça minha teoria de que temos aqui, um novo modelo comunicacional, como alternativa ao e-mail, msn, etc.

- A nova interface do Orkut desprestigiou a área de comunidades e fóruns, o que me leva a concluir que esse é um espaço em decadência. Cada vez menos usuários deverão participar de espaços como esses, será?

- Numa rápida avaliação, acredito que o novo lay-out vai ajudar a diminuir a saída de usuários que o Orkut estava enfrentando desde o surgimento do Twitter e a renovação do Facebook.

- Sem dúvida, no Brasil o Orkut continua com uma base de usuários extremamente superior às demais redes sociais. Inclusive as classes sociais mais baixas, já utilizam o Orkut com certa frequência. O novo lay-out pode auxiliar o Orkut a sustentar esse perfil de usuário.

- Já os heavy-users de novas tecnologias de comunicação, que já haviam migrado para o Twitter e o Facebook, dificilmente serão conquistados pela nova interface, pois o Twitter por exemplo, continua a oferecer diferenciais como as dezenas de aplicativos e ferramentas desenvolvidas por terceiros.





[updated 04/11/09] Sorteio de convites:
Ontem foi liberado mais uma cota de convites para que mais usuários possam conhecer o novo lay-out do Orkut. Separei 3 convites para sortear para os leitores do blog.

Para participar, basta publicar no Twitter a frase abaixo:
------------
Quer conhecer o #novoORKUT ??? Concorra a um convite no blog e-Code: http://migre.me/aEHZ
------------

É importante que o link seja publicado da forma como indicado acima. É ele que vai garantir a sua inscrição no sorteio. Alguns minutos após a publicação do tweet, o seu nome já estará registrado na relação do Migre.me. Clique aqui para conferir.

Ainda hoje, no final da noite, realizarei o sorteio dos convites. Os ganhadores serão comunicados por direct message no Twitter.

Será utilizada a ferramenta Sorteie.me para selecionar aleatoriamente, um dos usuários que publicaram o link no Twitter.

[updated 04/11/09] Ganhadores!!!
O sorteio foi realizado nos últimos minutos do dia; e os usuários do Twitter que ganharam os convites foram: @melissinhavr, @Luis_Amalgama e @KatiaMeireles. Clique aqui para ver a página com o resultado.



QUEM TAMBÉM POSTOU SOBRE:
- Convite para o novo Orkut. A Google repete a estratégia inicial
- Google reformula Orkut e planeja levar rede social para outros países
- 'Novo Orkut' traz mudanças e retoma sistema de convites
- Google lança novo Orkut, que exige mais do navegador

6 comentários:

  1. Não tenho dúvidas que a questão é evitar o avanço do Facebook e Twitter, mas ainda acredito mais deste novo Orkut. Eles só mexeram na casca do Ovo. Ainda tem muito o que fazer para eles completarem a gemada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. O orkut hoje é mais uma "porta de entrada" para o mundo das redes sociais. Usuários avançados não priorizam mais o orkut.

    ResponderExcluir
  3. biz stone falou semana em palestra no brasil que irá criar comuidades no twitter para unir pessoas por afinidades e agora o orkut irá desprestigiar, interessante. outro ponto é o número de usuários, no mundo twitter já bateu orkut, será que o novo orkut irá alterar estes números?

    MATEUS

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DO Q VC DISSE DA INTERAÇÃO Q VC PODE TER MAIS COM OS APLICATIVOS DO TWITTER, POST SUCINTO, SÉRIO, MUITO BA A ANÁLISE, N FOI TENDENCIOSA

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que as comunidades e fóruns desapareçam, mas sem dúvida não são o mainstream.

    ResponderExcluir
  6. isso de orkut novo está cheirando a idéia requentada...
    =/

    ResponderExcluir