Páginas

Como fazer uma foto GigaPan [updated]


Tive oportunidade de acompanhar a produção de uma foto gigapanorâmica que faz parte da ação promovida pelo Posto Ale.

A Ale é patrocinadora do Flamengo e por conta disso, lançou em seu site o D´Ale Mengão: a cada jogo do Flamengo é realizada uma foto gigapanorâmica do estádio. Clique aqui para ver o exemplo de uma foto realizada no estádio do Maracanã, durante o jogo entre Flamengo e São Paulo em 10/10/2009.


No dia do workshop o fotógrafo registrou uma panorâmica da cidade de São Paulo, em que aparece o parque do Ibirapuera. Clique aqui para ver o post resultado do evento.

Durante a captação da imagem um frentista do posto Ale foi convidado para participar da cena. A ideia era promover uma brincadeira e estimular o espectador a procurar o frentista da Ale. Veja abaixo a imagem gigapanorâmica e tente encontrar o frentista:




Para realizar a imagem acima, utilizou-se uma técnica chamada GigaPan, que nasceu a partir de uma parceria entre o Google, a universidade Carnegie Mellon e a NASA.

É um projeto open source que consiste em três ferramentas: um equipamento que é acoplado à máquina fotográfica para automatizar o processo de produção das fotos, um software que unifica todas as imagens e um servidor que armazena e permite a navegação pela imagem produzida.

Aqui está o link para adquirir o equipamento GigaPan. Porém, é possível desenvolver uma imagem gigapanorâmica manualmente, sem o equipamento de apoio. Também é possível hospedá-la gratuitamente no servidor do GigaPan, afinal, trata-se de um projeto open source. Os caminhos para isso não estão claros no site, por isso, abaixo publico o passo-a-passo:


Como realizar uma imagem gigapanorâmica:

- A primeira etapa é realizar uma imagem panorâmica. O processo é simples: basta tirar as fotos lado-a-lado, sem caminhar, apenas girando o tronco para o lado. Cada foto deve conter uma parte da imagem anterior, para que no momento da união, o software saiba reconhecer as partes em comum entre as fotos. Ao realizar a captura, se possuir, apoie a máquina em um tripé.

- Você pode fazer mais de uma sequência horizontal de imagens, para ter uma visão vertical ainda maior. Para que a imagem seja armazenada no servidor GigaPan, é necessário que ela possua mais de 50 megapixels. Assim, caso sua máquina fotográfica seja capaz de captar imagens com 10 megapixels, será necessário criar uma panorâmica formada por pelo menos 5 imagens. Já se sua máquina alcança um máximo de 7 megapixels, será necessário então, construir uma imagem com no mínimo 8 fotos.

- Após realizar todas as imagens, basta utilizar um software gráfico para unir todas as imagens. O Photoshop CS4 possui a ferramenta PhotoMerge que realiza essa tarefa automaticamente. Basta acionar a função PhotoMerge (File > Automate > Photomerge) e selecionar todas as imagens que deseja unir. Abaixo um tutorial desse processo:



- Existem ainda outros softwares que realizam a tarefa de unir as imagens, como o Hugin, que é gratuito.

- Após concluir a produção da imagem panorâmica, vamos para a etapa de hospedagem da imagem.

- Antes de mais nada crie uma conta no site GigaPan. Utilize esse link para criar uma conta gratuita.

- Após criar a conta, utilize esse outro link para baixar o aplicativo de transferência da imagem para o servidor.

- Quando concluir a transferência, o aplicativo informará o link para acessar a imagem. Caso queira inserir a imagem em seu blog, clique aqui para ver o código que deve ser inserido no seu blog.

- Abaixo a primeira experiência que realizei. A foto foi capturada durante o workshop promovido pela agência do posto Ale. Fiz apenas uma única sequencia vertical, na próxima farei uma imagem maior!





[updated 01/11/2009] No final de semana fiz mais algumas experiências, unindo um número maior de fotos do que a experiência anterior. Veja abaixo os resultados:










4 comentários:

  1. Eric

    Tem uma ferramenta da microsoft - Microsoft Photosynth - que não tem nada a ver com o que você escreveu, mas faz automaticamente um resultado interessante e parecido com o que você mostrou.

    Não sei se você já falou dela por aqui! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amei! Muito Interessante o post.... Sempre quis saber como fazia isso no photoshop e agora me pareceu tão simples! simplesmente to cool! beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei o frentista! Na frente do Auditorio! O mais fascinante é que foi o 1o lugar que eu procurei...hahaha

    Sobre as ferramentas, eu utilizo um freeware para fusionar varias fotos que se chama Auto Stitch:
    http://people.cs.ubc.ca/~mbrown/autostitch/autostitch.html
    É beeem eficiente, e tem até uma versao pro iphone (q eu nunca testei pq na tenho um).

    Usei ele para fazer essa foto do superarcoiris que apareceu aqui em SP no ano passado.

    http://www.flickr.com/photos/dakial/3516040771/in/set-72157617919042218/

    ResponderExcluir
  4. Jonny eu ainda nunca experimentei esse Photosynth. O recurso do Photoshop CS4 é bastante eficiente, você já tentou?

    Na linhas dos freewares, eu deixei o link de um aplicativo no post, e esse que o Dakial citou parece bom também. Aliás, impressionante a foto que você conseguiu Dakial!

    ResponderExcluir